Limpeza do tanque de combustível é obrigatória?
Antigamente, a limpeza do tanque de combustível era uma prática obrigatória para veículos fabricados antes dos anos 2000, recomendada por mecânicos e até por alguns fabricantes.
Limpeza do tanque
Antigamente, a limpeza do tanque de combustível era uma prática obrigatória para veículos fabricados antes dos anos 2000, recomendada por mecânicos e até por alguns fabricantes.
A lavagem evitava que a sujeira acumulada danificasse peças como o filtro e a bomba de combustível.
Hoje em dia, isso não acontece mais.
A manutenção deve ser feita em casos extremos, sendo necessária, por exemplo, quando se descobre que o combustível utilizado constantemente não é de procedência confiável.
A marcha lenta irregular ou engasgadas do motor durante uma aceleração podem indicar que a bomba ou o filtro de combustível talvez estejam danificados devido à sujeira acumulada.
Neste caso, é necessária a limpeza ou mesmo a troca do filtro de combustível para evitar problemas indesejáveis causados pelo combustível batizado.
Assim, você estará conservando o funcionamento do sistema de injeção eletrônica, filtrando as impurezas e levando combustível limpo à câmara de combustão.
Dicas para evitar problemas com o tanque de combustível
– Procure evitar abastecer em postos que você desconhece a procedência do combustível. Mas, se acontecer, faça a lavagem do tanque recomendada pelo seu mecânico ou pela montadora.
– Se o seu carro foi fabricado antes dos anos 2000 e você nunca ouviu falar sobre a necessidade dessa lavagem, procure imediatamente uma oficina ou consulte as recomendações da marca.
– Se aconteceu de você deixar o carro com combustível parado por muito tempo, a melhor coisa a se fazer é utilizar a maioria do combustível que se encontra no tanque. Pois, ao longo do tempo, os famosos resíduos vão se acumulando e isso poderá trazer desafios para o funcionamento do carro. Posteriormente, indica-se uma limpeza do tanque.
Confira em nosso site as melhores ofertas de carros usados à venda.