VW Jetta 2015: desempenho de esportivo em carroceria de sedã

O Jetta 2015 ganhou mudanças no design e segue os líderes do segmento. A seu favor, um motor que proporciona diversão de esportivo numa carroceria de sedã.

VW Jetta 2015: desempenho de esportivo em carroceria de sedã

Jetta 2015

O Volkswagen Jetta Highline 2.0 16VTSIDSG é um modelo ímpar no segmento dos sedãs médios.

Com 211 cavalos, é o mais potente da turma, mas também cobra o preço: com todos os opcionais, pode custar o equivalente a uma versão de entrada de categoria superior.

Na linha 2015, o veículo ganhou pequenas mudanças no design externo e segue na rabeira dos líderes Toyota Corolla e Honda Civic, querendo seu espaço ao Sol.

A seu favor, um motor que proporciona diversão de esportivo numa carroceria (e visual) de carro de família.

O Volkswagen Jetta TSI tem câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de seis marchas com borboletas no volante.

O carro oferece seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e sistema IsoFix para fixação de cadeirinhas.

A direção é elétrica e as rodas são aro 17 com freio a disco nas quatro rodas. O preço inicial é de R$ 94.930 ( julho de 2015).

Esteticamente, o Jetta 2015 recebe mudanças bem pontuais: para-choques dianteiro e traseiro redesenhados e uma lanterna mais afilada.

A partir da versão Comfortline, o Jetta exibe três filetes cromados na grade do radiador.

A versão top tem a sigla TSI estampada na tampa do porta-malas. Opcional à parte, as luzes diurnas são compostas por 19 lâmpadas de LED que formam uma nova assinatura, bem invocada por sinal, tanto de dia como de noite.

No interior, chama atenção a nova geração do volante multi funcional, já que o equipamento anterior ficou tão banalizado que equipava até o Gol.

A versão top de linha tem o computador de bordo com mostrador colorido.

Detalhes cromados no painel e acabamento em preto brilhante ao redor da alavanca de câmbio também chamam atenção.

Tanto no visual externo, como na cabine, o modelo segue com a receita de design bem conservador. Há o predomínio de linhas retas e continuidade.

Na dianteira, a linguagem de estilo Volkswagen é percebida, com as conhecidas lanternas da marca, presentes em vários modelos.

Mas bom mesmo é saber que o fundamental do carro ainda está lá.

O bloco 2.0 TSI é o mesmo que equipa o Golf GTI e o Fusca, mas com calibragens diferentes para cada modelo.

No Jetta, rende 211 cavalos a 5.500 rotações e torque de 28,6 kgfm a meros 2.000 rotações. O tanque de 55 litros recebe apenas gasolina.

Ao volante, temos um sedã com desempenho exemplar. Para ter ideia, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 7,2s.

Aceleração inferior ao Golf ( 6,5s), mas nada mal para um carro com vocação familiar.

Além dos 9 cv a menos, o Jetta também é quase 60 kg mais pesado: 1.376 kg contra 1.317 kg do hatch.

Mesmo assim, temos um modelo com retomadas e aceleração superiores aos rivais médios, inclusive ao motor turbo THP da Peugeot/Citröen.

O powertrain é completo com caixa automatizada DSG de seis marchas.

Há os modos Drive, que possibilita uma tocada mais suave, e o Sport, que estica ao máximo as marchas.

Em movimento, ao selecionar esse modo, o carro reduz de cara duas marchas, aumentando o ruído do motor.

Há ainda o modo Manual, trocas com borboletas no volante, que permitem mais controle do veículo.

Para segurar esse conjunto, a Volks equipou o carro com freios a disco nas quatro rodas.

No eixo dianteiro, os discos são ventilados. Há ainda controles de tração e estabilidade.

Os pneus são 225/45 com rodas de liga leve de 17 polegadas. A suspensão é do tipo McPherson na frente e Multilink atrás e garante conforto, mesmo nas esburacadas vias e com os pneus de perfil baixo.

O consumo, no entanto, não é dos melhores. No Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o modelo registra bons números de 8,9 km/l na cidade 12,1 km/l na estrada.

Com o turbo oferecendo torque máximo com apenas 2.000 rpm, esperávamos índices melhores.

O Jetta tirou nota C em relação à categoria e a todos os veículos analisados.

Anda bem, mas bebe.

