Conquistar o cliente da maneira certa
Para ser um corretor de sucesso, conquistar o seu cliente é o primeiro passo para criar um laço de confiança e trazer outros clientes para sua carteira.
Confira dicas para conquistar o cliente
A profissão de corretor de imóveis é muito desejada pelo profissional que dispensa aquela rotina regrada de outras profissões.
Além disso, tem que ter gosto por negociações, facilidade em vendas, simpatia e paciência para o contato com público de diferentes perfis, entre outras habilidades que vão surgindo com o tempo de experiência.
Para ser um corretor de sucesso, conquistar o seu cliente é o primeiro passo para criar um laço de confiança e ainda trazer outros clientes para a sua carteira. Para conquistá-lo, é preciso saber de algumas táticas. Confira:
Sufoco não é atenção
Muitos corretores têm o falso conceito sobre demostrar atenção, acham que ligar a todo momento é a melhor forma de conquistar o cliente.
Mas não é verdade. Esse pode ser o pior erro. Não confunda atenção com inconveniência ou pressão.
É essencial conversar e ouvir o seu cliente. Tente entender quais são os horários mais adequados para fazer ligações e que ele possa te dar uma atenção maior.
Além disso, entenda os cenários. Caso você tente realizar uma ligação repetidas vezes e o cliente não atende ou a chamada é encerrada, avalie as suas conclusões para não ser insistente e acabar afastando o seu cliente.
Dica: precisa muito falar com o seu cliente e ele não lhe atende?
Que tal mandar uma mensagem dizendo que está à disposição?
Se depois de mais ou menos quinze dias ele não retornar, é possível entrar em contato novamente.
Porém, nunca faça pressão e diga que tentou falar com ele, porém não lhe atendeu. Isto também é ser chato!
Mas, neste período de espera não deixe de lado outros contatos. Buscar novos clientes nunca deve ser a última opção! É uma etapa fundamental para garantir a sustentabilidade dos seus negócios.
Só depois de receber um bom atendimento é que seu cliente poderá lhe procurar novamente.
Não transfira suas metas para os seus clientes
Outro fato que pode atrapalhar a sua relação com o seu cliente é envolvê-lo no assunto meta.
É fato que as metas estipuladas pela imobiliária ou por você mesmo podem causar certa pressão, mas não deixe isto afetar o seu relacionamento com o cliente.
Ficar com o assunto metas e a ansiedade para vender em mente, pode fazer com que você deixe de agir racionalmente e passe a agir por impulsos e instintos.
Desta forma a capacidade de criar estratégias para melhor relacionar-se com o seu cliente pode ficar de lado. Não deixe que isso ocorra!
Antes das metas, precisa estar o seu relacionamento com o cliente.
Coloque-o sempre a frente, pois é ele que norteará seu caminho para conquistar os resultados esperados! Portanto, não pressione o seu cliente e não transfira para ele a sua necessidade.
Jamais erre o nome do seu cliente
A tendência de relacionamento com o cliente é algo mais personalizado e cada vez mais prestativo. Para isso, esquecer o nome dele é algo que não pode acontecer!
Lidamos com muitas pessoas ao longo do nosso dia de trabalho e não podemos confiar apenas em nossa memória. Ela, às vezes, pode e vai falhar.
E não há situação mais chata do que errar o nome do seu cliente. Por mais difícil ou incomum que um nome possa ser, ele é a principal identidade da pessoa.
Trocar ou errar o nome do cliente pode ser um erro que atrapalhará o relacionamento com o seu cliente.
Para evitar que isto ocorra, vale pegar um papel e caneta, tablet ou smartphone para anotar o nome do seu cliente e todas as informações importantes que ele possa informar.
Falar demais
Cuidado para não exagerar nas palavras e acabar estendendo a conversa. É muito chato o corretor que fala demais e não dá a oportunidade do cliente participar do diálogo.
Mesmo que o diálogo se estenda, tenha a ciência de que está dando abertura para o seu cliente também falar.
Não seja vendedor
Não seja “vendedor”, ajude o seu cliente a comprar interpretando suas demandas. Parece estranho, mas o objetivo do corretor de imóveis é consolidar uma venda. Porém, entenda melhor esta dica:
Segundo o palestrante e escritor Jeffrey Gitoner, as pessoas não gostam que você venda para elas, mas elas adoram comprar.
Este pensamento faz todo sentido quando entendemos que a venda deve ser fruto de um processo natural de envolvimento e não de algo forçado, imposto.
Tenha em mente que o seu cliente já está com o interesse de compra, cabe apenas a você canalizar este interesse e apresentar as melhores opções de empreendimentos, conforme o perfil do comprador.
Para conhecer o perfil do seu cliente, o relacionamento saudável é o melhor meio! Ou seja, utilize a sua audição ativa, a interpretação de palavras e ideias, para garantir as informações mais preciosas.
Então, é importante vender da maneira certa e não apenas trabalhar. Lembre-se que a venda se baseia em um processo de engajamento, bom atendimento e relacionamento com o seu cliente.
Porém, trabalhar tem a conotação de algo repetitivo e cansativo. E, ao seguir este conceito, a venda não acontece de forma natural.
Canalizar, interpretar estas dicas, adequá-las à sua realidade e começar a praticá-las são excelentes métodos para se libertar da faixa dos corretores medianos, chatos e, assim, se transformar em um corretor de sucesso.
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