Bairro São Francisco: Histórico e Fascinante
O Bairro São Francisco é uma das regiões mais antigas da capital paranaense e também conta um pouco sobre a história de Curitiba!
Bairro São Francisco
O São Francisco é um bairro histórico e uma das regiões mais antigas Curitiba, fazendo divisa com os bairros Bom Retiro, Centro, Centro Cívico e Mercês.
O bairro conta com diversas opções de lazer e turismo, o que faz do bairro um ótimo lugar para relaxar e se divertir.
Além disso, o bairro conta com casarões preservados e espaços onde a história da cidade foi construída.
Portanto, se você conhecer conhecer um pouco mais sobre o bairro São Francisco, continue acompanhando esse artigo com a gente!
Pontos turísticos e lugares para visitar
Em primeiro lugar, vamos falar um pouco mais sobre os pontos turísticos do bairro, alguns deles são:
Localizado próximo ao marco zero de Curitiba, na Praça Tiradentes, o bairro desenvolveu-se atrás da Capela de Nossa Senhora da Luz, impulsionado pelo comércio e pelo período da erva-mate.
Por conta disso alia o “novo” e o “velho” com tanta perfeição, com construções do século XVII ao lado de prédios novos e modernos.
São Francisco: bairro que já presenciou muita história
Ao longo do tempo, o bairro São Francisco já presenciou vários fatos marcantes, ligados a cultura, religião, comunicação ou a fatores sociais, o que faz dele um lugar histórico.
A mais antiga Igreja da cidade, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas, que fica nos limites do bairro São Francisco, surgiu entre 1752 e 1783.
Aliás, foi nesse período em que a região era caminho de passagem para os tropeiros.
Além disso, o seu lado, está localizada a construção mais antiga da cidade, chamada atualmente de Casa Romário Martins.
O local inicialmente servia de moradia para algumas pessoas, açougue e armazém de secos e molhados.
A duas construções compõem parte do popular Largo da Ordem, cujo nome original é Largo Coronel Enéas.
Ademais, o espaço, que já se chamou Páteo da Capela e Páteo de São Francisco das Chagas, recebe aos domingos a tradicional Feirinha do Largo, que recebe milhares visitantes.
Na metade do século XIX, a região começou a ser povoada por imigrantes, principalmente alemães e italianos.
Com isso, sofreu influência dessas culturas, na arquitetura, comércio, gastronomia e questões sociais.
E no final do século, a região foi tomada pela Revolução Federalista.
O Palacete Wolf, por exemplo, foi transformada em quartel e a Praça João Cândido era palco de conflitos entre Maragatos e Picapaus.
Modernização do bairro São Francisco de 1900 a 1930
1900 a 1910
Na virada do século XIX para o século XX que a região começou a se modernizar.
Alguns bondes puxados à burros e mulas ligavam a Rua Assungui, atual Mateus Leme, no cruzamento com a Rua do Serrito, atual Carlos Cavalcanti, ao Batel, passando pelo Largo da Ordem, a Catedral, a Rua das Flores, Praça Osório, e Comendador Araújo.
Em 1906, começaram as obras para a construção do Reservatório de água do São Francisco, que foi inaugurado no dia 24 de agosto de 1908.
Na parte mais alta do bairro existe outra referência história, a Praça João Cândido, onde está situada as Ruínas de São Francisco, obra inacabada que é cercada de lendas.
Iniciada por franciscanos, a construção seria a Igreja de São Francisco de Paula, mas não foi concluída.
Atualmente, o local possui cercas e grandes, que servem para preservar o local, que é um tido como um patrimônio de Curitiba.
Ao lado das Ruínas está o Belvedere, construção de 1915. A casa já abrigou a primeira rádio do Paraná (e terceira do Brasil), já foi observatório astronômico e meteorológico e desde 1962 é a sede da União Cívica Feminina.
1930
Na década de 30, a região começou receber a visita de feirantes, com descendência alemã, italiana ou polonesa.
Os comerciantes saiam de seus bairros e iam até o São Francisco para vender ovos, legumes, verduras, galinhas, queijos, salames e frutas, se reunindo principalmente no Largo da Ordem.
Os cavalos costumavam beber água na fonte do Largo, instalada em 1932 e mantida até hoje.
Esse foi um dos principais movimentos que tornaram a região um polo comercial. Na década seguinte, período da Segunda Guerra e do Varguismo, a região sofreu algumas ações que marcaram a população.
A Sociedade Garibaldi foi ocupada por militares brasileiros, tirando assim os italianos de “sua casa”, já o Clube Concórdia foi depredado, por conta da proibição de que professores alemães pudessem lecionar.
Racionamento de comida e blackouts eram constantes, até que a situação na Europa se resolvesse.
Conclusão
Por conta de sua importância e por ser um local histórico, o bairro São Francisco e a região do Largo da Ordem foi considerada Setor Especial de Preservação Cultural, através de lei municipal.
Além disso, a famosa feirinha do Largo da Ordem é um dos locais mais visitados nos domingo Curitibanos.
E não para por ai, a região também conta com prédios históricos, museus e outros lugares ideias para quem está a fim de para passear durante toda a semana.
Outro ponto que chama muito a atenção na região é a vida noturna, que é muito agitada, principalmente aos fins de semana.
Por isso, se você gosta de lugares históricos e pretende morar na região, entre em nosso portal e encontre as melhores opções de imóveis no bairro São Francisco!