O Jetta Highline recebe bem os ocupantes e oferece bastante espaço, inclusive para a turma de trás.

São 4,659m de comprimento com 2,651m de distância entre eixos. Todos os cinco passageiros contam com cintos de segurança três pontos e encosto de cabeça.

Outro ponto positivo é o enorme porta-malas, que leva 510 litros.

O ar-condicionado é digital de duas zonas e com saídas de ar para o banco traseiro.

O porta-luvas é refrigerado e as luzes internas podem ser configuradas e incluem iluminação para área dos pés.

Os bancos dianteiros podem vir com aquecimento, item a parte no pacote Exclusive.

O motorista encontra boa posição de dirigir, com comandos à mão e vários recursos no volante multifuncional, que pode ser regulado em altura e profundidade.

O banco tem ajustes elétricos, inclusive de regulagem lombar no pacote Premium.

Atrás, três pessoas viajam relativamente bem; duas com conforto e espaço para as penas.

O encosto é bipartido e há apoio de braço com acesso ao porta malas.

O acabamento é bom, com uso de materiais de qualidade e sensíveis ao toque no painel.

Nas portas, há aplique de couro (pacote Exclusive) e uma faixa com detalhe que imita fibra de carbono e maçanetas cromadas.

Porém, nas portas e pontos do console central, há também plástico duro, que depõem contra o veículo. Falha grave é a tampa do porta-malas.

Além de não ser totalmente coberta, as alças não são do tipo pantográficas e sim “pescoço de ganso”. O Jetta merecia mais cuidado nesse ponto.

A central multimídia oferece tela touchscreen de 5,8 polegadas com rádio, CD Player, Bluetooth, entrada para SD-Card, cabo de interface para iPod/ iPhone e 8 alto-falantes.

Porém, o sistema é muito simples, a mesma encontrada em modelos mais baratos da marca, o que não condiz no disputado segmento dos sedãs-médios.

O teto solar é um opcional a parte e custa R$ 4.168,00. A Volkswagen oferece dois pacotes de equipamentos.

O Exclusive agrega piloto automático, bancos de couro, aquecimento dos bancos dianteiros, retrovisor eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular por R$ 3.901.

Nesse item, o cliente pode escolher couro preto ou bege sem custo adicional.

Agora confira nossas ofertas do Volkswagen Jetta usado à venda.

Chaves na Mão é Referência em Atendimento Humanizado!

As inteligências artificiais já são uma realidade e estão bombando e automatizando vários processos no dia a dia das empresas de todo o mundo. Apesar de ser uma tendência, nós do Chaves na Mão estamos nadando contra a correnteza e ao invés da automatização, oferecemos um dos melhores atendimentos humanizados do Brasil! Apesar de terem […]

Continuar lendo
Chaves na Mão é Referência em Atendimento Humanizado!

Curiosidades que vão te Impressionar Sobre o Universo Automotivo

Neste artigo, vamos trazer inúmeras curiosidades sobre o universo automotivo. Acompanhe com a gente! Por que dizemos automóvel? O termo surgiu na mesma época em que a produção dos veículos motorizados, na década de 1890. A construção do termo é muito simples, auto = si mesmo, móvel = que se move. Logo, automóvel significa “que […]

Continuar lendo
Curiosidades que vão te Impressionar Sobre o Universo Automotivo

Quais os Diferenciais e o Preço do Corolla 2024?

Apesar do preço, o Toyota Corolla é o sedan médio mais vendido do Brasil, e mesmo já sendo um ótimo carro, a versão de 2024 trouxe algumas mudanças em relação aos modelos antigos. O veículo, que é famoso por sua economia de combustível, recebeu algumas mudanças no motor que deixaram ele ainda mais econômico. E […]

Continuar lendo
Quais os Diferenciais e o Preço do Corolla 2024?

É Obrigatório Usar o Farol Aceso Durante o Dia?

Uma dúvida bem comum no universo automotivo é se é obrigatório usar o farol aceso durante o dia. Para algumas pessoas pode até parecer estranho, mas atualmente, é obrigatório usar o farol aceso durante o dia somente nas rodovias. Isso serve para garantir a segurança tanto do condutor quanto dos outros veículos e pessoas que […]

Continuar lendo
É Obrigatório Usar o Farol Aceso Durante o Dia?

