O melhor do Jardim Botânico e o que tem para fazer
O melhor do Jardim Botânico em Curitiba e o que tem para fazer de cultura e lazer, educação e saúde, comércio e serviços, opinião dos moradores e muito mais!
Visão Geral do Jardim Botânico
Com área de 2,77 km², população de 6.153 habitantes e densidade de 22,20 hab/km², o Jardim Botânico é um bairro bastante conhecido por abrigar um dos pontos turísticos mais visitados da cidade: o Jardim Botânico de Curitiba.
A área total do bairro corresponde a 0,64% da área correspondente a cidade de Curitiba à 2.897m do marco zero da cidade.
Conforme o Decreto 774/1975: Ponto inicial na confluência da Av. Comendador Franco e Rua Chile. Segue pela Rua Chile, Rio Belém, Av. Sete de Setembro, Rua Ubaldino do Amaral, Estrada de Ferro Curitiba – Paranaguá, Marginal.
Faz divisa com os bairros Capão da Imbuia, Centro, Cristo Rei, Jardim das Américas, Prado Velho e Rebouças.
Antes de se chamar Jardim Botânico, o bairro era chamado de Capanema, que significa “mato ruim”, na língua Tupi.
Essa denominação era uma homenagem ao antigo dono de grande parte da área pertencente ao bairro, pois ainda no século XIX, a região pertencia a Guilherme Schüch, figura histórica na política brasileira, conhecido como o Barão de Capanema.
De acordo com a história, o barão cultivava em sua chácara um belíssimo horto com pomares e plantas exóticas, considerado por D. Pedro II, durante sua visita a Curitiba em 1880, como um dos melhores já vistos por ele.
Posteriormente, a mudança de nome para Jardim Botânico foi decidido em um plebiscito popular ocorrido em 1992, fazendo referência ao Jardim Botânico de Curitiba.
Transporte no Jardim Botânico
Ônibus
Principais Vias
Pontos de referência
Cultura e Lazer no Jardim Botânico
Jardim Botânico
Inaugurado em 1991, é um dos pontos mais visitados de Curitiba.
Criado à imagem dos jardins franceses, o jardim estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada.
A estufa, em estrutura metálica, abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte dágua.
Atrás da estufa está localizado o espaço cultural Frans Krajcberg com exposição permanente de 114 esculturas desse artista/ambientalista.
O Jardim Botânico não apenas conta com uma bela flora, como também uma fauna surpreendente. Por lá você pode encontrar os sefuintes animais: Ggambá, tatu, caxinguelê, preá, cutia, grimpeirinho; sapo, perereca, rã; bem-te-vi, joão-de-barro, ananaí, sabiá-laranjeira, sabiá-cavaleiro, sanhaço, pomba asa-branca, chupim, gralha-picaça, quero-quero e coruja.
Além disso, a mata nativa está ponteada de trilhas para percursos a pé.
Dessa forma, o Museu Botânico atrai visitantes de todo o mundo e é uma parada obrigatória para quem está visitante a cidade.
Localização
Horário
Ônibus
Expressos Centenário/Campo Comprido e Centenário/Rui Barbosa. Descer ao lado do Botânico. Linha Cabral/Portão. Linha Alcides Munhoz (ponto Al.Dr.Muricy). Descer em frente ao Jardim Botânico.
Estádio Durival de Britto
O Estádio Durival de Britto, carinhosamente chamado de Vila Capanema, também está localizado na região do Jardim Botânico.
Sua construção foi um marco na vida do Clube Atlético Ferroviário e na história do futebol paranaense.
Apesar de não ser tão conhecido, depois de inaugurado em 23 de janeiro de 1947, ele passou a ser o terceiro maior estádio do país, com capacidade inferior apenas ao Pacaembu, em São Paulo e ao São Januário, no Rio de Janeiro.
Além disso, foi o único estádio paranaense a sediar uma partida pela Copa do Mundo, em 1950.
São 58 mil metros quadrados de área e de tradição.
Gastronomia e Vida Noturna no Jardim Botânico
Kharina (Jardim Botânico):
Kharina serve saladas, pratos executivos, massas, porções e uma variedade de sanduíches.
