Como escolher a categoria do veículo
Preparamos um guia completo para acertar na escolha do seu próximo carro ou moto, entenda as diferenças entre as categorias e avalie sua preferencia.
Para acertar na escolha do veículo, entenda as diferenças entre as categorias de carros e motos.
Comprador consciente não orienta sua escolha apenas pela opinião dos outros – ele primeiro avalia as próprias preferências e necessidades para escolher a melhor categoria de carro ou moto.
Categorias de veículos e suas diferenças
Confira uma seleção das principais categorias de carros e motos. Depois de aprender as diferenças entre os modelos, ficará mais fácil para você acompanhar os lançamentos e as tendências do mercado de veículos
Tipos de Carros
Podemos classificar os carros de diversas maneiras.
Podemos separá-los pela estrutura, pela finalidade, pela quantidade de portas, pelo tipo e potência do motor ou pelo tipo de combustível com que operam.
Em nosso guia de categorias de carros, escolhemos aquelas que diferenciam os carros quanto a sua estrutura e finalidade.
Estude cada categoria e defina qual ou quais são as mais adequadas para suas necessidades.
A próxima etapa é encontrar os modelos de veículos dentro dessas categorias e avaliar opções de compras à vista ou a prazo, pelas diversas modalidades de financiamento disponíveis.
Sedã, Sedan ou 3 Volumes
A palavra sedã vem de sedan, categoria de veículos também conhecida como 3 volumes, turismo ou berlina.
Os carros sedã possuem duas fileiras de bancos e um compartimento traseiro para bagagem ou transporte de mercadorias. A principal característica do sedã é oferecer mais espaço para os ocupantes da fileira de bancos traseira.
Há carros sedã que são considerados hatchback. A diferença é que no sedã comum a tampa traseira do porta-malas não inclui o vidro traseiro, o que ocorre nos hatchback.
Outro tipo de sedã é o 2 volumes e meio, no qual o teto faz uma curva suave para se unir à tampa traseira (sem ângulos retos).
Hatch, Hatchback ou 2 Volumes
O que caracteriza um hatch ou hatchback é a separação visível do carro em 2 volumes: o compartimento do motor e da cabine (aonde ficam os passageiros) e o compartimento do porta-malas.
A diferença entre um hatch e um sedã é que no sedã dá para perceber, por fora, a separação entre o porta-malas e a cabine, pois quando o teto da cabine termina há uma angulação brusca que marca o início do porta-malas.
Cupê, Cabriolet ou Esportivo
São os modelos esportivos, com motores mais potentes e um espaço maior para o motor e os passageiros da frente.
Geralmente há pouco ou nenhum espaço para a segunda fileira de passageiros e o porta-malas é mediano.
São carros desenvolvidos para oferecer desempenho, luxo e conforto para até 2 ocupantes.
Van ou Furgão
Palavra van vem de caravan, nome dado às antigas carruagens utilizadas no Velho Oeste norte-americano. São carros destinados ao transporte de mercadorias, e para isso têm um grande baú na parte traseira.
A suspensão é mais elevada e há um reforço nos eixos traseiros, para dar mais suporte à carga.
Geralmente não há muito conforto para passageiros, pois o foco é no transporte de cargas.
Existem vans de todos os tipos e tamanhos. A Kombi, por exemplo, é um tipo de van, bem como a Towner e Sprinter.
Monovolume, Minivan ou MPV
Fonte: Citroën
Nessa categoria de carro não há separação visível, por fora, entre o compartimento do motor e a cabine de passageiros.
Esses carros têm a finalidade de transportar passageiros com mais conforto, ao mesmo tempo em que oferecem um porta-malas grande e de fácil acesso.
Seu design aproveita bem o espaço interno sem parecer, por fora, um carro grande ou comprido – o que acontece com os grandes sedãs.
São carros grandes e robustos, bastante utilizados por famílias grandes e por empresas no transporte de pessoas e suas bagagens.
Utilitário, Picapes ou Pick-up
O utilitário é o carro que serve tanto para transportar pessoas como mercadorias.
Em geral possuem a carroceria aberta, mas podem ter uma cobertura ou uma capota traseira adaptada.
Alguns carros utilitários possuem ainda cabine estendida, dando espaço a mais uma fileira de bancos na parte de trás.
São veículos grandes e resistentes, muito utilizados no meio rural porque foram desenvolvidos para suportar terrenos irregulares e condições adversas de direção.
Utilitário Esportivo ou SUV
Fonte: Chevrolet
Os utilitários esportivos ou sport utility vehycles (SUV) possuem porta-malas cobertos (diferente dos utilitários originais) e integrados à estrutura da carroceria, porém são projetados para além do eixo traseiro.
São bastante utilizados no meio urbano, pois têm a potência e a força dos utilitários mas com uma aparência menos impositiva.
São vendidos também como carros para aventureiros usar na cidade ou em escapadas para o campo ou praia.
Jipe ou Jeep
O jipe também é um tipo de carro utilitário. São altos, robustos, com motor potente, traçados nas quatro rodas e com acessórios mais resistentes a choques e colisões, características herdadas do uso dessa categoria em campos de batalha.
