Clássica Yamaha XT 500: um novo conceito de moto trail
Clássica Yamaha XT 500: A Yamaha lançou a XT 500 com um novo conceito de moto trail, inaugurando o monocilíndrico de 4 tempos em 1976.
Clássica Yamaha XT 500: O modelo clássico da Yamaha inaugurou um novo conceito de moto trail. Confira!
Clássica Yamaha XT 500: A Yamaha lançou a XT 500 com um novo conceito de moto trail, inaugurando o monocilíndrico de 4 tempos em 1976.
Neste período, o modelo não tinha com quem bater de frente, pois era o único modelo “todo-terreno” com este tipo de propulsor.
No mesmo ano, o modelo já estava presente na segunda edição do Rally Paris-Abidjan-Nice, onde venceu a prova.
Além disso, foi com a XT 500 que Thierry Sabine criou o Rally Paris-Dakar, quando participava do Abidjan-Nice, em 1977, e se perdeu no deserto da Líbia, sendo resgatado apenas cinco dias depois.
Foi com esta experiência que Sabine teve a ideia de criar o maior rali do planeta.
A XT 500 foi a vencedora da primeira edição do Rally Paris-Dakar, em 1979, nas mãos de um desconhecido de 21 anos.
Por conta de toda a sua trajetória e de sua resistência mecânica, a XT 500 contribuiu muito para a imagem da Yamaha.
O resultado da sua popularidade apareceu nas vendas. Na França, em menos de 15 anos, foram vendidas cerca de 62 mil unidades da moto trail.
Considerada um “trator” para a época, o modelo proporcionava 27cv de potência a 6.000rpm, com pico de torque de 3,4kgf.m a 4.500rpm.
O sistema de partida era a pedal e o chassi era estilo diamante, com motor fazendo parte da estrutura, reduzindo ainda mais o peso da XT 500, sendo 155kg.
O modelo ficou conhecido como a “mãe” das bigtrails que serviu de base para outros modelos do mesmo segmento! Não é em vão a sigla XT ser tão respeitada hoje.
Confira em nosso site as melhores ofertas das motos Yamaha à venda.