Entre os destaques do cardápio está o Rock and Roll Especial, um sanduíche feito com pão tradicional, hambúrguer de 160g, queijo prato, quatro fatias de bacon tostado, cebola caramelizada e molho barbecue, acompanhado de fritas e pepino agridoce.
Além disso, outra opção é o Original Clube Kharina, servido no prato com pão, hambúrguer, queijo, bacon, ovo e fritas.
Certamente entre as bebidas, vale provar os sucos vegetais, feitos com uma mistura de frutas, raízes e vegetais frescos centrifugados, sem adição de água e açúcar. Um exemplo é o suco de cenoura, maçã e gengibre.
O restaurante não apenas oferece almoço, como também janta.
Informações: (41) 3029-1449.
Old West
O restaurante Old West é decorado com móveis rústicos em madeira de lei.
No cardápio há peixes, sopas, carnes e vários pratos da culinária mexicana, como os burritos (tortilhas artesanais recheadas com feijão mexicano, filé mignon ao molho tampiqueña e salada).
A carta de bebidas conta com coquetéis, vinhos nacionais e importados, além de cervejas especiais, como a Colorado e a Meantime.
Portanto, o Old West é uma boa pedida para ir com a família à noite.
Informações: (41) 3262-9794.
Habib’s (Torres):
A rede de fast food Habib’s da Av. das Torres serve pizzas, salgados, sanduíches, pratos árabes e sobremesas.
No cardápio, destaque para o mais tradicional prato da casa: a BibSfiha (esfiha aberta com recheio nas opções carne, frango e espinafre).
Para a sobremesa, há sorvetes, bolos e doces, entre outras opções.
Além disso, é possível fazer pedido online pelo site.
Certamente o Habi’s é uma boa pedida para quem quer economizar.
Informações: (41) 3029-1345.
Subway (Jardim Botânico):
A rede de fast food Subway serve sanduíches, saladas e cookies, entre outras opções.
No estabelecimento, o cliente monta o próprio lanche escolhendo uma opção de pão, de 15 cm ou 30 cm.entre tipos como italiano branco, com parmesão, integral e granola e mel; em seguida escolhe o recheio, que pode ser frango, almôndega, presunto, peito de peru, frango teriaki, frango com cream cheese, entre outros, e os queijos disponíveis são prato, cheddar e suíço.
Por fim, o cliente pode escolher diversas opções de salada, como rúcula, tomate, pepino e azeitonas, além de molhos diversos.
Informações: (41) 3024-6767.
Educação e Saúde no Jardim Botânico
Universidade Federal do Paraná
O Campus III Jardim Botânico da UFPR comporta mais de três mil alunos.
Atualmente, o Setor desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em quatro áreas: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação.
Além disso, a universisade adota um sistema de cotas próprio em seu vestibular que reserva 20% das vagas para alunos negros e pardos.
Inegavelmente a UFPR aparece em diversos rankings como uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil.
Apesar de ser uma instituição de ensino muito antiga, a universidade ainda é muito almejada no estado.
Hospital da Polícia Militar
O Hospital da Polícia Militar foi criado em 31 de janeiro de 1958 para proporcionar um serviço gratuito em saúde aos militares e seus dependentes.
O HPM conta com um Centro Odontológico e Laboratório de Análise Clínicas, com atendimentos reforçados entre credenciamentos firmados com clínicas e hospitais da capital e região metropolitana.
Além disso, possui um corpo clínico super qualificado.
Informações: 41 3218-3500.
Comércio e Serviços no Jardim Botânico
A chegada de grandes empresas tem estimulado o comércio de serviços no bairro Jardim Botânico.
Por exemplo, na Avenida Presidente Affonso Camargo encontramos muitas salas recém-construídas em empreendimentos que unem pequenas lojas e residências.
Além disso, o mercado imobiliário também prosperou nos últimos anos na região. São diversas as opções de lançamentos para quem deseja investir em um imóvel nesta região.
Certamente bairro é uma ótima opção para quem busca qualidade de vida.
Portanto, se você tem interesse em morar neste bairro, encontre ofertas de imóveis no Jardim Botânico.