Conheça os 7 Melhores Parques de Curitiba Para Passear em Família
Além do Jardim Botânico, quais outros espaços estão na lista dos melhores parques de Curitiba? Leia o artigo para descobrir!
De acordo com a prefeitura municipal da capital paranaense, a cidade conta com incríveis 17 milhões de metros quadrados de área verde. Com tantas opções, fica difícil escolher quais os melhores parques de Curitiba para passear em família.
Por isso, para ajudar você a decidir o destino do próximo piquenique ou passeio de bike, confira agora uma lista com os melhores espaços ao ar livre para aproveitar em um fim de semana ensolarado!
Os 7 melhores parques de Curitiba para aproveitar em família
Se você quer conhecer os melhores parques de Curitiba e, ainda, visitar pontos turísticos da capital do Paraná, esse artigo é para você!
Afinal, muitas dessas áreas externas são, também, marcos da cidade.
Uma dica para aproveitar esse passeio com muita tranquilidade é usar a linha especial de ônibus que passa por diversos pontos da cidade, chamada de Linha Turismo. Com uma passagem, você pode fazer um embarque e reembarques ilimitados sem a necessidade de comprar um novo ticket. Tudo de bom, não é?
Portanto, veja, a seguir os 7 melhores parques de Curitiba para aproveitar em família:
1. Jardim Botânico
Com toda a certeza, esse é um dos melhores parques de Curitiba e também um dos mais conhecidos.
O espaço de preservação é o mais visitado da cidade e é parada obrigatória tanto para turistas quanto para quem tem casa ou apartamento em Curitiba.
O Jardim Botânico foi inaugurado em 1991 e chama a atenção pelos seus jardins em estilo francês, com muitas flores e espécies da fauna brasileira distribuídas em formas geométricas.
A grande estufa, símbolo da cidade inspirado no Palácio de Cristal de Londres, abriga plantas da Floresta Atlântica e atrai pesquisadores do mundo inteiro. Todo acervo é identificado e documentado para informar aqueles que resolvem respirar o ar puro do Jardim Botânico.
O local abriga o Museu Botânico Municipal, um espaço de estudo e pesquisa que contém mais de 400 mil exemplares da fauna brasileira.
Aproveite para se aventurar no Parque das Sensações. Lá, o visitante é convidado a desapegar da visão e identificar plantas pelo tato e olfato. Uma diversão e tanto para adultos e crianças!
É importante lembrar que o Jardim Botânico foi pensado como um lugar que contribui para a preservação e educação ambiental, então o parque tem algumas regras que precisam ser seguidas.
O parque fica localizado na Rua Engenheiro Ostoja Roguski, no Bairro Jardim Botânico. O horário de funcionamento varia no verão (das 6h às 20h) e no inverno (6h às 19h30).
2. Parque Barigui
O Barigui é ideal para quem deseja praticar esportes, isso porque ele conta com uma grande área plana, sendo um excelente parque para andar de bicicleta em Curitiba.
Além disso, independentemente do dia da semana, é comum encontrarmos grupos praticando corrida e yoga.
São muitas as opções de lazer no Parque Barigui, que é cercado por churrasqueiras, ideais para confraternizar em família.
Se você não abre mão de uma vista privilegiada, não deixe de contratar o passeio de helicóptero disponível por lá. São seis minutos de voo por cerca de dez pontos da cidade.
O parque fica na Avenida Cândito Hartmann, no Bairro Bigorrilho, e fica aberto durante todo o dia.
3. Parque Tanguá
Você sabia que o Parque Tanguá é considerado o melhor lugar para assistir ao pôr-do-sol na capital paranaense?
Certamente, essa característica, por si só, já seria suficiente para incluí-lo como um dos melhores parques de Curitiba, não é mesmo?
Mas, além disso, ainda existem muitos outros motivos para visitar essa área verde! Nesse espaço, os visitantes podem subir em um mirante de 65 metros de altura para aproveitar a beleza dos jardins.
Outra dica é conhecer, também, o Jardim Poty Lazzarotto, que faz uma homenagem ao artista plástico que coloriu a cidade com seus murais em cerâmica.
