O motor do carro não pega? Confira algumas dicas
carro não pega, o combustível não chega no motor, ão entre em pânico e confira dicas que vão economizar o seu dinheiro.
O motor do meu carro não pega
Está tudo pronto pra você sair de casa, mas o motor do carro “resolve” não pegar.
Antes de ir atrás do seu mecânico, para socorrer seu veículo, para e preste atenção no que está realmente acontecendo: o seu carro não pega ou não dá partida?
Sabendo isso, pelo menos noção de qual é o problema você terá, por exemplo: a falta de combustível é um dos principais motivos para um carro dar partida e simplesmente não pegar.
Em contrapartida, um carro que não dá partida é aquele que ao ser empurrado passa a funcionar no tranco, ou seja, ele pega e apenas não dava partida, talvez por um defeito no motor de partida ou na bateria, por exemplo.
O motor do meu carro não pega
O motor de seu carro apresenta o sintoma clássico de falta de gasolina, mas com um porém: ele está com o tanque cheio.
Se ainda assim o motor insiste em não funcionar, você precisa seguir uma lista de diagnósticos básicos para casos como esse.
Um erro muito comum é se deixar levar pela especialidade do profissional que você busca ajuda, ou seja, um técnico de eletrônica pode partir imediatamente em busca de um componente eletrônico defeituoso, mesmo que o problema não passe de simples falta de combustível.
Portanto, vamos subir um degrau de cada vez através de alguns exemplos básicos porém relevantes.
O tanque está seco, por isso o carro não dá partida.
Após uma rápida verificação do painel você percebe que o tanque ainda contem 1/4 de combustível, o que descarta a falta de combustível.
Mas atenção: o marcador pode estar defeituoso e, na verdade, o tanque está seco.
E se, mesmo após abastecer o tanque até a boca o motor insistir em não pegar, saiba que isso também pode estar acontecendo por que a bomba de combustível responsável pelo fluxo de combustível ao motor está pifada.
Pode ser mau contato em seus fios, o fusível queimado ou outros componentes cujas falhas podem estar provocando o mau funcionamento da bomba – e isso inclui até mesmo um filtro de combustível obstruído.
No caso da bomba estar funcionando, ainda é preciso descobrir se a pressão da mesma é a adequada para que o motor seja alimentado, e para isso é preciso aferir essa pressão com um manômetro apropriado.
Problema nos Bicos Injetores do automóvel
Os bicos injetores são as eletroválvulas que controlam o fluxo injetado de combustível na câmara de combustão e mesmo que a pressão de combustível exista, se o bico injetor não receber a ordem correta, o combustível não vai ser injetado e o motor não vai pegar.
Problema na Ignição
As velas de ignição são peças fundamentais em motores ciclo oto, pois inserem as faíscas dentro dos cilindros do motor, as quais são responsáveis por detonar a mistura ar combustível.
Devido a isso, um dos principais itens a serem avaliados em um motor que não funciona é a presença dessas faíscas, porque se a bobina não fornecer a faísca, a combustão não ocorrerá.
Compressão e Sincronia do Motor
A compressão é um item fundamental para o funcionamento do motor e a falta dela vai influenciar diretamente no funcionamento – ou não funcionamento – do motor.
A compressão pode estar ruim devido a algum dano mecânico, à junta de cabeçote queimada, trincas ou até mesmo por um motor com problema em sua sincronia, seja por erro de montagem ou mesmo a quebra da correia dentada ou de outros componentes responsáveis pela sincronia mecânica da máquina.
Outros problemas possíveis
Inúmeras falhas podem ocorrer em seu veículo e ocasionarem a dificuldade de partida.
Listamos algumas abaixo, mas como já dissemos antes, não esqueça de avaliar a injeção, ignição e compressão do motor antes de chegar a eles.
• Obstrução do sistema de escape.
• Falha em sensores da injeção, como o de rotação.
• Combustível errado ou adulterado.
• Presença de alarme não original com pane.
• Acionamento do sistema de imobilizador por pane ou falha no reconhecimento da chave.
• Problemas elétricos.
• Problemas mecânicos do motor.
• Atuadores da injeção defeituosos.
• Interruptor inercial.
E na dúvida, procure o seu mecânico de confiança.
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