Costumam ter maior autonomia, maior tanque de combustível e acessórios offroad como faróis auxiliares, paralamas maiores, guincho de reboque frontal ou até mesmo traseiro, além de barras na carroceria para fixar objetos e transportar pessoas.
O termo jipe vem de Jeep, o nome da marca que inaugurou a categoria.
Perua, Station Wagon (SW), Wagon ou Break
Assim como os hatches, as peruas são divididas em 2 partes: o motor e a cabine.
A diferença é que as peruas possuem um porta-malas maior e de fácil acesso.
A janela traseira compõe a tampa do porta-malas – essa é a característica principal das peruas ou station wagons.
São vendidos como carros para a família, ideias para o transporte confortável de pessoas.
Podem ser utilizados em viagens de longa duração pois além de oferecer maior comodidade para os ocupantes, tem um porta-malas que dá conta do recado.
Crossover
Os crossovers são veículos construídos em um chassi de carro, mas com elementos esportivos ou de SUVs.
Dessa forma ele combina elementos das duas categorias: a dirigibilidade, economia de combustível e conforto de passageiros dos carros hatches; com um ponto de gravidade mais alto, motor mais potente e design esportivo das SUVs.
Tipos de motos mais comuns
As diferenças entre motos estão nos tipos de acabamento e carenagem, potência do motor, tamanho e estilo das rodas, equipamentos adicionais, posição do piloto, centro de gravidade e distância entre as rodas.
A seguir você confere algumas informações sobre os tipos de motos mais comuns no Brasil e os mais encontrados nos sites de compra e venda de motos.
Street
Motos leves, rápidas e resistentes, vendidas a partir de 100cc (cilindradas). É comum encontrarmos motos Street entre 100cc e 250cc. Quando são mais potentes do que isso, geralmente se enquadram na categoria Sport.
As motos Street são as mais populares entre os brasileiros. Bastante utilizadas para o uso nas grandes cidades devido ao seu bom rendimento de combustível e sua facilidade de direção.
Como são modelos de maior saída, costumam ter um custo menor de manutenção, com peças fáceis de serem encontradas e substituídas.
Scooter
A característica da Scooter é que os pés do piloto ficam apoiados sobre o piso e não nas laterais da moto.
Apesar das Scooters de baixas cilindradas (50cc e 100cc) serem as mais populares, hoje há opções com altas cilindradas, acompanhando a tendência de motos potentes e confortáveis ao mesmo tempo.
Possuem um altíssimo rendimento de combustível, baixa manutenção e têm um compartimento para guardar o capacete (algumas motos possuem espaço para guardar até 2 capacetes).
Certamente um modelo para as grandes cidades, pois a velocidade máxima é menor do que as motos Street, Esportivas e modelos mais rústicos.
Trail ou off-road
Entre 125cc e 250cc, as motos Trail também são utilizadas na cidade. Possuem a suspensão dianteira mais elevada, o que aumenta a altura do piloto em relação ao solo.
São fáceis de dirigir e um pouco mais potentes.
Alguns modelos possuem rodas de motos off-road.
Esportiva ou Sport
São motos de altas cilindradas, a partir de 600cc, embora alguns modelos mais novos sejam a partir de 250cc.
Possuem carenagem, pneus largos e um baixo centro de gravidade, características ideais para altas velocidades.
O piloto fica na posição deitada em cima da moto, criando um formato aerodinâmico em conjunto com a carenagem.
Naked
As motos Naked são uma adaptação das motos Sport. São nuas (naked, em inglês), ou seja, sem carenagem, e o guidão é um pouco mais alto permitindo que o piloto fique quase sentado. São motos de médias a altas cilindradas.
Apesar de seu alto desempenho nas estradas, a falta de carenagem pode prejudicar o conforto em viagens longas.
Exemplos de motos Naked: Honda CB600F Hornet, Kasinski Comet 650R, Suzuki B-King, Triumph 1050 e a Yamaha FZ6.
Custom e Chopper
A marca que mais representa a categoria Custom é a Harley-Davidson. Motos grandes, mais baixas, com guidão alto e banco rebaixado.
Priorizam o conforto à velocidade, têm vários elementos cromados e muitas vêm com alforges em couro como opção de bagageiro para viagens longas.
Há modelos a partir de 250cc até 650cc ou mais.
As motos Chopper derivam das motos Custom. São motos fabricadas por conta própria, em que os construtores ou mecânicos retiram peças das motos Custom e personalizam algumas partes.
A característica das Choppers é o guidão alto e a roda dianteira bastante projetada para frente.
Não há modelos definidos comercialmente para a categoria Chopper, pois a ideia é que cada proprietário customize sua moto como preferir.
Entendendo suas necessidades e preferências
Agora que você já conhece as principais diferenças entre as categorias de carros e motos, recomendamos que escolha as principais (no máximo duas) e prossiga, enfim, para a avaliação dos modelos e marcas de veículos.
Aconselhamos utilizar os seguintes critérios para escolher seu próximo veículo:
Agora que você já tem uma ideia do tipo de carro ou moto mais adequado às suas necessidades, é hora de preparar seu orçamento para fazer a compra.
Para ajudá-lo com as finanças, leia nosso guia de preparação financeira para comprar um veículo.