Corretor De Imóveis — Veja Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre A Profissão
Está pensando em se tornar um corretor de imóveis? Veja neste artigo quais são os requisitos básicos para exercer a profissão e ter sucesso!
Ao pensar em ingressar na carreira de corretor de imóveis, é comum se indagar sobre algumas questões da profissão. E isso é ótimo! Para engrenar em uma profissão com o pé direito e ter sucesso, é preciso entender bem os seus detalhes.
Por isso, se você está cheio de dúvidas, não se preocupe: elas são normais! Até os profissionais mais experientes pensam sobre como se posicionar no mercado imobiliário e evoluir na carreira de corretor.
Para te ajudar a iluminar suas ideias, preparamos este artigo com as principais informações que você precisa saber sobre a profissão. Continue lendo!
O que faz um corretor de imóveis?
Um corretor de imóveis é o profissional responsável por intermediar negociações de locação, compra e venda de propriedades imobiliárias. Sua função é cuidar tanto da parte jurídica e burocrática, preparando documentos e firmando contratos, quanto fornecendo todas as informações necessárias ao cliente e fazendo vistorias das edificações.
Neste ramo, há a possibilidade de ser um profissional autônomo ou funcionário de uma imobiliária e condomínios. Além disso, você pode trabalhar com diferentes segmentos ou se especializar em um, como em imóveis rurais, urbanos, residenciais ou empresariais.
Quanto ganha um corretor de imóveis?
De acordo com o site Vagas.com, um corretor de imóveis de sucesso, no nível iniciante, ganha, em média, R$ 3.000 mensais. Entretanto, essa é apenas uma estimativa. Quando o profissional é autônomo, sua renda depende de quanto vende.
Normalmente, um corretor de imóveis recebe cerca de 6% do valor do imóvel que fez a intermediação — podendo essa porcentagem ser negociável.
Uma vez que o lucro mensal é variável e depende unicamente de você, não é todo mundo que tem perfil para essa profissão.
Existem algumas habilidades que fazem toda diferença na hora de exercer esse trabalho!
Como se tornar um corretor de imóveis?
Em um cargo de corretor de imóveis, o seu resultado virá conforme o seu esforço. Ou seja, se você vende, ganha. Caso contrário, precisará correr atrás do prejuízo. Portanto, a dica é: esteja empenhado para trabalhar!
E isso não significa apenas mostrar imóveis aos clientes interessados. Não é isso que fará com que a sua renda mensal esteja garantida.
Qualquer pessoa pode levar o seu cliente para mostrar um apartamento, um sobrado, uma sala comercial ou uma casa. É preciso despertar a atenção de seu cliente, mostrando que você está ligado no mercado e que conhece o imóvel. Além disso, é preciso conhecer a região que ele está localizado e as facilidades que o seu cliente garantirá ao adquiri-lo.
Por fim, um corretor de imóveis precisa estar preparado emocionalmente e tecnicamente para lidar com seu cliente. Adquirir uma casa ou um negócio próprio é um dos maiores sonhos do brasileiros e isso envolve expectativas, desejos e anseios que devem ser gerenciados por você!
Portanto, uma de suas funções como corretor de imóveis é levar segurança e tranquilidade ao seu cliente.
Mas não é só isso. Para exercer essa profissão, muito mais do que esse perfil, é preciso ter algumas competências técnicas, como cursos e credenciais.
Curso para corretor de imóveis
A profissão de corretor de imóveis é regulamentada pela Lei Federal 6.530, que estabelece como requisito básico para o exercício da função a formação em um dos cursos a seguir:
Essas formações contemplam aulas de Direito, Economia, Administração e Ética.
Mas, além disso, depois de formado, o profissional deve, ainda, se credenciar ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) da sua região.
E aí, agora que você já sabe mais detalhes sobre essa profissão, ficou interessado em se especializar e entrar no mercado imobiliário?
Então continue se informando sobre o assunto e veja sete passos indispensáveis para se tornar um corretor de imóveis.