Fiat Uno Sporting x Palio Attractive 1.4
O consumidor disposto a investir R$34500 em um automóvel encontrará duas opções na Fiat: Uno Sporting ou o Palio Attractive. Descubra qual é a melhor opção.
Uno Sporting x Palio Attractive
O consumidor disposto a investir R$34.500 em um automóvel encontrará duas opções na Fiat: Uno Sporting ou o Palio Attractive, ambos equipados com motor 1.4 Evo – de 88 cv e 12,5 mkgf de torque, quando abastecido com etanol.
De série, os dois oferecem freios ABS e airbag duplo, direção hidráulica, computador de bordo, volante com regulagem de altura, limpador e desembaçador de vidro traseiro, travas elétricas, vidros elétricos na dianteira e faróis de neblina.
A partir deste ponto, no entanto, cada um segue por um caminho distinto para agradar seus potenciais donos.
Fiat Uno Sporting
Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, flex; Cilindrada 1368 cm³; Cabeçote 2 válvulas por cilindro; Potência 88 cv (E) 5750 rpm; Torque 12,5 mkgf (E) a 3.500 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Comprimento 3,77 m; Largura 1,67 m; Altura 1,48m Entre-eixos 2,37m; Porta-malas 280l; Peso 955kg.
O nome Sporting identifica a versão topo de linha do Uno, que, como o nome sugere, conta com adereços para realçar a esportividade.
Além do visual mais ousado, ele utiliza suspensão 2cm mais baixa, diferencial do câmbio encurtado, rodas de aro 15” e pneus mais largos – 185/60 – que suas configurações mais simples.
As modificações são suficientes para torna-lo um pouco mais duro e passar maior confiança ao motorista na hora de contornar curvas, mas não alteram o desempenho do hatch.
Confira na tabela abaixo: o seu desempenho é similar ao do Palio 1.4.
Seu apelo mesmo é o visual mais ousado – ou escandaloso, como diriam os mais conservadores –, com as rodas esportivas, faróis com mascara negra, soleiras de identificação nas portas, molduras pretas nas caixas de roda, minissaia lateral, revestimento interno especial, painel com grafia diferenciada e adesivos da versão.
Fiat Palio 1.4 Attractive
Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, flex; Cilindrada 1368 cm³; Cabeçote 2 válvulas por cilindro; Potência 88 cv (E) 5750 rpm; Torque 12,5 mkgf (E) a 3.500 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Comprimento 3,77 m; Largura 1,67 m; Altura 1,48m Entre-eixos 2,42m; Porta-malas 290l; Peso 1.007kg.
O Palio, por sua vez, tem o mesmo nível de qualidade do acabamento interno do Uno Sporting, mas o seu visual, um mix de Punto com Uno e novas linhas, preza pela discrição.
Embora mantenha como marca registrada a suspensão macia e voltada principalmente para o conforto, o modelo ficou mais agradável e estável nesta atual geração.
Com o visual mais comportado – ele não tem rodas de liga leve de série, por exemplo –, o Palio tem interior mais espaçoso que o do Uno, porta-malas um pouco maior e ainda ostenta o status de fazer parte de um segmento superior ao do irmão.
Na ponta do lápis, o menor consumo de combustível e preço do seguro acabam fazendo a balança pesar a favor do Palio Attractive 1.4. Se visual não faz diferença, ele é a escolha.
Gostou do artigo? Continue com a gente e confira as melhores ofertas do Fiat Uno e do Palio.