O melhor do Alto da Rua XV em Curitiba e o que tem para fazer
O melhor do Alto da Rua XV em Curitiba e o que tem para fazer de cultura e lazer, educação e saúde, comércio e serviços.
O bairro Alto da Rua XV em Curitiba (também chamado de Alto da XV) tem aproximadamente 8.683 habitantes e área de 1,50 km² – uma média de 58 habitantes por km².
Reza a lenda, que o bairro recebeu este nome por volta de 1902, pois havia um morro alto na Rua XV de Novembro, onde se tinha uma bela vista panorâmica da cidade e, por isso, os moradores colocaram o nome de Alto da Rua XV.
Grande parte da população do bairro Alto da XV em Curitiba é formada por descendentes de imigrantes europeus, onde desenvolviam diversas culturas agrícolas.
Atividade, aliás, que supriu as necessidades da cidade durante muito tempo.
Foi também no Alto da XV que surgiu o primeiro Buffet por quilo no Brasil – o famoso Gulliver, que continua em funcionamento e oferecendo um cardápio variado com o melhor da culinária Brasileira, Americana, Mexicana e outras deliciosas sobremesas.
Além disso o bairro, que comporta muitos prédios residenciais, está localizado na parte centro-leste de Curitiba e, graças à sua altura acima dos demais, proporciona um maravilhoso mirante: a Praça das Nações, de onde se pode contemplar um dos mais belos panoramas da cidade.
Aos redores estão situados os bairros Alto da Glória, Centro, Cristo Rei, Hugo Lange, Jardim Botânico, Jardim Social, Juvevê e Tarumã.
História do Alto da XV
Uma curiosidade sobre o Alto da XV é que, antigamente, o bairro era constituído por terras banhadas que contudo deixava o acesso à região limitado.
Conforme esse fato, o local serviu de sede para a construção do Hospital de isolamento de Curitiba, que hoje é chamado de Hospital Oswaldo Cruz.
O bairro Alto da XV trata-se de um lugar calmo, já que está entre os bairros com menores índices de homicídios dolosos.
Os dados do Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras, divulgado em 2014, exibe um ranking com os melhores e os piores bairros de Curitiba.
Como resultado em companhia de seus bairros vizinhos Cristo Rei e Jardim Botânico, o Alto da XV está em 7º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal apresentando 0,929 (IDHM) e expectativa de vida de 80 anos.
Portanto, um bairro que oferece segurança e qualidade de vida à sua população.
Transporte no Alto da XV
O bairro conta com o Terminal – Sites, exclusivo para o Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial.
Este sistema é operado com ônibus diferenciados e se destina a alunos com deficiência, matriculados em escolas especiais, desde que atendidos aos critérios estabelecidos.
Está localizado na Rua Padre Germano Mayer.
Informações: (41)3363-8037.
Linhas de ônibus
Principais Vias
Pontos de referência
Cultura e Lazer no Alto da XV
Este bairro é muitas vezes usado como palco para vários artistas de rua ou pessoas que comercializam produtos de própria fabricação, principalmente peças de artesanato.
É comum assim também, haver eventos sociais e culturais no local.
Praça das Nações
Mas é o mirante da Praça das Nações que costuma receber diariamente visitantes e moradores interessados em apreciar uma das mais belas vistas da cidade.
De lá, é possível ver o sol se pôr e, por estar em uma região elevada e sem prédios na frente, a vista da cidade e de alguns bairros adjacentes é bastante ampla.
O bairro Alto da XV também guarda um tesouro histórico, então localizado na Rua Fernando Amaro, em um belíssimo trecho arborizado não muito distante do Estádio Couto Pereira: o complexo cultural A Fábrika, com mais de 30 anos de história.
A Fábrika
O espaço, onde funcionou a fábrica de fitas e bandeiras Venske até 1980, foi recuperado e seus pavilhões ocupados um a um por cursos de idiomas, academia de ginástica, escola de dança, a redação do Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo, além disso tem empreendimentos com viés cultural.
Sem dúvidas, uma belíssima obra arquitetônica.
No pátio interno da Fábrika tem algumas vitrines com amostras dos produtos produzidos pela antiga empresa e alguns dos equipamentos que ela utilizava, assim também como registros da época, fotografias e outras informações.
