- 277m² Área
- 4 Quartos
- 3 Suíte
- 5 Banheiros
- 5 Garagens
Sobrado a venda - Jardim das Maravilhas, Santo André
Endereço não disponível
Jardim das Maravilhas, Santo André
Casa/Sobrado Referência: 1729705
Jardim das Maravilhas - 277m² de área construída, Sobrado amplo, com sótão, planta bem distribuída, perfeito para moradia ou comercial.
Origem e resgate histórico
O bairro teria surgido, de fato, em 1953 - com os primeiros loteamentos em torno da área. Antes de se tornar o Jardim das Maravilhas, a localidade fazia parte de uma porção de terras divididas e comercializadas como chácaras e sítios.
As informações constam na tese de Iberê Luiz Di Tizio. O conteúdo, intitulado, 'Santo André causa toponímica na denominação de seus bairros', foi apresentado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, em 2009.
Como surgiu o nome?
Em linhas gerais, a denominação do bairro segue a tendência e conceitos popularmente empregados em outras localidades, que implica na adesão a nomes que remetem 'boas características', como pontua Iberê Luiz Di Tizio.
Primeiros moradores e habitação
Os primeiros habitantes se mudaram para o local que, até então, tornou-se o Jardim das Maravilhas, a partir dos anos 50. Parte dos moradores veio de outras cidades e Estados brasileiros, mas também da própria região do ABC.
Loteamentos no bairro
O bairro surgiu, de fato, com lotes a preços populares. Havia algumas construções de madeiras. Nos anos 50, período marcado pelos primeiros loteamentos, a localidade ainda mantinha chácaras e sítios, contrapondo o processo de urbanização vivenciado pela cidade de Santo André, que foi emancipada em 1938.
Em 1947, por exemplo, conforme depoimento de moradores antigos da região, não havia -sequer -, energia elétrica. As informações constam na tese de Iberê Luiz Di Tizio.
Dados atuais
O Jardim das Maravilhas conta com cerca de 5.015 habitantes, segundo o Anuário 2015 da Prefeitura de Santo André. As informações foram colhidas em 2014 e trazem dados sociais e econômicos dos bairros do município. Confira abaixo mais informações do levantamento:
' Dos 5.015 habitantes, cerca de 2.648 habitantes correspondem à população feminina, bem como, 2.367 habitantes se relacionam à população masculina;
' As faixas etárias mais predominantes são: entre 20 a 29 anos (852 pessoas), além de 60 anos ou mais (799 pessoas) e entre 30 a 39 anos (795 pessoas);
Alem disso, os outros índices são os seguintes:
' Pessoas entre 40 a 49 anos (741 habitantes);
' Pessoas entre 50 a 59 anos (669 habitantes);
É importante observar, que diferentemente da realidade de muitos bairros, o Jardim das Maravilhas possui uma quantidade de habitantes equilibrada nas faixas etárias que correspondem à população mais ativa e menos ativa (entre 20 a 49 anos, por exemplo, e mais de 60 anos, respectivamente).
Outro dado que chama atenção é a menor predominância de habitantes entre crianças, adolescentes e jovens, quando em comparação às demais faixas etárias observadas anteriormente:
' Pessoas entre ...
*** Vide referências em (link removido)
Informações do endereço
Área privativa
- Cozinha
- Quintal
- Sacada
- Jardim
Área comum
- Interfone