VW Gol Highline x Fox Highline
Desde quando o Fox foi lançado, superior ao Gol, a VW atualizou os dois algumas vezes. Hoje, embora permaneçam diferentes, são, na verdade, muito parecidos.
Gol x Fox
Quando o Volkswagen Fox foi lançado no mercado brasileiro, em 2003, ele exibia uma grande superioridade em relação ao Gol – em sua terceira geração, na época – com relação a especo interno, motorização, desempenho e comportamento dinâmico.
De lá pra cá, a VW atualizou os dois modelos diversas vezes, sempre repassando para o seu campeão de vendas os pontos fortes – e fracos, em algumas ocasiões – do novato.
Hoje, embora permaneçam com plataformas e “embalagens” diferentes, o processo evolutivo tornou Gol e Fox muito parecidos.
Ambos ficaram vulneráveis aos olhos do mercado em função da famosa lista de itens de série espartana da VW, mas também cultivam características positivas como boa dirigibilidade e posição de dirigir – os dois são equipados com regulagem de altura do banco do motorista e altura e distancia do volante –, suspensão firme e caixa de marchas com engates precisos.
A arquitetura mais alta do Fox faz com que o motorista se sinta em posição mais elevada, privilegiando a visibilidade e a condução mais calma, se comparada ao Gol.
Se na hora de dirigir os dois se mostram parecidos e com boa dose de força em baixas rotações, na pista de testes o Fox teve rendimento inferior ao Gol, especialmente na retomada de 60km/h a 120km/h, realizada em 4ª marcha em 5s3.
De quebra, ele também foi o menos econômico em ciclo urbano e rodoviário.
Quando falamos de praticidade para o uso diário, o Fox mostra espaço interno mais generoso, enquanto o Gol leva vantagem quando o assunto é porta-malas: tem 25 litros de capacidade a mais.
A diferença de valores nas revisões de ate 30.000 km é quase irrelevante, de R$15, também a favor do Gol.
A maior surpresa do comparativo entre os dois veio na cotação do seguro, situação em que o proprietário de um Fox precisará desembolsar valor 53,7% superior ao necessário para segurar um Gol – popularmente conhecido por demandar valor elevado nesse quesito.
O Fox ainda oferece desvalorização inferior ao irmão mais velho – 8,9% no primeiro ano, ante os 10,1% de depreciação do Gol –, mas a diferença é insuficiente para torna-lo favorável.
Na soma dos fatores, o Gol se posiciona como a escolha mais lógica.
Ele, finalmente, deu o troco da batalha perdida em 2003.
Volkswagen Gol 1.6 Highline
Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, flex; Cilindrada 1.598cm3; Cabeçote 2 válvulas por cilindro; Potência 104 cv (E) 5.250 rpm; Torque 15,6 mkgf (E) a 2.500 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Comprimento 2,89 m; Largura 1,89 m; Altura 1,46 m; Entre-eixos 2,46m; Porta-malas 285l; Peso 933 kg.
Volkswagen Fox 1.6 Highline
Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, flex; Cilindrada 1.598cm3; Cabeçote 2 válvulas por cilindro; Potência 104 cv (E) 5.250 rpm; Torque 15,6 mkgf (E) a 2.500 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Comprimento 3,82 m; Largura 1,90 m; Altura 1,53 m; Entre-eixos 2,46m; Porta-malas 260l; Peso 1.046 kg.
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