VW Jetta 2015: desempenho de esportivo em carroceria de sedã
O Jetta 2015 ganhou mudanças no design e segue os líderes do segmento. A seu favor, um motor que proporciona diversão de esportivo numa carroceria de sedã.
Jetta 2015
O Volkswagen Jetta Highline 2.0 16VTSIDSG é um modelo ímpar no segmento dos sedãs médios.
Com 211 cavalos, é o mais potente da turma, mas também cobra o preço: com todos os opcionais, pode custar o equivalente a uma versão de entrada de categoria superior.
Na linha 2015, o veículo ganhou pequenas mudanças no design externo e segue na rabeira dos líderes Toyota Corolla e Honda Civic, querendo seu espaço ao Sol.
A seu favor, um motor que proporciona diversão de esportivo numa carroceria (e visual) de carro de família.
O Volkswagen Jetta TSI tem câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de seis marchas com borboletas no volante.
O carro oferece seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e sistema IsoFix para fixação de cadeirinhas.
A direção é elétrica e as rodas são aro 17 com freio a disco nas quatro rodas. O preço inicial é de R$ 94.930 ( julho de 2015).
Esteticamente, o Jetta 2015 recebe mudanças bem pontuais: para-choques dianteiro e traseiro redesenhados e uma lanterna mais afilada.
A partir da versão Comfortline, o Jetta exibe três filetes cromados na grade do radiador.
A versão top tem a sigla TSI estampada na tampa do porta-malas. Opcional à parte, as luzes diurnas são compostas por 19 lâmpadas de LED que formam uma nova assinatura, bem invocada por sinal, tanto de dia como de noite.
No interior, chama atenção a nova geração do volante multi funcional, já que o equipamento anterior ficou tão banalizado que equipava até o Gol.
A versão top de linha tem o computador de bordo com mostrador colorido.
Detalhes cromados no painel e acabamento em preto brilhante ao redor da alavanca de câmbio também chamam atenção.
Tanto no visual externo, como na cabine, o modelo segue com a receita de design bem conservador. Há o predomínio de linhas retas e continuidade.
Na dianteira, a linguagem de estilo Volkswagen é percebida, com as conhecidas lanternas da marca, presentes em vários modelos.
Mas bom mesmo é saber que o fundamental do carro ainda está lá.
O bloco 2.0 TSI é o mesmo que equipa o Golf GTI e o Fusca, mas com calibragens diferentes para cada modelo.
No Jetta, rende 211 cavalos a 5.500 rotações e torque de 28,6 kgfm a meros 2.000 rotações. O tanque de 55 litros recebe apenas gasolina.
Ao volante, temos um sedã com desempenho exemplar. Para ter ideia, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 7,2s.
Aceleração inferior ao Golf ( 6,5s), mas nada mal para um carro com vocação familiar.
Além dos 9 cv a menos, o Jetta também é quase 60 kg mais pesado: 1.376 kg contra 1.317 kg do hatch.
Mesmo assim, temos um modelo com retomadas e aceleração superiores aos rivais médios, inclusive ao motor turbo THP da Peugeot/Citröen.
O powertrain é completo com caixa automatizada DSG de seis marchas.
Há os modos Drive, que possibilita uma tocada mais suave, e o Sport, que estica ao máximo as marchas.
Em movimento, ao selecionar esse modo, o carro reduz de cara duas marchas, aumentando o ruído do motor.
Há ainda o modo Manual, trocas com borboletas no volante, que permitem mais controle do veículo.
Para segurar esse conjunto, a Volks equipou o carro com freios a disco nas quatro rodas.
No eixo dianteiro, os discos são ventilados. Há ainda controles de tração e estabilidade.
Os pneus são 225/45 com rodas de liga leve de 17 polegadas. A suspensão é do tipo McPherson na frente e Multilink atrás e garante conforto, mesmo nas esburacadas vias e com os pneus de perfil baixo.
O consumo, no entanto, não é dos melhores. No Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o modelo registra bons números de 8,9 km/l na cidade 12,1 km/l na estrada.
Com o turbo oferecendo torque máximo com apenas 2.000 rpm, esperávamos índices melhores.
O Jetta tirou nota C em relação à categoria e a todos os veículos analisados.
Anda bem, mas bebe.
O Jetta Highline recebe bem os ocupantes e oferece bastante espaço, inclusive para a turma de trás.
São 4,659m de comprimento com 2,651m de distância entre eixos. Todos os cinco passageiros contam com cintos de segurança três pontos e encosto de cabeça.
Outro ponto positivo é o enorme porta-malas, que leva 510 litros.
O ar-condicionado é digital de duas zonas e com saídas de ar para o banco traseiro.
O porta-luvas é refrigerado e as luzes internas podem ser configuradas e incluem iluminação para área dos pés.
Os bancos dianteiros podem vir com aquecimento, item a parte no pacote Exclusive.
O motorista encontra boa posição de dirigir, com comandos à mão e vários recursos no volante multifuncional, que pode ser regulado em altura e profundidade.
O banco tem ajustes elétricos, inclusive de regulagem lombar no pacote Premium.
Atrás, três pessoas viajam relativamente bem; duas com conforto e espaço para as penas.
O encosto é bipartido e há apoio de braço com acesso ao porta malas.
O acabamento é bom, com uso de materiais de qualidade e sensíveis ao toque no painel.
Nas portas, há aplique de couro (pacote Exclusive) e uma faixa com detalhe que imita fibra de carbono e maçanetas cromadas.
Porém, nas portas e pontos do console central, há também plástico duro, que depõem contra o veículo. Falha grave é a tampa do porta-malas.
Além de não ser totalmente coberta, as alças não são do tipo pantográficas e sim “pescoço de ganso”. O Jetta merecia mais cuidado nesse ponto.
A central multimídia oferece tela touchscreen de 5,8 polegadas com rádio, CD Player, Bluetooth, entrada para SD-Card, cabo de interface para iPod/ iPhone e 8 alto-falantes.
Porém, o sistema é muito simples, a mesma encontrada em modelos mais baratos da marca, o que não condiz no disputado segmento dos sedãs-médios.
O teto solar é um opcional a parte e custa R$ 4.168,00. A Volkswagen oferece dois pacotes de equipamentos.
O Exclusive agrega piloto automático, bancos de couro, aquecimento dos bancos dianteiros, retrovisor eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular por R$ 3.901.
Nesse item, o cliente pode escolher couro preto ou bege sem custo adicional.
Agora confira nossas ofertas do Volkswagen Jetta usado à venda.