Entenda a Tabela Fipe e como ela pode te ajudar a comprar veículos usados
Quem já pretendeu comprar ou vender um veículo usado já escutou falar da Tabela Fipe. Entenda como ela funciona neste artigo.
Saiba de uma vez por todas como utilizar a tabela na venda de usados!
Mesmo sem saber nada de Tabela Fipe, se por acaso você já tentou alguma vez vender carro ou moto, uma das perguntas primeiras que deve ter feito a si mesmo foi:
– Quanto vale meu veículo?
Só a partir daí, então, que provavelmente você deve ter acessado a internet e descoberto, enfim, que o preço do seu automóvel é calculado pela Tabela Fipe de veículos.
De posse desse valor, você, logo em seguida, vai querer vender o veículo pelo preço da Tabela Fipe.
No entanto, isso é só até perceber que as concessionárias e até pessoas físicas para quem tenta vender o automóvel estão te oferecendo uma quantia abaixo da determinada.
O que, então, estaria de errado com seu carro ou moto? Ou é possível, então, “confiar” na Tabela Fipe? Qual seria, por conseguinte, o “verdadeiro” preço de revenda do seu veículo?
Entenda como funciona a Tabela Fipe
A tabela, como já dito, é a referência principal para quem pretende vender ou comprar automóveis seminovos e usados.
O índice baseia-se na coleta de informações a respeito do valor de carros, caminhões e motos no Brasil.
Isso envolvendo seminovos, usados e novos, sempre com a Fipe sendo mensalmente atualizada, com os detalhes sendo refinados a cada atualização.
Para quem não sabe, o índice foi criado em 1973 a fim de auxiliar os estudos da Universidade de São Paulo.
Mais especificamente, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.
Como a universidade acaba prestando serviços a empresas privadas e ao governo, o corpo docente teve a ideia de criar o Preço Médio de Veículos.
Com o tempo, o Preço Médio de Veículos começou a ser chamado de Tabela Fipe e também se tornou um dos principais produtos da USP para o mercado brasileiro.
O nome surgiu devido ao fato do índice ser feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe.
É possível consultar os veículos na Tabela Fipe desde 1998, quando a ferramenta entrou em vigência oficialmente.
E, basicamente, o índice é usado para calcular o seguro dos veículos e o IPVA anual.
A Tabela Fipe de motos e carros usados é, ainda, uma referência para o comércio no mercado automotivo, porém não é o principal fator que define o valor das motos e dos carros.
Levando isso em consideração, importa compreender que você pode acabar encontrando anúncios de um mesmo modelo com preços diferentes, e isso é normal.
É por isso que a Tabela Fipe não é um fator determinante para a definição do valor de revenda de uma moto ou de um carro.
Como a Tabela Fipe pode te ajudar a comprar veículos usados?
Comprar um veículo usado é útil por te possibilitar uma economia maior e ainda que possa aproveitar um carro barato, porém em estado bom também.
Até porque nem sempre um automóvel novo cabe no seu orçamento.
A notícia boa, no entanto, é que você não precisa mais deixar de realizar o desejo de ter o carro próprio.
Basta que pesquise por usados ou seminovos em estado bom e que cumpram com aquilo que você busca e precisa.
Antes da compra, no entanto, é indicado consultar a Tabela Fipe de carros usados para compreender melhor os valores de mercado.
E, ainda, se vai valer a pena revender futuramente o veículo.
Como a Fipe apresenta a média de preços, você vai estar por dentro do quanto pode ser necessário pagar pelo veículo que deseja.
Ainda que isso, na prática, seja diferente devido ao revendedor trabalhar com um preço abaixo ou acima da média.
Dessa forma, podemos afirmar que o índice ajuda tanto compradores como vendedores de veículos.
Em relação aos compradores, a Tabela Fipe te ajuda tanto a evitar pagar um valor muito acima do mercado, como também a cair em golpes de preços muito baixos.
É que, se o automóvel parecer externamente estar em boas condições, porém o valor estiver muito abaixo da Fipe, você vai ter mais liberdade para questionamento.
Em certos casos, pode até ser que o proprietário tenha apenas pressa em passar adiante o carro ou esteja precisando muito do dinheiro.
Porém, na pior das hipóteses, pode ser também que o carro esconda problemas que, à primeira vista, não estejam visíveis.
Quando a situação é oposta, ou seja, o preço está mais alto que o da média, conhecer a Tabela Fipe contribui na tentativa de um desconto.
É óbvio que o comprador vai poder justificar o preço alto dizendo que o veículo possui atualizações e outros elementos de valorização, mas não custa tentar, ainda assim, economizar.
Conclusão
E, com o apoio da Tabela Fipe, você vai conseguir trocar de carro com a melhor negociação de valores possível.
Ajude-nos a fazer sempre mais e melhor e nos siga nas redes sociais para mais conteúdos interessantes e úteis para você!