Aliás, no parque, também foi feito um túnel entre as pedras, por onde turistas e moradores podem andar em uma passarela sobre o lago e registrar momentos de belas paisagens naturais.
A área verde está localizada na Rua Oswaldo Maciel, no Bairro Pilarzinho, e está aberta diariamente das 8h às 19h.
4. Parque Bacacheri
O portal de entrada no parque simula a chegada ao paraíso, com pirâmides e arcos coloridos que atraem boas energias.
E é isso mesmo o que acontece: visitar o Parque Bacacheri é capaz de tirar qualquer peso dos ombros.
O Parque Bacacheri é uma área verde de 152 mil metros quadrados e atrai famílias todos os dias da semana.
A princípio, o local é ótimo para quem vai com as crianças, que marcam presença no playground e ficam atiçadas para empinar pipas entre as áreas livres de árvores e fios de luz.
Aliás, aproveite para colocar a saúde em dia na pista para andar de bicicleta e correr ou nas quadras de vôlei.
Se a intenção for descansar, sente-se à beira do lago e observe os animais da fauna brasileira, como a garça, a saracura e a jaçanã.
O local, que também está na lista de melhores parques de Curitiba, fica na Rua Rodrigo de Freitas, 277, no Bairro Bacacheri e está aberto ao público das 6h às 22h.
5. Passeio Público
Se você nunca imaginou ver uma paca no centro de uma capital, não deixe de visitar o Passeio Público, outro dos melhores parques de Curitiba. Inaugurado em 1886, ele é o mais antigo da capital.
O local é o primeiro zoológico da cidade, que ficou somente com alguns “moradores” após a implantação do atual espaço destinado a eles.
Além disso, aos finais de semana, é comum encontrar entusiastas do xadrez em volta dos tabuleiros disponíveis pelo local.
Não deixe de fazer uma caminhada em volta do lago e de visitar o Terrário, um espaço que abriga mais de 400 espécies de cobras, serpentes e lagartos exóticos.
O espaço está localizado na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, no Bairro Centro. Ele funciona de terça a domingo, das 6h às 20h.
6. Parque São Lourenço
Fundado em volta do Rio Belém, o Parque São Lourenço tem mais de 200 mil metros quadrados de área verde.
Seu espaço oferece aos visitantes um pouquinho da floresta nativa e vários exemplares de araucária, árvore típica do Paraná.
Neste outro exemplo dos melhores parques de Curitiba, você irá encontrar diversos espaços para praticar atividade física, como por exemplo, pistas de rolimã, playground, pista de corrida, churrasqueira e uma ciclovia interligada à capital.
Dentro do parque também existe o Centro de Criatividade da cidade, um espaço que oferece diversas oficinas ao longo do ano.
Para visitá-lo, basta ir até a Rua Mateus Leme, no Bairro São Lourenço, das 6h às 20h.
7. Parque Tingui
Se você quer respirar ar puro em meio a diversas curiosidades culturais, visite o Parque Tingui. Logo na entrada, os visitantes são recebidos por uma estátua de bronze do Cacique Tindiqüera, da tribo Tingüi, que dá nome ao parque e que habitava a região.
Aproveite o gramado para esticar uma canga e fazer um piquenique com a família ou ter momentos românticos à margem do Rio Barigui. Além das belezas naturais, o Parque Tingui também oferece parquinho para as crianças, churrasqueiras, ciclovias e pistas de corrida.
A princípio, não deixe de conferir o Memorial Ucraniano que fica dentro do parque. A construção típica homenageia o centenário da chegada desses imigrantes a Curitiba e abriga uma loja de produtos artesanais.
O espaço fica na Avenida Fredilin Wolf, no Bairro São João, e está aberto diariamente para visitação.
Agora que você já sabe os melhores parques de Curitiba, não deixe de incluí-los nos seus programas de final de semana. Não se esqueça de cuidar do espaço público e levar sua sacolinha para guardar o lixo, se for necessário.
Por fim, se, além das visitas ao ar livre, você deseja aproveitar outras atrações, não deixe de conferir outras dicas do que fazer na capital do Paraná!