O melhor do Bairro Alto e o que tem para fazer
Bairro Alto em Curitiba: conheça o transporte, pontos de referência, gastronomia e vida noturna no Bairro Alto.
Visão Geral do Bairro Alto
O Bairro Alto possui área de 7,02 km², densidade de 59,89 habitantes por km² e população que passa de 40 mil habitantes.
Vizinho do Atuba, Bacacheri, Jardim Social, Tarumã e Tingui.
O bairro é cercado por rios e preserva boa parte de seus recursos naturais, além disso é dono de um dos terrenos mais altos da cidade em relação ao nível do mar. Suas ruas intercalam grandes ladeiras e subidas.
O Bairro Alto e o Atuba foram os primeiros a receber os desbravadores portugueses, que saíram de Paranaguá em busca de novas minas de ouro, em meados do século XVII.
Portanto o grupo estabeleceu moradia às margens dos rios Atuba e Bacacheri, dividindo território com os índios e os campos de Pinheiro.
No final do século, a escassez de ouro obrigou o grupo a se mudar, e a escolha então foi a área onde futuramente seria criada a Praça Tiradentes.
Devido a mudança, a região ficou conhecida como Vila Velha, posteriormente voltando a ter grande importância histórica na formação de Curitiba somente no século XIX.
Nessa época, o Bairro Alto já era um dos 27 quarteirões de Curitiba – equivalente à divisão de bairros.
No começo do século XX, o Bairro Alto ainda era coberto por regiões de campos, bem como na época da chegada os primeiros moradores, três séculos antes.
Foi somente em 1930, que a população da região começou a crescer, com destaque para a chegada da família de Paulo Friebe, que estabeleceu no bairro uma das primeiras chácaras e, dessa maneira dez anos depois, a região já era ocupada por muitos fazendeiros.
Mas, apesar da grande ocupação territorial, o bairro ainda contava com poucos moradores.
Os produtos gerados pelas chácaras eram comercializados entre os “vizinhos”, ou consumidos pelos próprios produtores.
Transporte no Bairro Alto
O terminal do Bairro Alto, localizado na Rua José De Oliveira Franco, esquina com a Rua Jorn. Alceu, além de atender diversas regiões, ainda conta com serviço de lanchonete e caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal. Tendo as seguintes linhas:
Interbairros
Diretas
Alimentadoras
Troncais
Madrugueiras
Principais Vias
Pontos de referência
Cultura e Lazer no Bairro Alto
Além da visão privilegiada de Curitiba que alguns pontos do bairro oferecem, há também um bosque; sete praças; dez jardinetes; um lago e um Núcleo Ambiental.
Assim os principais destaques do Bairro Alto são:
Bosque Irmã Clementina
O bosque da Irmã Clementina, com 19 mil m², foi inaugurado em 2008, em homenagem a Clemence Bertha Van Hombeeck (Irmã Clementina), freira e pedagoga belga naturalizada brasileira (1927-2002) e diretora do vizinho Colégio Madalena Sofia.
O projeto contempla uma grande praça de acesso, pisos com desenhos circulares em paralelepípedo, praça principal com detalhes em piso em petit-pavê, pórtico, pedestal e busto em homenagem a Irmã Clementina, bancos de praça, pergolado em madeira e paisagismo com espécies nativas.
Além disso a área de lazer com trilhas, lago, playground e área arborizada, a grande novidade do espaço é a Trilha do Conhecimento e a homenagem aos escritores paranaenses.
Painéis colocados ao longo da pista de caminhada homenageiam 13 escritores paranaenses, com trechos de suas obras.
São eles então Adélia Maria Woellner, Airo Zamoner, Chloris Casagrande Justen, Eduardo Hoffmann, Heliana Grudzien, Horácio Ferreira Portella, Janske Niemann Schlenker, José Vanderlei Resende, Marilda Confortin, Marilda Menegazzo, Rubens Roberto Habitzreuter, Túlio Vargas (in memoriam) e Valério Hoerner Júnior.
Largo dos Colonizadores e Estátua do Cacique Tindiqüera
O Largo dos Colonizadores é um espaço que homenageia as famílias que ocuparam a região do Bairro Alto, desde seu surgimento, em 1939.
