O melhor do Bigorrilho e o que tem para fazer
O melhor do Bigorrilho em Curitiba e o que tem para fazer de cultura e lazer, educação e saúde, comércio e serviços, opinião dos moradores e muito mais!
Visão Geral do Bigorrilho
Frequentemente chamado de Champagnat (lê-se “Champanhá”), o Bigorrilho deve seu apelido a São Marcelino Champagnat, padre francês canonizado em 1999 pelo Papa João Paulo II.
Mas a origem do bairro se deve justamente à Ordem Marista, da qual São Marcelino foi fundador.
Ele tinha uma chácara que se estendia desde o Bigorrilho até o Mercês.
A região conta com muitas unidades residenciais, principalmente prédios de apartamentos nas principais vias e casas tradicionais em ruas secundárias, mas também dispõe de lojas de rua nos andares térreos de muitos edifícios.
Transporte no Bigorrilho
O trânsito do Bigorrilho tem como facilitadores os binários implementados pela Prefeitura Municipal.
Assim, muitas vias principais e secundárias no bairro contam com mão única, aumentando a velocidade do fluxo de veículos, com uma via paralela seguindo em sentido contrário.
Terminal de Integração Campina do Siqueira
O terminal de integração Campina do Siqueira é um dos mais movimentados de Curitiba, principalmente nos fins de semana, em virtude da proximidade com o Parque Barigui.
Além disso, o terminal comporta pontos de importantes linhas de ônibus, como o ligeirinho Inter 2 e o expresso biarticulado Centenário/Campo Comprido, que liga o extremo leste de Curitiba ao extremo oeste, e facilitam o acesso ao centro da cidade e a outros bairros mais distantes.
Fica na R. Padre Anchieta, 0.
Mas o bairro tem diversas opções de lazer para a população, e essas são aproveitadas por moradores de todos os bairros da cidade, graças ao fácil acesso – seja pelo transporte coletivo, seja por automóveis particulares.
Parque Barigui
Batizado com o nome do rio que o corta, e que forma o lago que ocupa boa parte da área do parque, o Barigui é um dos maiores e mais antigos parques da cidade.
Implantado como medida de prevenção de enchentes na região mais baixa do Bigorrilho, o parque conta com pistas de caminhada/corrida e ciclovias que dão a volta no lago, equipamentos de academia ao ar livre, pistas de aeromodelismo, quiosques com churrasqueiras, e um heliporto de onde saem voos panorâmicos pela região.
Mas também são encontradas estruturas como o Centro de Exposições de Curitiba e o Museu do Automóvel (situado na R. Cândido Hartmann).
O parque dispõe de amplo estacionamento para receber moradores e turistas, além de servir de moradia para a fauna local – como as capivaras e diversas espécies de aves – que vivem livremente pela área.
O Parque Barigui tem acesso liberado 24h por dia, e é encontrado entre a Av. Manoel Ribas e a BR-277, com entradas pela BR-277 e pela Av. Cândido Hartmann.
EcoEstádio
No vizinho Mossunguê, mas separado do Bigorrilho apenas pela BR-277, o Complexo Esportivo J. Malucelli Futebol – mais conhecido como EcoEstádio Janguito Malucelli, uma vez que foi construído sem a utilização de concreto – é a casa do J. Malucelli Futebol S.A.
Fundado em 1998, o “Jotinha” – como é carinhosamente chamado por torcedores de todos os times da capital – é o primeiro clube-empresa do Brasil. Por 3 anos chamou-se Sport Club Corinthians Paranaense, mas a parceria com o time paulista durou pouco e o J. Malucelli voltou à ativa em 2012.
Mas atualmente, o clube disputa a primeira divisão do Campeonato Paranaense, a Copa do Brasil, e a Série D do Campeonato Brasileiro. O EcoEstádio tem acesso pela BR-277, em frente ao Parque Barigui.
Praça da Espanha
A Praça da Espanha também é um espaço de lazer muito conhecido pelos moradores do Bigorrilho.
O lugar costuma atrair desde crianças, até jovens e adultos em busca de diversão e cultura.
Todos os sábados o movimento é bem intenso no local onde acontece a famosa Feira de Antiguidades, além de exposição de carros e outras atividades como pintura para crianças e prática de yôga, mas o que realmente tem atraído a atenção de visitantes e moradores é o projeto Batel Soho.
Inspirado nos bairros Soho de Nova York, o projeto foi desenvolvido por vários empresários da região da Praça da Espanha que juntos decidiram criar um circuito de compras, gastronomia e lazer que proporciona uma ótima experiência aos visitantes e também aos moradores dos bairros Batel, Bigorrilho e Centro que é onde o circuito está concentrado.
