Golpes imobiliários: Como Evitá-los
Confira aqui algumas dicas para escapar de golpes imobiliários e garante mais segurança na hora de comprar o imóvel dos seus sonhos!
Hoje em dia os golpes virtuais são cada vez mais comuns, principalmente quando falamos sobre investimentos de alto valor, com isso, os golpes imobiliários se tornam algo cada vez mais comuns.
Se você está para comprar um imóvel, é extremamente importante estar sempre atento a diversos pontos, como, por exemplo, a documentação, quem está vendendo ou alugando, endereço do imóvel, entre outros.
Com o maior número de informações possível, a chance de você cair em um golpe é extremamente baixa.
Foi pensando nisso que nós do Chaves na Mão criamos esse artigo para que você saiba como evitar golpes imobiliários.
Acompanhe e evite problemas na hora de comprar um imóvel!
Problemas na documentação
Antes de negociar um imóvel, é extremamente importante que você tenha o máximo de informações possíveis sobre a documentação.
Aliás, o ideal é que você conte com a ajuda de um advogado para ver mais sobre os documentos.
Caso exista algo fora de ordem, o ideal é não continuar com a negociação.
Agora, se você está contando com a ajuda de um profissional do direito imobiliário e o mesmo encontrar algum problema na documentação, não pense duas vezes antes de denunciar.
Portanto, se a documentação estiver errada, desconfio, pois existe uma grande possibilidade da negociação ser um golpe imobiliário.
Localização do imóvel
Caso você tenha encontrado um imóvel na internet que tenha chamado a sua atenção, sempre procure mais informações sobre o endereço dele.
Aliás, o golpe do “falso endereço” é um dos mais comuns atualmente, e não é raro encontrar pessoas que já caíram nele.
Caso não encontre imagens dos imóveis em plataformas como, por exemplo, o Google Maps, o ideal é ir até o local para encontrar o imóvel.
Porém, não avise o anunciante, apenas passe pela frente do local para certificar que o imóvel existe mesmo.
Caso ele exista e esteja no endereço, ainda é importante tomar muito cuidado para que você não caia em golpes imobiliários.
Pois não é porque o imóvel está na localização certa que o anúncio é um golpe!
Venda sem consentimento do cônjuge
Pela lei brasileira, um imóvel que esteja no nome de um casal só pode ser vendido se as duas partes estiverem cientes e concordem com a negociação.
Apesar disso, é possível que apenas um dos donos coloque o apartamento à venda, o que é um golpe.
Para que o golpe seja aplicado, o golpista precisará usar documentos falsos, portanto, sempre verifique a autenticidade dos mesmos.
Caso tenha dúvidas sobre os documentos, o ideal é contar com a ajuda de um advogado, pois assim, você será bem direcionado quanto ao ocorrido.
Imóvel com dívidas
O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é um tributo obrigatório para donos de imóveis e cobrado anualmente pelo município.
Se o dono de uma propriedade não pagar esse tributo, o imóvel terá dívidas com o município e, caso seja negociado ainda com esses valores a serem pagos, o novo proprietário será o dono da dívida.
Portanto, esteja sempre ciente e tente descobrir se o IPTU do imóvel do seu interesse está com o IPTU em dia.
Sempre desconfie de preços muito baixos e, caso tenha dúvidas, pergunte ao proprietário e peça documentos que comprovem o pagamento desse imposto.
Caso o imóvel tenha dívidas altas de IPTU, o ideal é não fazer a negociação, tendo em vista que você deverá arcar com esses custos após ter a casa ou apartamento em seu nome.
Golpe da portaria
Geralmente, pessoas que estão negociando um imóvel deixam a chave da propriedade na portaria do prédio ou do condomínio.
Essa ação facilita a visitação dos interessados pela casa e também o trabalho dos corretores, que têm acesso ao local com mais praticidade.
Porém, algumas pessoas mal intencionadas podem fazer uma cópia da chave e anunciar o mesmo imóvel para aluguel, com preços bem abaixo do comum.
Após conversar, o golpista pode dizer que o imóvel está sendo muito procurado e, para que você tenha prioridade, ele pede um pagamento adiantado para que o imóvel seja reservado.
Por ser uma ótima oferta, algumas pessoas tendem a pagar esse valor, porém, após receber, o golpista simplesmente desaparece.
Essa ação é conhecida como golpe da portaria.
Para evitar esse tipo de golpe, você deve analisar o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) e ver se o mesmo está cadastrado lá.
A consulta por ser feita através do próprio site
Além disso, nunca pague por reservas ou outras taxas antes de ter o negócio fechado.
Falso corretor de imóveis
Apesar de o tópico acima também falar sobre falsos corretores, existem diversos tipos de golpes imobiliários que essas pessoas podem aplicar.
Por exemplo, é possível que, com documentações falsas, os golpistas possam aplicar um golpe em onde você pagará por um imóvel que não está à venda ou até mesmo não existe.
Além disso, um golpista também pode roubar alguns dos seus dados pessoais para aplicar outros golpes que não estão dentro do ramo imobiliário.
Da mesma maneira que o golpe da portaria, você deve sempre saber qual é o CRECI do corretor com o qual você está negociando.
Assim, você saberá se ele realmente possui um registro para trabalho e, desta forma, diminuirá muito a chance de sofrer um golpe.
Vender o mesmo imóvel para várias pessoas
É possível que um vendedor negocie o mesmo imóvel para várias pessoas ao mesmo tempo, onde nenhum dos compradores tem conhecimento sobre o outro.
Com isso, o golpe pode lesar diversas pessoas e o estrago financeiro pode ser enorme!
O golpista, ao ver o interesse de diversas pessoas, oferece o imóvel e diz que uma parte do valor deve ser paga adiantada.
Quando alguns dos compradores recebem o sinal, o vendedor simplesmente desaparece.
Apesar de ser um golpe, é possível que o golpista realmente esteja vendendo o imóvel, porém, seu objetivo também é tirar dinheiro de uma forma desonesta.
Caso ele realmente esteja negociando o negócio, o novo dono do imóvel é o primeiro a registrar o mesmo, sendo assim, os outros compradores acabam caindo no golpe e perdendo dinheiro.
Para evitar esse golpe, também é ideal que você verifique se o vendedor é realmente um corretor.
Caso esteja negociando direto com o proprietário, exija que o imóvel seja registrado logo depois da assinatura do contrato.
Conclusão
Quando falamos de golpes imobiliários, é importante estar sempre atento a qualquer informação duvidosa, seja sobre o imóvel ou sobre o vendedor.
Mesmo sabendo que a aquisição de um imóvel é o sonho de diversas pessoas, os golpistas não pensam duas vezes antes de prejudicar uma pessoa.
Porém, se você estiver bem preparado e souber identificar um possível golpe, já pare a negociação por aí e, caso tenha provas, denuncie.
Além disso, você também pode contar com a ajuda de um advogado que trabalha no ramo imobiliário.
Com a ajuda desse profissional, a chance de você sofrer um golpe é praticamente nula.
Por fim, agora que você entende um pouco mais sobre como evitar golpes imobiliários, compartilhe esse texto nas redes sociais para que mais pessoas não saiam lesadas na hora de negociar um imóvel!