Financiamento Imobiliário em 2023 – Bom Ano para Investir?
Está na dúvida se 2023 é um bom ano para fazer um financiamento imobiliário? Confira o artigo e veja se vale a pena o investimento!
Muitas pessoas andam perguntando se realmente vale a pena fazer um financiamento imobiliário em 2023.
Vale ressaltar que as expectativas do mercado para esse ano de 2023 não são as melhores.
O preço dos imóveis terá um aumento em relação a 2022, e isso acontece, pois a inflação ainda assombra a nossa economia.
A Selic, que é a taxa básica de juros da economia, ficou mais alta. Por conta disso, o preço dos imóveis também sofreu um aumento.
Portanto, se você está procurando informações sobre financiamento imobiliário em 2023 e se vale a pena investir, continue lendo este artigo.
Dificuldades para financiar
Como já falamos acima, a taxa Selic sofreu uma alta considerável em 2023 e agora está na marca de 13,75%.
Com isso, as taxas de financiamento sofreram um aumento de quase 10%, o que fez com que o valor dos imóveis crescesse.
Aliás, com a inflação em números maiores, os materiais usados para construir um empreendimento também sofreram um aumento nos preços.
Por conta disso, o valor dos imóveis na planta cresceram ainda mais.
Outro ponto que aumentou as dificuldades na hora de fazer um financiamento em 2023 é a valorização de imóveis.
De 2015 até 2019, o mercado imobiliário passou por uma desvalorização, o que fez com que alguns imóveis ficassem mais baratos.
Porém, em 2022, o valor de venda desses empreendimentos subiu pouco mais de 6%.
Esses dois fatores foram essenciais para o aumento do preço de financiamentos imobiliários em 2023 e, por isso, muitas pessoas deixam de adquirir imóveis dessa forma.
Vale a pena investir no setor imobiliário em 2023?
Agora, se você pretende investir no ramo imobiliário, a história pode ser um pouco diferente do financiamento imobiliário em 2023.
Pode até parecer um pouco contraditório, mas mesmo com o aumento no preço dos imóveis, ainda vale a pena investir nesse setor.
Como já vimos acima, o setor imobiliário está bem aquecido nos últimos anos e diversos empreendimentos estão sendo lançados por todo o país.
Mas, antes de começar a investir nesse ramo, é extremamente importante estudar a área e fazer uma análise minuciosa do mercado.
Ao fazer isso, você saberá em quais lugares existem as melhores oportunidades de investimento, um fator importantíssimo para ter sucesso na área.
Além disso, você também terá conhecimento em como conduzir o seu negócio nas horas boas e também em momentos de crise.
Mas afinal, vale a pena fazer um financiamento imobiliário em 2023?
Devido ao aumento dos preços dos imóveis, pode ser um desafio para algumas pessoas fazer esse tipo de investimento atualmente.
Um aumento de cerca de 10% é bem significativo na hora de um financiamento e pode pesar muito.
Além disso, há outros gastos a considerar ao financiar um imóvel, como, por exemplo: a entrada, os custos com a obra e, se o comprador planeja se mudar para o local assim que o empreendimento for entregue, as despesas com o condomínio.
Outro ponto é que, com o valor da inflação, não é só o preço do imóvel que sobe, mas também o da gasolina, da água, da comida, entre outros.
Por isso, para algumas pessoas, fazer um financiamento agora pode não ser a melhor das ideias.
Mas sabemos que essa não é a realidade de todos e não é raro encontrar pessoas que tenham condições de adquirir um imóvel novo.
Existem pessoas que já estão preparadas e possuem dinheiro guardado para começar um financiamento.
Portanto, a resposta para essa pergunta “vale a pena fazer um financiamento imobiliário em 2023?” vai depender de diversos fatores pessoais.
Por isso, o ideal antes de realizar essa ação é fazer um bom planejamento para financiar um imóvel.
Desta forma, você analisará as suas condições financeiras para ter certeza se agora é o momento certo de investir em um imóvel.
Lembrando que, com um bom preparo, é possível estar pronto para conseguir um financiamento sem maiores problemas.
Conclusão
Mesmo com o aumento dos preços dos imóveis atualmente, o futuro para o mercado imobiliário é muito promissor.
De acordo com alguns especialistas, é previsto uma redução na taxa Selic nos próximos anos, o que poderá levar a uma diminuição nos preços de casas e apartamentos.
Lembrando que, mesmo com as dificuldades atuais, o mercado imobiliário continua quente, com várias opções de empreendimentos para comprar.
Ainda por cima, existem financiamentos que contam com baixas taxas de juros, que podem ser ideais para pessoas que têm uma renda mais baixa.
Portanto, se você está à procura de imóveis para comprar, faça uma boa análise do seu caso e do seu orçamento para entender melhor a sua situação.
E não se esqueça de compartilhar esse artigo em suas redes sociais para que mais pessoas saibam se realmente vale a pena fazer um financiamento imobiliário em 2023.