Que tal morar na região do Prado Velho, em Curitiba?

O Bairro Prado Velho faz divisa com os bairros Guabirotuba, Hauer, Jardim Botânico, Parolin e Rebouças e é famoso pelo Teatro Paiol. Saiba mais aqui.

Que tal morar na região do Prado Velho, em Curitiba?

O Bairro Prado Velho faz divisa com os bairros Guabirotuba, Hauer, Jardim Botânico, Parolin e Rebouças e é famoso principalmente pela PUCPontifícia Universidade Católica do Paraná, que ocupa boa parte do terreno, onde antes funcionava o Jockey Club de Curitiba.

Delimitado pela Linha Verde, pela Av. Marechal Floriano Peixoto, pela Rua Chile e pela Avenida Comendador Franco, é em sua maioria residencial, mas com importantes centros comerciais, como o da Marechal.

Localizado na divisa do Rebouças, o Teatro Paiol é o local mais famoso do bairro, que foi construído para servir como estoque de pólvora e desde 1971 é um teatro de arena.

Outros destaques do bairro são, ainda, o Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz, o Tribunal Regional Eleitoral, o Colégio Medianeira, a Praça Guido Viaro e a Avenida das Torres.

Em 1693, quando Curitiba foi fundada, a região do Prado Velho era apenas um grande campo aberto, que começou a receber seus primeiros habitantes apenas no século seguinte.

O terreno, às margens do antigo Caminho do Arraial, foi recebendo sua população até o final do século XIX, mas pouca coisa mudou na região durante esse período.

O principal acontecimento da época foi em 1874, quando a Câmara Municipal recebeu um pedido de concessão de um terreno para a construção do Prado de Corridas e, em junho do ano seguinte, onde atualmente funciona o Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz, um terreno foi destinado à construção do Jockey.

A inauguração oficial aconteceu em 1899 e, posteriormente, o terreno foi doado à Irmandade da Santa Casa, e o jockey foi transferido para um novo terreno, às margens do Rio Belém.

Atualmente, essa nova área é ocupada pela PUC-PR, e o terceiro terreno do Jockey Club do Paraná fica no bairro Tarumã.

No começo do século XX, foi inaugurado o Paiol, espaço para abrigar pólvora, o que deixava a população apavorada com o risco de um incêndio no local.

Em 1913, um grande evento marcou a região, no Jockey Club, unindo turfe, futebol e cultura: a Festa da Primavera, festa que lotou o local, totalizando aproximadamente 3 mil pessoas.

O evento começou com uma corrida de cavalos, seguida por uma partida de futebol entre o Coritiba e Internacional, terminando com corrida de archotes e jogo de disco. O espetáculo já era tradição entre os curitibanos.

No ano seguinte, um fato histórico marcou o Prado Velho: o primeiro voo e pouso de um avião na cidade.

O piloto Cícero Marques usou o Prado do Guabirotuba como palco de sua façanha e, por isso, foi presenteado com um prêmio de mil réis, oferecido pelo então prefeito da cidade, Cândido de Abreu.

Em 1947, ainda, época em que a Sociedade Beneficente Operária Universal já oferecia grandes bailes noturnos, o bairro recebeu o Grande Prêmio Carlos Dietzsch, que tinha como prêmio a quantia de 10 mil réis.

O vencedor da disputa foi Ary Gainnini e sua égua Azupira. Nessa época, a região recebeu água e esgoto, e em 1949 a Rua Chile passou por importantes obras de infraestrutura.

Na década de 50, foram inauguradas duas importantes instituições de ensino da cidade: em 24 de fevereiro de 1957, o Colégio Medianeira abriu suas portas para a entrada de seus primeiros 188 alunos e, pouco tempo depois, no dia 14 de março de 1959, foi a vez da Universidade Católica do Paraná entrar em funcionamento, fundada pelo então Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom Manuel da Silveira D’Elboux.

O terreno escolhido foi o do antigo Jockey, o mesmo que recebeu o primeiro voo de avião da cidade. Em 1985, o local foi elevado à condição de Pontifícia.

Em 1971, Curitiba ganhou um novo espaço cultural, no prédio que funcionava como depósito de pólvora.

O Teatro Paiol foi inaugurado por Vinícius de Moraes, Toquinho e Maria Medalha e foi o primeiro teatro de arena do país e um exemplo na manutenção de prédios antigos da cidade.

Atualmente, o Prado Velho se divide em algumas realidades, com o entorno da universidade, a vila das torres, uma parte residencial e a Avenida Marechal Floriano Peixoto, que conta com uma série de concessionárias de veículos e outras empresas.

Seu nome tem origem no antigo Prado Curitibano, como era chamado o Jockey Club. De origem grega, o termo pratum significa lugar plano, planície ou campina e, com a mudança do Jockey para o Tarumã, o terreno onde foi instalada a PUC-PR ficou conhecido como Prado Velho, por abrigar o antigo Prado do Guabirotuba.

Hoje o bairro tem aproximadamente 6 mil habitantes e uma área total de 2,43 km². Há no bairro 2 praças, 1 largo – o Guido Viaro – e 4 jardinetes.

5 Parques para andar de bicicleta em Curitiba

A capital paranaense é uma cidade muito conhecida por contar com inúmeros pontos turísticos e um dos atrativos da cidade, sem dúvida, são os parques para andar de bicicleta em Curitiba. Só para exemplificar, o município conta com mais de 200 km de ciclovias distribuídas por toda a cidade. e além do mais, a meta […]

Continuar lendo
5 Parques para andar de bicicleta em Curitiba

O que fazer em Curitiba? Confira algumas dicas valiosas!