Tudo que Você Precisa Saber sobre a Placa Mercosul

Apesar da placa Mercosul ter sido lançada em 2018 no Brasil, muitas pessoas têm dúvidas quanto a ela, como por exemplo, porque ela foi criada? Qual o seu objetivo? Ela é obrigatória? Essas são apenas algumas perguntas bem frequentes quando o assunto é a tão famosa Placa Mercosul. Portanto, para tirar todas as suas dúvidas, […]

Continuar lendo
Tudo que Você Precisa Saber sobre a Placa Mercosul

Como Funciona o Rodízio de Carros em SP

Você sabia que existe um rodízio de carros em SP? A capital paulista conta com cerca de 11.4 milhões de habitantes e, segundo dados da metade de 2022, 8.8 milhões de veículos. Certamente, este é um número bem alto de carros e motos pelas ruas e como consequência, gera a uma série de outros problemas […]

Continuar lendo
Como Funciona o Rodízio de Carros em SP

Chaves na Mão Alcança o Top 4 dos Portais de Anúncios de Veículos!

E mais uma vez o Chaves na Mão alcançou uma marca importante! Agora, estamos no top 4 dos portais de anúncios de veículos quando o assunto é quantidade de veículos anunciados. Este é um feito muito importante para a nossa plataforma, que completou 10 anos em 2023. Vale ressaltar que o Chaves na Mão é […]

Continuar lendo
Chaves na Mão Alcança o Top 4 dos Portais de Anúncios de Veículos!

Carros que sairão de linha em 2024 no Brasil

Agora que o novo ano chegou, chegou a hora de saber quais carros que sairão de linha em 2024. Como é de praxe, muitas montadoras param de produzir modelos mais antigos para dar espaço de fabricação para os veículos novos. Com isso, todo ano alguns modelos clássicos acabam se tornando saudade para que novos clássicos […]

Continuar lendo
Carros que sairão de linha em 2024 no Brasil

A Importância da Mobilidade Urbana: Qualidade de Vida e Produtividade em Foco

Sem dúvida alguma, para que uma cidade possa oferecer a melhor qualidade de vida para seus cidadãos, é necessário que o local tenha a melhor mobilidade urbana possível. Se engana quem pensa que o único objetivo da mobilidade urbana é diminuir o tempo das pessoas no trânsito. Pois além de melhorar o dia a dia […]

Continuar lendo
A Importância da Mobilidade Urbana: Qualidade de Vida e Produtividade em Foco

IPVA 2024: Tudo que Você Precisa Saber

Com a virada do ano, é comum que muitas pessoas começam a se preocupar com o pagamento do IPVA de 2024. Por ser um tributo anual e obrigatório aos donos de carro, muitas pessoas acabam tendo algumas dúvidas sobre este assunto. Até porque, cada estado tem a sua regra, valor do tributo, data máxima para […]

Continuar lendo
IPVA 2024: Tudo que Você Precisa Saber

Caso dos Jeeps “Roubados” de Taylor Swift Finalmente Explicado!

Com mais de 18 bilhões de streamings no Spotify e mais de 50 milhões de albuns vendidos ao redor do mundo, Taylor Swift definitivamente é um fenômeno cultural. Apesar disso, a sua passagem no Brasil foi marcada por algumas polêmicas, uma delas aconteceu ainda no início da tour, no Rio de Janeiro. Quer saber mais […]

Continuar lendo
Caso dos Jeeps “Roubados” de Taylor Swift Finalmente Explicado!

Os Carros Mais Icônicos da Década de 1980

A década de 1980 foi um período efervescente de inovação e mudanças, e alguns dos carros mais icônicos da história fizeram sucesso nesses 10 anos. Vale ressaltar que a cultura pop influenciou não apenas a música e a moda da década, mas também a indústria automotiva. Portanto, neste artigo, exploraremos com mais detalhes alguns dos […]

Continuar lendo
Os Carros Mais Icônicos da Década de 1980

Seis Aplicativos Super Úteis para Quem Tem Carro

Atualmente, os smartphones tem um papel quase fundamental em nossa vida, inclusive, enquanto dirigimos, e é pensando nisso que muitas empresas criam aplicativos super úteis para quem tem carro. Esses Apps, que vão desde GPS, mapas de estacionamento e softwares de gestão de combustível, podem facilitar muito a nossa vida no trânsito. Além disso, algumas […]

Continuar lendo
Seis Aplicativos Super Úteis para Quem Tem Carro
Mais notícias de Notícias