Gastronomia e Vida Noturna no Bigorrilho
O bairro, eminentemente residencial, conta com algumas opções bastante conhecidas de restaurantes e bares, além daqueles encontrados no Parque Barigui.
Mas também tem destaque a baixa gastronomia, com seus cachorros-quentes e lanches rápidos.
Praça da Ucrânia
Toda sexta-feira, a partir das 17h aproximadamente, os mais de 3 mil m² da praça no alto do Bigorrilho se enche de gente em busca do que há de melhor na comida de rua em Curitiba.
Tão tradicional quanto as feiras da Praça Osório, a Feira Gastronômica da Praça Ucrânia reúne 26 barracas de comidas típicas da culinária de diversas regiões brasileiras e de outros países (como própria Ucrânia, Alemanha, Japão, etc).
Ao mesmo tempo, para quem prefere cozinhar em casa, ocorre a Feira de Orgânicos, com 9 barracas oferecendo frutas, verduras, legumes, sucos e geléias especiais.
A Praça da Ucrânia se situa na R. Cândido Hartmann, 0 entre as ruas Padre Anchieta e Capitão Souza Franco.
Madero Sports Bar
O primeiro restaurante temático da franquia Madero é ponto de encontro de fãs do esporte das mais diversas categorias.
Jogos de futebol, vôlei, basquete, futebol americano, além de competições de artes marciais e esportes radicais são frequentemente transmitidos nas várias telas disponíveis no bar, sempre em 6 canais diferentes, e para quem faz questão de acompanhar cada detalhe das transmissões, o bar oferece a utilização de headphones para que o áudio faça parte da experiência.
Mas no cardápio, além dos sanduíches clássicos, o destaque fica para as sobremesas especialmente desenvolvidas para o ambiente, e que incluem um Sundae gigante para ser compartilhado por quem divide a mesma mesa.
O endereço do Madero Sports Bar é na R. Coronel Dulcídio, 95, em frente à Praça Espanha.
Educação e Saúde no Bigorrilho
O Bigorrilho não conta com tantas escolas de Ensino Médio quanto outros bairros, mas é endereço de duas das principais instituições de Ensino Superior de Curitiba: A Universidade Tuiuti do Paraná e a Faculdade Evangélica.
Entretanto a região também tem uma estrutura de atendimento à saúde bastante diversa, com hospitais de porte e importância na sua área geográfica.
Universidade Tuiuti do Paraná
Tradicional universidade particular, a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) oferece cursos de graduação e pós-graduação – especialização, mestrado, e doutorado – em diversas áreas do conhecimento.
Mas um de seus principais Campus – o Campus Barigui – está no Bigorrilho, com vistas para o parque a partir de um mirante próximo ao estacionamento, e tem acesso pela R. Sydnei A. Rangel, 238.
Hospital Universitário Evangélico do Paraná
Vinculado ao curso de Medicina da Faculdade Evangélica do Paraná, o Hospital Universitário Evangélico do Paraná foi fundado na década de 1950 por iniciativa de várias denominações evangélicas de Curitiba.
Por isso tinha o intuito de atender à crescente demanda por atendimento especializado na época.
Entretanto atualmente é o maior complexo hospitalar privado do estado, com 548 leitos – sendo 452 desses leitos para atendimento exclusivo ao SUS – e 530 médicos credenciados em 36 especialidades distintas.
Mas também possui UTI neonatal e um Banco de Leite Humano para atendimento de recém-nascidos, além do primeiro Banco de Pele Humana do Paraná.
Fica na Alameda Augusto Stellfeld, 1908.
Comércio e Serviços no Bigorrilho
A atividade comercial do Bigorrilho é intensa, desde as lojas de rua na Av. Padre Anchieta até os vários shopping centers instalados na região.
Park Shopping Barigui
Um dos maiores shoppings de Curitiba, o Park Shopping Barigui comporta 314 lojas que oferecem todo tipo de produto.
Livrarias, lojas de eletrônicos, utilidades domésticas e decoração, moda (masculina, feminina, e infantil), brinquedos, adegas, e chocolaterias fazem parte do catálogo instalado.
Além disso, o shopping conta com cinemas gerenciados pela rede Cinemark, central de jogos Hot Zone, praça de alimentação com 30 estabelecimentos e o Park Gourmet, um setor de gastronomia com 7 restaurantes referenciais.
Entretanto o acesso pode ser feito pela BR-277, pela Av. Mário Tourinho, ou pra R. Padre Agostinho.
Encontre milhares de ofertas de imóveis no Bigorrilho