Conheça os 10 melhores bairros para morar em São Paulo
Existem diversos bairros para morar em São Paulo e, nesse guia, você conferirá as melhores opções! Além disso, tenha acesso a dicas de lazer.
São Paulo é certamente um destino deslumbrante para qualquer pessoa. Por isso, aqueles que buscam morar – ou até mesmo se hospedar – na cidade, devem conhecer os melhores bairros para morar em São Paulo.
Essa cidade é a terceira maior cidade do mundo e está repleta de atrações culturais, com uma excelente vida noturna e uma sensação cosmopolita.
Além dos museus de classe mundial da cidade, como o Museu de Arte de São Paulo ou o Museu da Língua Portuguesa, diversas atrações são encontradas em bairros e pontos específicos dela.
Conheça os bairros para morar em São Paulo
Antes de tudo, é importante saber que São Paulo é dividida em 31 distritos e nove zonas, e seus bairros mais populares são Pinheiros, Vila Madalena, Jardins, Vila Mariana, Luz, Paulista e muito mais.
Além disso, ela é uma vasta cidade de 1.523 km², abrigando cerca de 15 milhões de habitantes, enquanto toda a área metropolitana abriga quase 29 milhões de habitantes.
São Paulo é a maior cidade do Brasil e é também a maior da América Latina – além da terceira maior cidade do mundo.
Primeiramente, a cidade é um polo comercial, industrial, financeiro e econômico do Brasil. Nela, você encontrará a tranquila extensão do Parque do Ibirapuera, paraísos de compras, como a famosa Avenida Paulista e diversas indústrias de crescimento.
Além disso, você encontra o Mercado Municipal de São Paulo e o icônico mosteiro do século XVI, o Mosteiro De São Bento.
O acesso a esses pontos depende de onde você decide morar em São Paulo, ainda que a cidade conte com fácil acesso a qualquer ponto através de linhas de metrô, ônibus e trens de fácil identificação.
Melhores bairros para morar em São Paulo
Na hora de pensar na acomodação, é importante saber que existem vários excelentes bairros para morar em São Paulo.
Existem também alguns aspectos que você deve levar em conta ao decidir onde gostaria de morar na cidade, como:
Dependendo das necessidades e preferências pessoais, diferentes áreas e bairros podem atrair moradores.
Principalmente, a escolha é entre áreas residenciais ricas, com uma população mista e um estilo de vida mais tranquilo e repleto de qualidade de vida.
Cada bairro de São Paulo tem sua própria história e vibe única, mas, como as peças de um grande quebra-cabeça, todos se encaixam perfeitamente para criar uma cidade bonita e diversificada.
Os seguintes bairros são os melhores para ficar durante sua estada em São Paulo ou morada – e para conhecer o centro financeiro do Brasil.
1- Vila Madalena
A Vila Madalena certamente é o coração boêmio da cidade e um dos melhores bairros para morar em São Paulo.
Com uma arte de rua colorida, boutiques escondidas em pequenas ruas laterais e cafés e bares bacanas, ela é popular para os jovens.
– Para eles – ou para os amantes de uma boa vida noturna, Vila Madalena é o lugar perfeito badalar ou para passar se divertir.
O bairro também tem uma cena hoteleira crescente para aqueles que querem ficar em um local moderno e animado.
2- Pinheiros
Pinheiros também é uma excelente opção dentre os bairros para morar em São Paulo, e a princípio, é o bairro mais amado da cidade.
– É uma ótima área para encontrar uma comida saborosa e uma vida noturna vibrante, afinal, é muito mais barato que a Vila Madalena.
O Largo da Batata, a área em torno da estação de metrô Faria Lima, é particularmente popular entre as pessoas que querem tomar algumas bebidas casuais.
3- Liberdade
O Brasil tem a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão, e, sem dúvida, a Liberdade é o centro dessa comunidade em São Paulo.
Apesar de algumas partes pareçam um pouco degradadas, o bairro é decorado para se assemelhar a uma cidade asiática, com lanternas, arcos típicos japoneses e uma arte de rua representando personagens japoneses.
Decerto, entre os melhores bairros para morar em São Paulo, a Liberdade é um ótimo lugar para passar algumas horas, dias ou anos.
4- Bixiga
O bairro Bixiga, foi fundado por imigrantes italianos no final do século 19 e manteve muito do seu charme antigo encontrado no país.
Dessa forma, não é novidade que muitas das melhores pizzarias da cidade, como a Speranza Pizzaria, estão localizadas neste bairro.
