Moto no corredor, pode?
Andar de moto no corredor é um hábito permitido no Brasil. Apesar disso, é considerado perigoso e há motociclistas que afirmam já ter sido multados.
Moto no corredor
Andar de moto no corredor é um hábito permitido no Brasil, não só em grandes cidades do país, como também na Europa e Ásia.
Apesar disso, o ato é considerado muito perigoso e há motociclistas que, apesar de não haver nenhuma lei proibindo o hábito, afirmam já ter sido multados.
Como pontos positivos, motociclistas destacam que o uso do corredor é uma necessidade nas grandes cidades e o fim dessa prática acabaria com a principal vantagem do uso da moto, que é proporcionar mais mobilidade que veículos maiores.
Acidentes de moto x Moto no corredor
Um estudo nos Estados Unidos afirma que acidentes ocorridos no corredor causam ferimentos menos graves e com menos mortes que os ocorridos quando a moto está atrás de outros veículos.
O Brasil, porém, ainda carece de pesquisas que relacionem o hábito de rodar no corredor com a gravidade dos acidentes ocorridos com motos.
Um dos raros estudos é o “Mortos e feridos sobre duas rodas”, de 2009, que analisou as ocorrências em São Paulo e apontou que a prática, somada ao avanço de sinais vermelhos, a conversão proibida e a circulação na contramão, causaram 74% das mortes de motociclistas pesquisadas.
A velocidade é determinante para dizer se há ou não riscos
A pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que, se o motociclista mantiver uma velocidade baixa em relação aos outros veículos, rodar no corredor é relativamente seguro.
De 6 mil acidentes analisados, 997 estavam relacionados com motociclistas rodando entre os veículos, correspondendo a 16,6% do total.
Porém, é difícil comparar a situação nos Estados Unidos com a do Brasil, já que trata-se de padrões bem diferentes.
Nos EUA, há vias em melhor situação e motos de maior porte, diferente daqui, onde as motocicletas são menores e mais frágeis.
Além disso, aqui existe um abuso excessivo da velocidade.
O que diz a lei sobre moto no corredor?
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não proíbe o uso de motocicletas entre as faixas de trânsito.
Em 1997, o artigo 56 restringiria o uso das motos no corredor, porém, foi vetado pelo então presidente, Fernando Henrique Cardoso, que afirmou que, “ao proibir o condutor de motocicletas e motonetas a passagem entre veículos de filas adjacentes, o dispositivo restringe sobre maneira a utilização desse tipo de veículo que, em todo o mundo, é largamente utilizado como forma de garantir maior agilidade de deslocamento”.
A restrição ficou mantida somente para ciclomotores – motos de até 50 cc – que, segundo o artigo 57 do CTB, “em função de suas limitações de velocidade e de estrutura, poderiam estar expostos a maior risco de acidente nessas situações”.
E você, anda de moto no corredor, ou segue o fluxo normal do trânsito?
Confira em nosso site as melhores ofertas de motos à venda.