Capital Parananense oferece diversas atrações culturais e pontos turísticos para toda a família! Curitiba é certamente conhecida como uma cidade que possui diversos pontos turísticos, museus e lugares para se divertir, independente do dia da semana. Neste artigo, trouxemos algumas dicas para você que procura o que fazer em Curitiba. Parques e Zoológicos Jardim Botânico […]

Continuar lendo
O que fazer em Curitiba? Confira algumas dicas valiosas!

Conheça o bairro Centro Cívico

Bairro Centro Cívico. O Centro Cívico, conhecido por concentrar os três poderes do Paraná – Legislativo, Executivo e Judiciário –, surgiu como proposta no Plano Agache, na década de 1940, planejada pelo urbanista francês Alfred Agache, convocado para dar à cidade os mesmos ares de evolução que outros municípios vinham recebendo. Idealizada como uma área […]

Continuar lendo
Conheça o bairro Centro Cívico

Curitiba, a capital da qualidade de vida

Curitiba, graças à sua grande rede hoteleira e gastronômica, é conhecida como a capital brasileira do turismo de negócios. Contando com novos e numerosos centros de exposições, Curitiba também atrai muitos turistas que vêm para apenas visitar a cidade ou participar de eventos, assim como gente que busca assinar contratos de negócios e estabelecer moradia […]

Continuar lendo
Curitiba, a capital da qualidade de vida

Arquitetura em Curitiba: as 10 principais obras para se conhecer

Arquitetura em Curitiba A cidade conta com uma diversidade incrível de estilos arquitetônicos, antigos e modernos, enriquecendo sua paisagem urbana e representando um patrimônio cultural muito amplo. A arquitetura encontrada em Curitiba é reflexo da forte influência trazida pelos imigrantes, oriundos de diversos países, principalmente europeus. São prédios com arquitetura eclética, neoclássica, colonial, bizantina, oriental e […]

Continuar lendo
Arquitetura em Curitiba: as 10 principais obras para se conhecer

Conheça o bairro Pinheirinho

Bairro Pinheirinho O bairro Pinheirinho é um dos maiores bairros de Curitiba, localizado na região Sul da cidade – fazendo divisa com os bairros Capão Raso, Xaxim, Sítio Cercado, Tatuquara e Cidade Industrial – e considerado um dos principais centros de comércio popular, concentrado especialmente na Av. Winston Churchill, principal via do bairro. Localizado próximo […]

Continuar lendo
Conheça o bairro Pinheirinho

Como aproveitar a linha de turismo em Curitiba

Linha de turismo em Curitiba Turisticamente falando, em Curitiba, os bairros não possuem identidade própria, exceto Santa Felicidade, por isso, é difícil fazer um roteiro bairro a bairro, a fim de explorar cada região da cidade, como é possível fazer em São Paulo, por exemplo. Portanto, quando estiver na cidade, o seu itinerário turístico será […]

Continuar lendo
Como aproveitar a linha de turismo em Curitiba

TOP 10: Hamburguerias em Curitiba

Pelo fato do hambúrguer ser um lanche popular entre muitos moradores de Curitiba, o número de hamburguerias na cidade é grande e a cada ano são abertos novos estabelecimentos desse segmento. Por ser um dos lanches mais famosos do mundo, o hambúrguer tem um lugar muito especial no coração dos curitibanos. Além disso, outro ponto […]

Continuar lendo
TOP 10: Hamburguerias em Curitiba

Conheça o Bairro Ecoville

Bairro Ecoville Até algum tempo atrás, pouco se ouvia falar no nome Ecoville, em Curitiba. Porém, com o superaquecimento do mercado imobiliário e do setor da construção civil, desde 2006, o nome tornou-se sinônimo de bom lugar para se morar. E não é para menos, afinal, a região – que engloba parte dos bairros Mossunguê, […]

Continuar lendo
Conheça o Bairro Ecoville

Aluguel social em Curitiba, pode fazer prédios abandonados voltarem à vida

Aluguel social em Curitiba Você já se perguntou por que os imóveis abandonados em Curitiba não são utilizados para abrigar famílias que estão nas ruas, em condições de risco? Pois saiba que muitos também já se questionaram sobre isso, e a realidade atual da cidade confirma que esse projeto tem tudo para dar certo, já […]

Continuar lendo
Aluguel social em Curitiba, pode fazer prédios abandonados voltarem à vida

Conheça o Bairro Santo Inácio

Bairro Santo Inácio. Quem visita o Parque Barigui, o mais famoso e frequentado parque de Curitiba, pode não fazer nem ideia de que está no bairro Santo Inácio. Localizado a 5,5 km do marco zero de Curitiba – na Praça Tiradentes –, o Santo Inácio é um bairro residencial de terreno íngreme e que faz […]

Continuar lendo
Conheça o Bairro Santo Inácio

Conheça o Bairro Atuba

Bairro Atuba O Bairro Atuba faz divisa com os bairros Santa Cândida, Tingui e Bairro Alto. Localizado na região nordeste da capital paranaense, com área total de 4,27 km² e população de cerca de 12.632 habitantes, seus principais pontos de referencia são o Parque Atuba e o Rio, de mesmo nome. Segundo historiadores, a região […]

Continuar lendo
Conheça o Bairro Atuba

Conheça o Bairro Alto Boqueirão

Bairro Alto Boqueirão A primeira impressão que se tem do bairro Alto Boqueirão, localizado na periferia de Curitiba, na divisa com o município de São José dos Pinhais, é que ele não passa de uma simples cidade do interior do estado. Com construções baixas, bastante área verde e comércio local intenso, o forte da região […]

Continuar lendo
Conheça o Bairro Alto Boqueirão
Mais notícias de Curitiba