Assim sendo uma área de encontro e de lazer para toda a comunidade, localizado próximo ao terminal de transporte coletivo.
Há também no local uma estátua de 2,60 metros do Cacique Tindiqüera, colocada sobre uma coluna de aço de seis metros de altura.
O cacique Tindiquera pertencia à tribo Tingui, e vivia na região onde hoje é o Bairro Alto.
A sua estátua representa a história da colonização de Curitiba, pois, reza a lenda que os portugueses foram guiados pelo índio em direção ao centro de Curitiba, para estabelecer um núcleo definitivo da cidade.
Este local era um antigo cemitério indígena que contudo não alagava.
Ali foi construída a famosa catedral de Curitiba e a Praça Tiradentes.
Gastronomia e Vida Noturna no Bairro Alto
Alecrim Dourado
O Restaurante Alecrim Dourado (localizado na Rua Percy Feliciano de Castilho, 970 – Bairro Alto) tem certamente uma proposta diferente de todos os restaurantes da região.
Afinal oferece pratos elaborados, com ingredientes frescos e de qualidade por preços acessíveis.
O cardápio é balanceado e toda semana há um prato diferente.
Bem como o prato Brasileirinho é a melhor opção para o dia a dia: saladas, carboidratos e proteínas.
A Dobradinha, Peixe na Telha, Feijoada e Barreado, também são algumas das opções. Informações: (41) 3367-3271.
Resistência Rock Bar
O Resistência Rock Bar é um bar gourmet, com cardápio variado de comidas e bebidas.
De quarta a sábado tem música ao vivo, além disso conta com um telão com vídeos clássicos e inéditos de rock and roll.
Acomoda cerca de 130 pessoas confortavelmente. O local ideal para você curtir o bom e velho rock and roll com sua família e amigos.
Informações: (41) 3367- 5448.
Educação e Saúde no Bairro Alto
Colégio Madalena Sofia
Fundado na década de 50, com o nome de Colégio Sacré-Coeur, teve importante papel no desenvolvimento da região do Bairro Alto.
Em um terreno de 8 alqueires, o Colégio Madalena Sofia é até hoje referência no ensino, instalado então em uma imponente construção, inaugurada em 1959.
Encontra-se entre os bairros Jardim Social, Bacacheri e Capão da Imbuia, estando à apenas 700 m da Linha Verde e atende todas as etapas de ensino, do berçário ao terceirão, com salas específicas para cada nível de ensino e professores capacitados.
Informações: (41) 3281-1200.
Unidade Municipal de Saúde – Bairro Alto
Realiza atendimentos de enfermagem, médico e odontológico, com as seguintes especialidades: clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia.
Desse modo ele oferece serviços de curativo, retirada de pontos, aplicação de injeção, nebulização, imunização, pré-natal, coleta de material para exame laboratorial, coleta de citopatológico, vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis, encaminhamento para internamento e para consultas especializadas.
Desenvolve atividades programadas para grupos específicos através do Programa Mãe Curitibana, Atenção à Saúde da Criança, Hipertensos, Diabéticos, Planejamento Familiar, Saúde Mental, Adolescente e outros, bem como, atividades de promoção à saúde e estímulo à prática de atividades físicas e hábitos saudáveis.
O atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 22h.
Informações: (41)3315-2291.
Comércio e Serviços no Bairro Alto
A região é considerada polo econômico de Curitiba fora do eixo central, contundo tendo forte destaque para comércio e indústrias.
Um bairro que certamente gera boas oportunidades de empregos, negócios e também de serviços para toda a comunidade.
Nas ruas é comum encontrar salões de beleza, concessionárias de automóveis, entre outros estabelecimentos com lojas integradas.
O bairro também conta com o Shopping Bairro Alto, inaugurado em 2011.
Sua estrutura oferece um mix de lojas que atende sobretudo a todos os estilos, estacionamento gratuito (coberto ou aberto), segurança e monitoramento, praça de alimentação, farmácia, serviço psicopedagógico, salão de beleza e estética, estúdio de tatuagem, academia completa, serviço Banco24Horas, e serviços de informática e acessórios.
Encontre ofertas de imóveis no Bairro Alto