Quais os 10 Melhores Bairros para se Morar em Curitiba?
Vai se mudar, mas não sabe por onde começar? O Chaves na mão preparou uma lista dos melhores bairros de Curitiba. Confira.
A capital paranaense possui inúmeros encantos aos seus habitantes e turistas como o Museu Oscar Niemeyer e o Jardim Botânico.
A metrópole é o núcleo produtivo e também um grande polo estudantil do estado, já que sedia a principal unidade da Universidade Federal do Paraná, munida de seu excelente reconhecimento acadêmico.
Seja por motivos estudantis ou profissionais, muitas pessoas buscam não somente a moradia, mas a construção de um novo futuro em Curitiba.
Por isso, ao se mudar para a capital, muitas pessoas são acometidas pela dúvida: quais são os melhores bairros de Curitiba para viver? Confira a seguir!
Os 10 melhores bairros para se morar em Curitiba
Para te ajudar com essa dúvida, o Portal Chaves na Mão elencou os 10 melhores bairros de Curitiba para se morar.
Porém, é importante destacar que as opções não estão assim dispostas por ordem de destaque, e sim seguindo uma ordenação apenas alfabética.
1. Água Verde
É um local carregado de tradicionalismo histórico. Também é válido notar o seu excelente posicionamento, sendo vizinho de outros cinco bairros importantes da cidade:
Esteticamente, esse é um dos melhores bairros de Curitiba e, sem dúvida, se destaca pela sua beleza, mesclando a arquitetura clássica de algumas casas antigas — pertencentes a moradores que vivem há anos no bairro — com ruas integralmente arborizadas.
Além do forte núcleo residencial, o Água Verde proporciona uma vívida variedade para o consumo, sendo permeado de supermercados e demais comércios.
Aliás, existem dois empreendimentos protagonistas no bairro, o Shopping Água Verde e a Arena da Baixada, sede esportiva do clube Atlético Paranaense — também funcionando como centro de eventos nacionais e internacionais.
2. Batel
O Batel é um dos locais mais nobres da cidade. Cercado por sofisticação imobiliária e comercial. Adicione a essa receita inúmeras opções gastronômicas, entre bares, restaurantes e dois shoppings: o Shopping Pátio Batel e o Shopping Crystal.
Consagrado por agradar a extremos, desde quem busca a tranquilidade da Praça do Japão até quem busca morar perto das baladas da cidade.
Em suma, o Batel é um dos melhores bairros de Curitiba para se morar ao casar as preferências dos mais variados habitantes — não sendo demasiadamente residencial, nem predominantemente universitário.
Isso confere uma população mista que encontra no local a satisfação dos seus anseios, seja no agito ou na tranquilidade.Por esse motivo, é considerado um dos locais de maior valorização em toda a metrópole sendo, portanto, uma região consideravelmente nobre.
3. Bigorrilho
Outra opção que prioriza a sofisticação e nobreza residencial, o Bigorrilho é um bairro relativamente pequeno, considerando a extensão regional de outros mais distantes da matriz.
No entanto, esse pequeno cosmos curitibano garante todo o requinte e funcionalidade urbana para quem optar morar ali.
O bairro não tem um teor histórico, sendo em realidade um terreno fértil para os empreendimentos residenciais de luxo, que erguem imponentes torres habitacionais que fazem daquele pequeno núcleo uma curiosa versão do que Higienópolis é em São Paulo.
Além disso, todo o Bigorrilho tem excelente pavimentação, apresentando um bom fluxo de trânsito.
Ainda ressaltamos o excesso bem-vindo de arborização, garantindo um charme imediato do casamento dos empreendimentos com a natureza. É válido dizer que o bairro dispõe de muitos parques e praças, igualmente impecáveis.
4. Cabral
Ao buscar locais para morar em Curitiba, você tem como objetivo encontrar um bairro mais sofisticado? Se sim, com toda a certeza o bairro Cabral é ideal para você, sendo uma das melhores escolhas se tratando de diferenciação e comodidade urbana.
Esteticamente, o Cabral é característico pela arquitetura neoclássica na maioria de suas construções históricas. Destaques especiais do bairro — e de toda Curitiba — são a Igreja Bom Jesus e o Graciosa Country Club, baluartes da história da metrópole há mais de 70 anos.
Para além disso, considere o Cabral como uma garantia de boa moradia em função da grande oferta de estabelecimentos comerciais, como lojas, bancos, supermercados, lotéricas, entre outros.
