O Que É Câmbio CVT — Entenda Os Diferenciais Desse Modelo De Marcha
Entenda como funciona o câmbio CVT e suas transmissões automáticas que ocasionam em acelerações muito mais suaves e eficientes.
Descubra os 3 principais benefícios da Transmissão Continuamente Variável!
É fácil entender o que é câmbio CVT.
Uma transmissão continuamente variável (CVT) é um tipo de transmissão automática que pode ter um número infinito de relações de transmissão.
Devido à sua capacidade de mudar continuamente a relação de transmissão, independentemente da velocidade, as transmissões CVT são muito bem avaliadas.
Elas são conhecidas principalmente por sua eficiência de combustível e confiabilidade.
Continue lendo para entender mais sobre esse câmbio de carro.
O que é câmbio CVT?
Um CVT é uma categoria de transmissão automatica que muda perfeitamente através de uma faixa constante de relações de transmissão efetivas.
Isso resulta em uma aceleração mais suave e eficiente sem a interrupção das trocas de marchas encontradas em uma transmissão automática tradicional.
Como funciona um câmbio CVT?
As transmissões continuamente variáveis estão disponíveis em três variantes – Polia, Toroidal e Hidrostática.
CVTs operados por polias são os mais comuns e usam um par de polias para se conectar ao motor e às rodas para criar um número infinito de engrenagens.
Os CVTs toroidais empregam um conjunto de discos rotativos em rolos, enquanto os CVTs hidrostáticos usam bombas e fluido para criar rotação.
Com essa combinação mecânica, muitos carros oferecem aos motoristas um câmbio automatico com um número infinito de marchas.
Isso se comparado a uma transmissão automática ou manual que possui um número definido de marchas.
E, com as transmissões continuamente variáveis tendo um número infinito de marchas, o seu motor não vai mais precisar procurar a marcha certa quando você acelerar.
E, ainda, pode combinar a marcha de carro automático com as RPMs do motor.
Como resultado, muitos câmbios automaticos fornecem aceleração mais suave e melhor economia de combustível quando comparadas a outras transmissões automáticas.
Diferenciais do câmbio CVT
1. Eficiência de combustível melhorada
As transmissões CVT podem melhorar a economia de combustível em até 10% em comparação com as transmissões automáticas tradicionais.
As transmissões CVT podem manter o motor operando em sua faixa de RPM mais eficiente em todos os momentos.
Isso garante que menos combustível seja usado, melhorando assim a economia de combustível do veículo.
Em um mercado sensível ao preço como o brasileiro, saber o que é a transmissão CVT é uma benção para seus clientes.
Notou-se que a maioria dos veículos que vêm equipados com transmissões CVT são altamente avaliados por sua eficiência de combustível, com melhores números de km/l.
Muito híbridos hoje em dia já estão vindo até equipados com opções de transmissão CVT, que em certas situações ajudam inclusive os veículos de médio porte a atingirem 22 km/l.
2. Potência responsiva desejada em todos os momentos
A transmissão CVT não possui relações de transmissão fixas como uma caixa de câmbio convencional.
Devido a isso, ela acaba oferecendo uma reação de resposta muito positiva quando o acelerador é pressionado com força ao dirigir em subidas.
Por não ter que se preocupar em mudar para a marcha certa, você ganha a quantidade certa de potência e ritmo ao percorrer um caminho inclinado.
Isso também é útil durante viagens em rodovias, onde você pode atingir facilmente a velocidade de cruzeiro.
3. Passeios suaves de longa distância
O mecanismo de correia da transmissão CVT que aciona a polia ou rotor/disco em uma unidade CVT faz as trocas de marcha necessárias de acordo com a entrada de potência.
E, também, de acordo com o impulso do veículo.
Por mais sofisticado que possa parecer, esse mecanismo funciona de maneira muito sutil e anula os solavancos repentinos que experimentamos com veículos com câmbios manuais.
Assim, um carro equipado com uma transmissão CVT tem uma qualidade de condução muito suave. Especialmente em longas distâncias onde o motor funciona de forma relaxada.
4. Melhor Relação de Torque
A transmissão CVT mantém o limite de rpm dentro de uma faixa muito relaxada, ou seja, entre 2.000 e 4.000 rpm na maioria das vezes.
Isso ajuda a manter uma relação de torque muito eficiente em todas as circunstâncias.
E isso é possível porque o câmbio automatico não requer a mesma engrenagem que as transmissões convencionais.
Essa potência de entrega constante torna um carro equipado com CVT muito previsível.
Assim você terá potência instantânea ao decolar de uma situação ociosa ou permanecerá ocioso em RPMs constantes por mais tempo.
5. Unidade mais leve e menos peças para consertar
A transmissão CVT simplifica todo o mecanismo de troca de marchas, que se expressa pelo fato de que poucos equipamentos são utilizados para fazer um CVT.
Isso, por sua vez, reduz o risco geral de ocorrer qualquer tipo de falha mecânica a longo prazo.
E como esta unidade não precisa de nenhuma carga de engrenagens para manter a relação adequada, o peso de um motor de CVT reduz significativamente.
Esta unidade também requer menos espaço, então o escopo para uma cabine prática torna-se viável.
O peso reduzido ajuda ainda mais na eficiência de combustível e essa é uma das vantagens de possuir um carro equipado com CVT no Brasil.
6. Faz bem para o meio ambiente
Estamos constantemente procurando maneiras de realizar as tarefas essenciais ao nosso estilo de vida de forma que tenha um impacto menor no meio ambiente.
No Brasil, a maioria dos carros é extremamente comum.
Esses veículos também são um dos maiores contribuintes para nosso impacto no meio ambiente.
Muitos carros utilizam transmissões automáticas, embora não muito eficientes, oferecendo a comodidade de não trocar de marcha.
As transmissões continuamente variáveis (CVT) podem, portanto, agora, satisfazer o objetivo das sociedades de reduzir o efeito negativo do homem sobre o ambiente.
Para tornar o veículo mais eficiente em termos de combustível, todos os aspectos precisam ser projetados com eficiência ao máximo.
Enquanto o motor de combustão interna está se aproximando da perfeição em termos de eficiência, os fabricantes estão focando os projetos de transmissão.
As transmissões automáticas estão, aos poucos, se tornando as mais utilizadas nos veículos de hoje.
O motivo é que o câmbio CVT reúne a conveniência de uma transmissão automática e a eficiência de combustível de uma transmissão manual.
Gostou de aprender mais sobre o que é câmbio CVT e sobre os seus diferenciais em relação aos tipos de marcha de carro?
Se gostou do nosso artigo, nos siga nas redes sociais que, com certeza, vai gostar dos outros conteúdos que temos preparados para você!