5 Parques para andar de bicicleta em Curitiba
Nada melhor do que andar de bicicleta e apreciar uma linda vista de Curitiba! Então separamos alguns parques para você curtir esse passeio.
A capital paranaense é uma cidade muito conhecida por contar com inúmeros pontos turísticos e um dos atrativos da cidade, sem dúvida, são os parques para andar de bicicleta em Curitiba.
Só para exemplificar, o município conta com mais de 200 km de ciclovias distribuídas por toda a cidade. e além do mais, a meta de prefeitura, é criar 250 km de ciclovias até 2025.
Muitas destas ciclovias estão dentro dos parques ou até mesmo, oferecem conexões entre eles, desta forma, encurtam o tempo para quem vai visitar mais de 2 parques por dia.
Sendo assim, nós do Chaves na Mão criamos uma lista com 5 opções de parques para pedalar em Curitiba.
Acompanhe com a gente!
Parque Barigui
Localizado no bairro Bigorrilho, o parque Barigui é um dos pontos turísticos mais conhecidos do município e atualmente é um dos melhores parques para andar de bicicleta em Curitiba.
Por contar com lindas paisagens, o parque acaba tendo um destaque entre os ciclistas que procuram pedalar enquanto apreciam uma linda vista.
O ponto turístico conta com um espaço de 140 hectares, somando um total de 1.400.000 metros quadrados, o que torna ele o maior parque de Curitiba.
Além disso, o espaço está aberto 24 h por dia durante toda a semana e sua entrada é gratuita.
Parque Tingui
Fundado em 1994, o Tingui oferece uma flora muito diversificada, o que o torna um ótimo espaço para curtir a paisagem enquanto anda de bicicleta.
Aliás, o parque conta com uma ciclovia interna que possui cerca de 5 km.
Outro atrativo é que o Parque Tingui fica localizado a pouco mais de 6 km do Parque Tanguá e a cerca de 8 km do Parque São Lourenço.
Ou seja, se você pretende visitar vários parques em um mesmo dia, o Tingui é certamente uma das melhores opções.
Além disso, um dos pontos turísticos dentro do parque é o Memorial Ucraniano, inaugurado em 1995 em homenagem ao centenário da imigração dos ucranianos na cidade.
O local fica aberto de segunda a domingo, das 06:00 às 20:00.
Parque São Lourenço
Situado no bairro que leva o mesmo nome, o Parque São Lourenço foi inaugurado em 1972, e desde então é um dos parques preferidos dos ciclistas curitibanos.
O parque oferece uma ciclovia, que inclusive, foi reformada e revitalizada em 2021.
A ciclovia do Parque São Lourenço faz conexão com o Bosque do Papa, Passeio Público, Parque Tingui, Parque das Pedreiras e Parque Barreirinha, o que possibilita que os ciclistas visitem vários parques durante apenas 1 dia.
O parque também disponibiliza uma pista de rolimã, playground com brinquedos, pista de caminhada, entre outras instalações.
Além disso, no espaço também está localizado o chamado Memorial Paranista, maior jardim de esculturas do Brasil, inaugurado em 2020.
O memorial traz réplicas das obras do artista paranaense João Turin e sua entrada é gratuita.
O parque está aberto de segunda a domingo, das 06:00 às 20:00.
Passeio Público
Certamente, o parque mais antigo de Curitiba não pode ficar de fora da lista.
Inaugurado em 1886, o Passeio Público está situado no bairro Centro, e além de ser um parque, também possui um pequeno zoológico dentro do espaço.
Por este motivo, o local é uma ótima opção para quem procura onde andar de bicicleta com as crianças em Curitiba.
Apesar de ser um dos lugares mais visitados pelos ciclistas curitibanos, a ciclovia do local fica para o lado de fora da instalação.
Porém, isso não afeta em nada, até porque, por possuir a entrada gratuita, quem está dando uma volta de bike pelas proximidades também pode aproveitar e visitar o interior do parque.
Afinal, o local também disponibiliza um bicicletário, e desta forma, você pode guardar sua bike ali e conhecer todo o Passeio Público.
O espaço fica aberto das 06:00 às 20:00 de terça a domingo.
Parque Tanguá
Fundado em 1996, no bairro Taboão, o Parque Tanguá possui cerca de 235.000 m² e é um dos lugares favoritos entre os ciclistas de Curitiba.
O local também oferece uma ciclovia, e por contar com um lago, ponte, mirante e um lindo jardim, o passeio de bike pelo espaço é, sem dúvida, um dos melhores da cidade.
Por este e outros motivos, o Parque Tanguá é certamente um dos melhores lugares para quem procura onde passear de bicicleta com a família em Curitiba.
Além disso, por contar com uma cascata, jardins e torres de observação, este parque é considerado um dos mais bonitos de todo o município.
Seu horário de funcionamento é das 06:00 às 20:00 e está aberto de segunda a domingo.
Outros espaços
Além dos parques, Curitiba também oferece outros lugares para quem pretende dar algumas voltas de bike pela cidade.
Como, por exemplo, o Velódromo de Curitiba, ideal para quem gosta de correr em alta velocidade com sua bicicleta.
Agora, para quem procura onde andar de bike perto de Curitiba, um dos melhores lugares é Campo Magro, principalmente para os amantes do ciclismo off-road.
Além disso, uma das perguntas mais feitas por quem pretende andar de bicicleta na cidade é “Pode andar de bike no Jardim Botânico Curitiba?”.
A resposta é não.
Apesar disso, o espaço disponibiliza diversos paraciclos para estacionar as bicicletas e apreciar o local.
Por fim, agora que você conhece alguns parques para andar de bicicleta em Curitiba, que tal planejar o seu passeio pelos pontos turísticos da cidade?