Trata-se também de uma Unidade de Interesse de Preservação.
Para quem deseja visitar, ela está localizada na esquina das ruas Ubaldino do Amaral e Reinaldino Schaffemberg de Quadros, no Alto da Rua XV, em frente à Praça do Expedicionário.
Outros dois imóveis que podem ser considerados duas grandes arquiteturas históricas do bairro, é o Conjunto Independência e o Conjunto Cosmos, ambos localizados na Av. Senador Souza Naves.
São obras de 1968 da Construtora Independência e projeto do engenheiro e arquiteto modernista Jaime Wasserman.
O Independência tem 128 apartamentos, em diversos blocos de quatro andares.
Já o Cosmos, que fica em frente do Independência, possui quatro grandes torres com 26 andares cada.
Os dois conjuntos apresentam uma linha modernista à Le Corbusier.
Gastronomia e Vida Noturna no Alto da XV
Para quem não dispensa uma vida noturna agitada e, principalmente, um bom restaurante, tem a opção de frequentar a Rua Itupava, que abriga diversos bares, casas noturnas e restaurantes de qualidade que atendem a todos os tipos de público.
A única questão ruim é que alguns estabelecimentos fecham cedo, mas isso não impede de ter uma noite em um lugar agradável, movimentado.
Cana Benta
Um misto de cantina e boteco, o Cana Benta oferece cachaças com ervas, petiscos e quitutes nordestinos.
Durante o dia, também é servido um almoço executivo com frango, peixe e bife.
Há ainda outras opções à la carte, como o baião-de-dois (feito com carne-seca, arroz, feijão de corda e queijo coalho).
Além disso todos os sábados, a casa oferece feijoada no almoço.
Bem como serve as cervejas Bavaria, Bohemia e Serra Malte. Serve chopes Brahma de 300ml e 500ml, assim também o Brahma Black.
Não tem promoção de bebida ou petiscos no happy hour.
Informações: (41) 3019-6898.
Menina Zen
O Menina Zen está instalado em um casarão de esquina, arejado, que conta com área verde, jardim com redes, aliás tem um mezanino e um deck aquecido de 60 m².
Itens de demolição como: barras de ferro e madeira pesada, fazem parte da decoração rústica do local.
Informações: (41) 3018-5178.
Ambiental Bar
Em atividade desde 2006, o Ambiental Bar está instalado em uma casa de decoração simples e rústica, onde a música ao vivo sempre acontece.
A casa oferece cervejas, destilados e petiscos.
O som é voltado para vários estilos, principalmente dependendo da atração.
Portanto, o estilo surf music prevalece na casa.
Informações: (41) 3023-0903.
Educação e Saúde no Alto da XV
O Colégio Positivo, referência na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, é uma das melhores opções de ensino na região.
Informações: (41) 3335-3535
Também no Alto da Rua XV em Curitiba, está localizado o Campus II da UFPR, que compreende o setor de Ciências da Saúde e o Hospital de Clínicas (Alto da XV).
Endereço: R. Quinze de Novembro, 1299.
O bairro, no quesito saúde, não deixa a desejar.
Além das clínicas e centros médicos particulares, o Alto da Rua XV também oferece algumas opções de hospitais públicos como o Hospital Oswaldo Cruz, Centro Psiquiátrico Metropolitano e Hospital das Nações.
Comércio e Serviços no Alto da XV
No Alto da XV existem muitos comércios, como grandes supermercados, restaurantes, hospitais, pontos de ônibus e tubos de ligeirinhos, que transportam a população para vários pontos da cidade.
O Polloshop Alto da XV também está localizado nessa região, uma ótima opção para compras, com 240 lojas que oferecem produtos de qualidade com um preço agradável.
Na praça de alimentação estão mais 11 opções de restaurantes e lanchonetes, que incluem sorveterias, cafés e empórios.
Há ainda um salão de beleza e estética, serviço de achados e perdidos, acesso facilitado para deficientes e banheiros família.
A única questão é que não possui estacionamento próprio.
Porém, tem estacionamento gratuito na rua com aproximadamente 143 vagas, das quais três são destinadas aos portadores de deficiência e sete para idosos.
Encontre ofertas de imóveis à venda no Alto da XV.