O que é e por que fazer o laudo cautelar?
Aprenda a importância do laudo cautelar e como ele te ajuda a comprar um carro usado, trazendo segurança com a sua procedência e condições.
Muita gente não sabe o que é o laudo cautelar, mas isso de forma alguma diminui a sua importância.
Afinal, comprar um carro usado sem ter dor de cabeça se trata de uma conta que pede atenção redobrada para ser resolvida sem problemas.
Apesar de muita gente buscar solucionar os problemas do veículo por conta própria, levando a riscos desnecessários e golpes, o mais recomendado é emitir o laudo cautelar.
Importância do documento
O documento é importante porque facilita a revenda do automóvel, ajudando todos a cumprirem as leis, prevenindo acidentes e garantindo que o carro seja aceito por seguradoras.
Durante o processo de emissão do documento é realizada uma análise minuciosa do veículo, que conta com captação de imagens e detalhes que possam evitar riscos e problemas sérios.
Apesar de não ser de caráter obrigatório, o laudo cautelar sempre traz mais segurança e tranquilidade para todos.
Pois o mesmo é capaz de atestar a originalidade e a procedência do carro e de seus diversos itens estruturais.
Isso pode ajudar até mesmo o comprador, pois ele terá mais segurança no processo de compra e venda de carros usados.
Pois o laudo cautelar previne fraudes, roubos e furtos ao dificultar a revenda de peças de procedência duvidosa ou falsificadas.
Para o vendedor isso é excelente, pois dá mais credibilidade com o comprador e evita que o mesmo tenha que lidar com concorrências ilegais e desleais.
Porque, se tem algo que temos que concordar, é que anúncios de carros usados muito baratos, ainda que sejam falsificados, atraem muitas pessoas.
E mesmo que apenas por um tempo, faz com que o consumidor desvie o olhar de ofertas justas e de acordo com o mercado que apresenta veículos legalizados e em bom estado.
Em outras palavras, podemos dizer que o laudo cautelar sempre deve ser levado em conta antes de vender ou comprar automóveis com quilômetros rodados.
Vamos, portanto, entender mais do laudo cautelar e do porquê pode ser tão importante para você!
O que é o laudo cautelar?
O laudo cautelar é um documento que apresenta uma análise completa de um determinado automóvel.
A elaboração do documento pode ser realizada por um engenheiro ou um técnico habilitado com registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).
Hoje, ainda existem empresas com esses profissionais que oferecem este tipo de serviço.
A prioridade ao realizar o laudo cautelar veicular é analisar minuciosamente as reais condições documentais, estruturais e mecânicas do carro.
Também chamado de perícia cautelar, o documento não é obrigatório, porém traz muitos benefícios no momento da compra ou venda de um carro usado.
Por que fazer o laudo cautelar?
Em posso desse papel, as duas partes da negociação na compra e venda de um veículo podem saber tudo o que precisam sobre um determinado automóvel.
E ainda evitar que o comprador adquira um carro adulterado, o que pode vir a deixar o motorista e todos que forem usar o veículo com maior segurança.
Afinal de contas, é muito comum as pessoas comprarem veículos adulterados por falta de conhecimento.
Cintos de segurança e até mesmo o motor do carro são adulterados e revendidos em veículos que aparentam ser legítimos.
Problemas na identificação do carro, como no chassi, são outros registros comuns, bem como documentações adulteradas que omitem históricos de roubos, furtos e fraudes.
Quanto custa o laudo cautelar?
Em empresas ou profissionais de boa procedência, um laudo cautelar costuma ter o valor entre R$ 300 a 400 reais, de acordo com a realidade do setor automotivo em 2021.
Algumas seguradoras calculam esse preço de acordo com a Tabela Fipe, por meio de uma análise baseada no modelo do veículo.
O laudo cautelar veicular avalia aproximadamente 130 itens do veículo e, conforme a quantidade de checagens começa a aumentar, o preço também costuma subir.
Por causa disso, uma orientação importante é aproveitar para realizar o laudo de transferência obrigatório junto com o laudo cautelar.
Laudo cautelar e laudo de transferência de veículos
Para quem não sabe, o laudo cautelar veicular não é necessário, já o laudo de transferência de veículos é obrigatório.
Contudo, há uma diferença muito importante entre os dois.
O laudo de transferência avalia melhor os documentos e a legalidade do negócio de compra e venda do veículo, se for o caso.
Já o laudo cautelar é o responsável por avaliar todas as condições do veículo.
As fotos e verificações exigidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) são praticamente as mesmas em ambos os laudos.
E, por causa disso, o valor da perícia cautelar acaba não sendo cobrado, fazendo você economizar cerca de R$ 120 no valor do laudo veicular.
Isso não se trata de uma regra, porém não custa nada perguntar quando você for comprar ou vender um veículo e tenha interesse por esse documento.
Em caso de dúvidas sobre o preço do serviço, orientamos que faça o que há de melhor no mercado para qualquer tipo de consumidor: uma pesquisa de preços.
Também é importante ter cuidado ao escolher o profissional ou empresa que realizará o laudo, sempre garantindo que ela é uma empresa credenciada, confiável e com experiência no mercado.