- 41m² Área
- 1 Quartos
- 1 Banheiros
Lindo apartamento semi- mobiliado para locação, com 01 dormitório, sala, cozinha e banheiro Liberda
Rua Otto de Alencar,
Liberdade, São Paulo
Apartamento Referência: AP6111_VIEIRA
Lindo apartamento semi- mobiliado para locação, Liberdade, São Paulo, SP
CATEGORIA - NOSSOS BAIRROS, NOSSAS VIDAS
Baixada do Glicério -
Leia as HistóriasTodas as ladeiras que vem do centro levam a ela
Autor(a): Áurea Regina Dias Amaral - Conheça esse autor
História publicada em 19/01/2010
Para quem não sabe existe um bairro, diria mais uma pequena cidade com vida própria chamada Baixada do Glicério. Tirando o romantismo do passado, ela hoje é um lugar, digamos... minimamente inóspito aos que são estranhos a ele. Vou falar do passado que conheci, pois o presente... infelizmente pode ser facilmente visto nas páginas e programas policiais.
Morei na baixada por quase 20 anos, nasci ali, estudei ali, vivi meus melhores anos correndo em frente ao bar do meu pai. O bar ficava na Rua Helena Zerrener, o Beneomar, junção dos nomes de dois irmãos. Benê, meu tio e Osmar, meu pai. Um lugar que sempre teve e ainda tem toda a infra-estrutura de um grande centro, apesar de ser um bairro... Está localizado no centro da cidade, a menos de 10 minutos da Sé.
Encontrava-se de tudo no Glicério, de coisas boas a não tão boas assim, mas no passado ele era poético, hoje infelizmente não mais... Tinha a Farmácia Drogamano, que até hoje existe por lá, o dono é um japonês muito simpático e querido o quot;Kamei quot;, local de primeiro emprego de muitas pessoas por ali. Todos procuravam o Kamei, para passar por uma consultinha, que era melhor do que qualquer médico.
Existia a papelaria da Dona Lurdes e seu esposo ambos lusitanos, onde comprávamos por anos nossos matérias escolares, presentes para as festinhas de aniversários dos coleguinhas. Como bons portugueses nada de fiado. Estudávamos todos em sua maioria na escola Duque de Caxias, que ficava na Praça Margarida Maria (e ainda hoje existe), era uma escola de quot;primário e ginásio o antigo 1º grau quot;, que tinha um porteiro conhecidíssimo.
Acredito que ele ainda está por lá... Sr. Francisco, Chico, que andava com um molho de chaves pendurada na calça e gritava quot;Vou fechar o portão!! Se chegar atrasado não vai entrar quot;. O Glicério é um aglomerado de prédios com muitos andares e mais tantos apartamentos e kitnet 35;039;s, casas antigas do tempo dos imigrantes italianos e japoneses (que na maioria viraram cortiço).
Lá tem uma Vila chamada quot;Vilinha Suíça quot; é uma pequena cidade sem dúvida e a maioria dos moradores do passado, eram pessoas que tinham um bom trabalho, alguma formação ou até mesmo formados, mas que ao longo do tempo se debandaram dali. As crianças, brincavam em uma pracinha que ficava no final da Rua Helena Zerrener com a Rua Oscar Cintra Gordinho, tinha gangorra, trepa-trepa, tanque de areia, mães, filhos, bolas, cachorros e uma banca de jornal onde comprávamos figurinhas.
Também brincávamos muito na Igreja da Paz, era um espaço enorme, ainda está por lá, você pode ver do Elevado Costa e Silva a cruz da igreja e os prédios... Mas continuando, a igreja era muito legal, ...
Informações do endereço
Área privativa
- Cozinha
- Salão de festas
- Quarto(s) com armário(s)
- Sala de jantar
- Banheiro(s) com armário(s)
- Sala de jogos
- Playground
- Academia
- Área de serviço com armários
- Circuito Interno TV
Área comum
- Circuito Interno de TV
- Playground
- Portão eletrônico
- Portaria 24h
- Salão de festas
- Salão de jogos
- Academia
- Área para pets
- Banheiro(s)
- Área de serviço