5- Baixo Augusta ou Augusta
Sendo um pequeno bairro perto da Avenida Paulista, o Baixo Augusta certamente tem a cena noturna mais dinâmica de toda a cidade.
De food trucks e casas noturnas a restaurantes, tudo o que você poderia querer durante uma noite fora pode ser encontrado aqui.
O Baixo Augusta realmente atende a todos os gostos, pois oferece desde comida de rua, a clubes LGBTQ + e a restaurantes sofisticados, com pessoas de todas as classes sociais unindo-se para desfrutar de uma bebida neste local badalado.
Não é raro ver pessoas inundando as ruas, principalmente fora dos bares, restaurantes e clubes do bairro, porém, apesar da natureza aparentemente caótica da área, ela é segura.
6- Centro
O antigo centro de São Paulo é sem dúvida um belo lugar para se explorar em um ritmo lento e para admirar a bela arquitetura do século XIX.
A Catedral da Sé, inspirada na arquitetura das igrejas europeias medievais, é uma das maiores igrejas da América Latina.
7- Luz
Na década de 1950, essa parte da cidade era imensamente popular entre os paulistanos ricos.
Hoje, o bairro Luz perdeu um pouco do seu brilho, mas ainda tem alguns pontos muito legais para aqueles que desejam viver pacificamente, mas sem perder o charme de uma vida noturna interessante.
8- Jardins
Jardins é a casa dos paulistanos ricos, como comprovam as muitas lojas luxuosas e restaurantes finos do bairro. Em suma, ele é um dos bairros nobres de SP.
Na Rua Oscar Freire, você encontrará lojas de designers locais e internacionais, como Tommy Hilfiger e Arezzo, tornando-a uma das ruas mais procuradas para aqueles com um pouco mais de dinheiro para gastar.
Esse é um dos bairros mais caros de São Paulo em termos de compras e lazer.
9- Paulista
Ainda que não seja considerado um bairro para morar em São Paulo – e sim uma avenida, morar nos arredores da Paulista pode ser uma excelente ideia.
Enquanto a Avenida Paulista está no coração da atividade empresarial em São Paulo, ela é também um importante ponto cultural.
Dentre todos os seus arranha-céus, você encontrará o Museu de Arte de São Paulo (MASP), que mostra trabalhos de artistas de todo o mundo.
Além disso, o Parque Trianon, um pequeno parque repleto de plantas da Mata Atlântica, é o lugar perfeito para um breve descanso depois um dia agitado no trabalho.
10- Granja Julieta e Alto Da Boa Vista
A Granja Julieta e o Alto da Boa Vista são duas áreas residenciais calmas, repletas de casas grandes e prédios de alto padrão.
Em ambos os bairros, desfrute de uma atmosfera de “cidade pequena” no meio da moradia em cidades grandes. Nela, os moradores gostam de andar de bicicleta e desfrutar do ambiente natural e tranquilo.
Você também encontrará muitos bares e restaurantes para entreter suas noites. Em suma, há algo para todos os gostos aqui!
Dicas de diversão nos diversos bairros para morar em São Paulo
Talvez devido ao seu nível de diversidade étnica, São Paulo possui quase todo tipo de cozinha imaginável.
Gastronomia
Afim de desfrutar de um bom almoço, aproveite o Coco Bambu – um sofisticado restaurante de frutos do mar.
Se você é um amante de carne, precisa ir até o Fogo de Chão. Ele é um bufê de estilo churrasco à vontade em grande escala, abrigando todos os cortes de carne que você pode querer junto a uma seleção de saladas incrível.
Situado a uma curta distância de carro, você pode contar com o restaurante Dalva e Dito para apreciar uma culinária inesquecível.
O Chef Alex Atala é responsável pelo trabalho que sai da cozinha. Se você tiver algum interesse no processo de preparação de sua refeição, então pode apreciar sua configuração através de um vidro transparente.
Arte
Se você é um amante de arte ou apenas um admirador distante, você vai adorar a variedade de trabalho em exposição em toda a cidade; da rua de Kobra à coleção Picasso do MASP.
Bienal de São Paulo
Chegando à cidade semestralmente, a Bienal de São Paulo apresenta a arte contemporânea brasileira e internacional.
Ela remonta a 1951, com, geralmente, entrada gratuita. Ela também concebe espetáculos coletivos, sendo a única regra que eles incluam sua própria obra de arte.
Conhecendo os melhores bairros para morar em São Paulo e conferindo dicas de passeios para todos os gostos, não deixe de se mudar e viver nesse espaço encantador para brasileiros e turistas!