Outro grande trunfo desse bairro é ser considerado um polo gastronômico, sediando desde restaurantes, pizzarias e cantinas clássicas até novos estabelecimentos franqueados ou autênticos.
Ademais, vale dizer que para famílias o bairro também é um bom lugar para morar, com muitos estabelecimentos educacionais.
5. Centro
Certamente, não há como elaborar uma lista de melhores bairros de Curitiba ou de qualquer outra metrópole sem elencar o núcleo dela, onde tudo acontece.
O Centro concentra tudo o que Curitiba representa ao estado, a unificação e existência de todos os serviços inerentes a uma cidade grande.
No Centro, todas as ofertas são em demasia: muitos apartamentos, muitas escolas, muito entretenimento, comércio e por aí vai.
Definitivamente, não existe nenhum tipo de entretenimento ou serviço que você não possa encontrar no Centro de Curitiba.
Além de tudo, enquanto região central, o valor para aquisição ou locação de imóveis nessa região é menor do que nas vizinhas mais nobres.
Quem gosta de atividades culturais não passará vontade no Centro de Curitiba, seja pela extensa oferta de teatros e museus ou pela história viva que pode se testemunhar no centro histórico da cidade, considerado um dos mais bem preservados de todo o país.
6. Cristo Rei
O Cristo Rei é um bairro que prioriza a tranquilidade habitacional e a funcionalidade urbana.
Os pontos altos estão na divisa com o Alto da XV e Jardim Social, também sediando o mais belo ponto turístico de Curitiba: o Jardim Botânico.
Também precisamos ressaltar a acessibilidade às saídas ao litoral do estado, sem abandonar a comodidade de estar próximo a supermercados, bancos e farmácias.
Devido ao caráter mais residencial e ordeiro, o bairro proporciona inúmeras opções de lazer gratuito, com vários parques propícios a caminhadas contemplativas, passeios de bicicleta, leitura ao ar livre, entre outras atividades de igual teor.
7. Portão
O nome curioso tem justificativa histórica: tropas transportadoras de gado passavam pela região do bairro, que, na época, possuíam imponentes portões, locais para a fiscalização de toda caravana comercial que por ali passasse. O tempo e a função se foram, no entanto, o nome ficou: Portão.
É uma área que mescla a finalidade residencial com a comercial, também tendo uma população diversificada entre aposentados, estudantes e profissionais.
A princípio, o bairro tem destaque municipal pelas feiras que sedia, seja de alimentos ou produtos manufaturados.
8. Santa Felicidade
Trata-se de um dos bairros mais tradicionais da capital paranaense, sendo considerada uma excelente opção à moradia. A região é marcada pelas fortes influências culturais dos imigrantes italianos.
Portanto, o comércio gastronômico da região é bastante valorizado, reunindo inúmeras comodidades comerciais e culturais naquele distrito, isentando o habitante da necessidade de se deslocar à matriz em busca de algum serviço.
Aos residentes do Santa Felicidade, poupam-se esforços para encontrar presença cultural, uma vez que o bairro está repleto de cantinas e cafés coloniais, carregados de história. Para além disso, vale notar que o bairro hospeda um evento tradicionalíssimo em Curitiba, que no ano de 2018 alcançava sua 36ª Edição, a Festa do Frango, Polenta e Vinho.
9. Santo Inácio
O bairro Santo Inácio proporciona aos seus habitantes a proximidade com o maior parque verde de toda Curitiba, o Parque Barigui.
Além disso, ressaltamos a comodidade de residir ao lado de um dos maiores e mais tradicionais shoppings de Curitiba, com fácil acesso à BR 277.
O bairro Santo Inácio oferece tudo isso e é ideal para quem busca tranquilidade e qualidade de vida a um preço mais acessível do que as opções na matriz.
10. Vila Izabel
Esse bairro também tem forte teor histórico, sendo originado por cerca de 1890. Tradicionalmente reconhecido por alguns vestígios de sua arquitetura histórica, sobretudo, é uma das melhores opções para aquelas famílias que buscam a tranquilidade de viver em uma metrópole, em uma casa tradicional, sem recorrer aos apartamentos.
Portanto, o Vila Izabel garante aos seus habitantes viver em um pequeno núcleo arborizado e tranquilo, em uma espaçosa casa, mas sem abrir mão da proximidade com o centro de Curitiba.
Atualmente, é considerada uma opção de excelente custo-benefício, aliando praticidade, educação, comércio e boa convivência.