- 280m² Área
- 2 Banheiros
Prédio a venda - Parque Novo Oratório, Santo André
Endereço não disponível
Parque Novo Oratório, Santo André
Sala comercial Referência: 4058204
Espaço de 3 andares utilizados atualmente para festas e eventos corporativos
Origem e resgate histórico
A história do bairro se inicia no final dos anos 40, em 1949, e essa trajetória faz parte de um dos loteamentos realizados na famosa Fazenda Oratório, que deteve muitas terras em toda região desde o século 19.
O então surgimento do bairro teve participação do loteador Cezar Sergenti Rossa, conforme informações contidas na tese de Iberê Luiz Di Tizio, intitulada: 'Santo André causa toponímica na denominação de seus bairros', apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (Universidade de São Paulo), no ano de 2009.
Como surgiu o nome?
A denominação toponímica está ligada à própria fazenda de mesmo nome do bairro. Além disso, a inserção de 'Parque' remete ao conceito adotado por outras localidades, nos anos 50, com a finalidade de unir conceitos como 'cidade e campo', trazendo sensação de qualidade de vida e bem-estar - não necessariamente atrelado à realidade, dependendo do contexto.
Primeiros moradores e habitação
Os primeiros habitantes vieram de várias partes do Estado e do Brasil, bem como, imigrantes e descendentes de portugueses e italianos, além de outras nacionalidades.
Loteamentos no bairro
Os primeiros loteamentos se iniciaram no final dos anos 40 e início da década seguinte, mas seguiram pelos anos 60. As informações são citados por Ademir Medici, autor de: 'Migração, Urbanismo e Cidadania: a história de Santo André contada por seus personagens.'
Dados atuais
Com mais de 17.268 habitantes, um dos maiores índices populacionais da cidade, o Parque Novo Oratório conta com 9.021 habitantes (mulheres) e 8.246 (homens). Os dados integram o anuário de 2015, realizado pela Prefeitura de Santo André, com base em dados do ano de 2014. O levantamento apurou informações socioeconômicas e populacionais sobre os bairros da cidade.
Quanto às informações socioeconômicas, a renda mensal média familiar (per capita) é de R$ 1.296,40. Lembrando que o valor é obtido por meio da quantidade do rendimento individual de cada membro da família e, dessa forma, o resultado é dividido pela quantidade de todos os moradores da casa.
Para isso, é preciso incluir todos os moradores do imóvel que sejam economicamente ativos ou não. Lembrando que as informações socioeconômicas, demográficas e populacionais foram colhidas no ano de 2014.
Ainda segundo o estudo, as três faixas etárias com maior índice populacional, conforme os dados colhidos são os seguintes:
' 2.967 habitantes (grupo de pessoas entre 20 a 29 anos);
' 2.668 habitantes (grupo de pessoas entre 40 a 49 anos);
' 2.664 habitantes (grupo de pessoas com 60 anos ou mais);
' 2.643 habitantes (grupo de pessoas entre 30 a 39 anos);
Em todo caso, as demais faixas etárias observadas:
' 2.299 habitantes (g...
*** Vide referências em (link removido)
Informações do endereço