Terreno à Venda, Ipiranga, São Paulo, SP
R$ 980.000IPTU: R$ 590
    • 280m² Área

    Terreno à Venda, Ipiranga, São Paulo, SP

    locationVer no Mapa

    Praça Pinheiro da Cunha,
    Ipiranga, São Paulo

    Terreno/Lote Referência: TE0040_VIEIRA

    Está a procura de apartamento para alugar no Ipiranga? Então você pode ter certeza de que estará morando em uma localidade repleta de qualidades e atributos para se morar. Afinal, o bairro do Ipiranga é um verdadeiro sinônimo de qualidade de vida.

    Conhecidíssimo, entre outros motivos, por estar vinculado à Independência e por ter sido cantado no hino nacional brasileiro, o bairro do Ipiranga é uma poderosa e importante referência histórica para a capital paulista. Nele se encontram alguns dos pontos culturais e históricos mais importantes de São Paulo e de todo o Brasil.

    Conheça mais um pouco desse bairro no decorrer deste artigo.

    A história do bairro do Ipiranga

    O termo Ipiranga não possui nenhum estudo definitivo que diga sobre qual seria a sua tradução precisa, dado que haviam muitas línguas diferentes usadas pelos nativos de Piratininga, no decorrer de toda a história. Contudo, um dos significados mais reconhecidos é o de água vermelha ou ainda água barrenta.

    Esse sentido foi dado pelos primeiros residentes brancos do Planalto, que, o que é mais provável, foi obtido diretamente dos índios Guaianazes nativos da região, há quase 500 anos. Alguns dos primeiros registros que se tem dessa localidade do Ipiranga datam do ano de 1510, período esse no qual João Ramalho habitava por ali, em conjunto com os indígenas, na área do Planalto Piranitinga, situada entre a margem direita do chamado Ribeirão Guapituva até aquela que se caracterizava como a aldeia do cacique de nome Tibiriçá.

    Depois de diversas doações de terras que ocorreram por ali, a área chamada de Ipiranga passou a ter uma maior ocupação de brancos, o que culminou em uma gigantesca debandada de índios Guaianazes para outros lugares, que não conseguiram se adaptam aos costumes desses novos habitantes.

    Até o fim do século XVI, a região de Piratininga já possuía uma comunidade de cerca de 1500 pessoas, que se espalhavam por praticamente toda a extensão da colina ribeirinha do Tamanduateí. A localização privilegiada, próxima do mar, acabou servindo de estímulo para a concentração e igualmente a expansão de fazendas e sítios, resultando, por conseguinte, no desenvolvimento do comércio da região, que, aliás, é um dos maiores atributos dessa localidade até os dias atuais.

    O principal acontecimento histórico que aconteceu no bairro do Ipiranga foi a Independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1822, por D.Pedro I, às margens do ribeirão Ipiranga. Muitas décadas depois desse fato e justamente por conta dele, inaugurou-se o Museu do Ipiranga, em 1895 e o Monumento do Ipiranga, em 1922.

    A localização do Ipiranga

    O Ipiranga é localizado na Zona Sul da cidade de São Paulo. Ele comporta o Parque da Independência, que nada mais é do que um apanhado de construções que representam a independência política do país. O Monumento do Ipiranga e o Museu da Independência, já citados, são devidamente interligados a outros espaços históricos como a Capela Imperial e a Casa do Grito por um ja...

    Informações do endereço

    Ver no Mapa

    Conheça o entorno da Praça Pinheiro da Cunha,

    Street View

    Dê uma volta na vizinhança

    Mercados

    Mercados na região do Ipiranga

    Farmacias

    Farmácias na região do Ipiranga

    Academia

    Academias na região do Ipiranga

    Alimentação

    Restaurantes e cafés na região do Ipiranga

    Área privativa

    • Entrada lateral independente

    Área comum

    • Entrada lateral