Conheça o Bairro Boqueirão
Contamos sobre a história do bairro Boqueirão, significado do nome, quando e como surgiu, imigrantes e mais.
Bairro Boqueirão
Localizado na região sudoeste de Curitiba, o bairro Boqueirão é um dos maiores bairros da capital paranaense, com área de 14,80 km² e população de 68.495 habitantes.
Fica há exatos dez quilômetros do centro da cidade, há cerca de vinte minutos de carro.
Sua principal via de acesso é a Avenida Marechal Floriano Peixoto, que conecta o centro à zona Sul, à BR-116 e a São José dos Pinhais.
Portanto, se você quiser conhecer um pouco mais sobre a região, continue acompanhando esse artigo!
Como é o bairro Boqueirão?
O Boqueirão é um bairro predominantemente residencial, apesar de também contar com uma grande atividade comercial.
A princípio, o forte da economia do bairro é a concentração de indústrias, com destaque para o setor automobilístico e polo têxtil.
Além disso, a grande oferta de serviços faz o bairro parecer uma cidade e o acesso facilitado ao comércio é um dos motivos pelos quais os moradores gostam de viver lá.
Origem do nome Boqueirão
Antes de mais nada, é interessante conhecer um pouco sobre a origem do nome e a história do bairro.
A palavra boqueirão tem alguns significados no dicionário.
Alguns deles são: “covão”, “grande boca”, “abertura de um canal”, “rua que dá para o rio” ou até mesmo uma “quebrada entre montes”.
No caso do bairro, o seu nome foi dado pois em um dos campos da região, existia uma cova funda e, os moradores da época, apelidaram o lugar de Boqueirão.
História do Boqueirão
A primeira referência conhecida das terras que, atualmente fazem parte do Boqueirão, são do ano de 1856.
O documento tem registro de uma propriedade chamada Fazenda Boqueirão, que estava em nome do Coronel Manoel Antônio Ferreira, datado de 1856.
Aliás, no documento consta que a fazenda possuía aproximadamente 1.000 alqueires.
Destas terras se sabe que era um grande banhado, porém, de solo fértil e contendo mata nativa.
As atividades feitas na Fazenda Boqueirão eram a extração de madeira e a criação de gados e cavalos.
Em 1855, com a morte do coronel, a área foi partilhada entre os seus filhos: Theolindo Ferreira Ribas e Ubaldina Ferreira de Sá Ribas e uma parte menor para Amélia Ferreira do Valle, que não era filha mais fora criada pelo coronel.
Assim a fazenda foi dividida em três partes desiguais e coube a Theolindo, filho mais velho, a maior parte da propriedade.
Após a divisão, as fazendas ficaram com o mesmo nome, constando em outros documentos da época como sendo “propriedades Boqueirão”.
O Major Theolindo Fererira Ribas manteve a fazenda até 1910 e neste ano ele vendeu a propriedade para Victor Ferreira do Amaral, Homero Ferreira do Amaral e Alexandre Harthey Gutierrez que era casado com a filha de Victor Ferreira.
As famílias Gutierrez e Ferreira do Amaral criaram, em 1933, a Companhia Territorial Boqueirão.
O principal objetivo da Comapanhia era dividir os 960 alqueires da Fazenda Boqueirão em lotes para a venda.
Ao todo, a companhia dividiu o espaço em 12.000 lotes de 15x15m e algumas dezenas de lotes coloniais (chácaras com dois alqueires cada).
A negociação dos lotes começou em 1934 e só terminou em 1982.
O importância dos Menonitas na evolução do bairro
Na história do bairro Boqueirão, não podemos esquecer, também, da enorme contribuição dos Menonitas.
Eles eram imigrantes russos, vindos do estado vizinho de Santa Catarina – os quais instalaram-se na região e compraram a fazenda de Jesuíno Martins – vizinha à Fazenda Boqueirão – nos anos de 1930.
Com os Menonitas instalados na região, o lugar cresceu e desenvolveu-se graças ao surgimento de ações empreendedoras, como por exemplo, a Cooperativa Mista Boqueirão ou a criação de escolas, igrejas e até um cemitério.
São obras dos Menonitas o Colégio Erasto Gaetner, a Igreja Irmãos Menonitas e o Cemitério Municipal do Boqueirão.
Estas obras, de iniciativa da comunidade Menonita, consolidaram o crescimento do bairro tornando-se um dos maiores da capital paranaense.
Além de ser um bairro com uma história legal, também existem ótimas opções de imóveis no bairro Boqueirão que com certeza vão te surpreender!