- 120m² Área
- 3 Quartos
- 1 Suíte
- 3 Banheiros
- 2 Garagens
Apartamento à venda, Pacaembu, São Paulo, SP
Rua Traipu,
Pacaembu, São Paulo
Apartamento Referência: AP6865_VIEIRA
Apartamento no Pacaembu.
Fácil acesso à avenida Pacaembu e a rua Angélica.
Próximo ao metrô Marechal Deodoro e ao Museu do futebol, do Allianz Park, Parque Água Branca e do shopping Bourbon.
São 3 quartos, sendo 1suíte, 3 banheiros. Cozinha americana, sala de jantar e sala de visitas.
120m²
2 vagas de garagem.
O Pacaembu é um bairro nobre dos distritos da Consolação (administrado pela Subprefeitura da Sé) e de Perdizes (administrado pela Subprefeitura da Lapa), nas Zonas Oeste e Central do município de São Paulo, em São Paulo.
Limita-se com os bairros da Barra Funda, Perdizes, Sumaré, Higienópolis e Cerqueira César.
Tem como principal via a Avenida Pacaembu, a qual faz a ligação do bairro com a região da Barra Funda e Marginal Tietê, e também com a região da Avenida Paulista.
É servido pela Linha 2-Verde na Estação Clínicas.
Sua história remonta ao século XVI, quando a Sesmaria do Pacaembu foi doada aos jesuítas por Martim Afonso de Sousa. Na época, os jesuítas a subdividiram em Pacaembu de Cima, Pacaembu do Meio e Pacaembu de Baixo. Os religiosos resolveram catequizar os índios da região. Para tal fim, estabeleceram-se em várias aldeias da região. Uma delas situava-se próxima dum riacho que sofria inundações frequentemente. Era o paã-nga-he-nb-bu, ou seja, Pacaembu, que, na língua indígena tupi, significa quot;atoleiro quot; ou quot;terras alagadas quot;.
Outra interpretação etimológica do termo, no entanto, aponta para o significado quot;rio dos pacamãos (Lophiosilurus alexandri) quot;, através da junção dos termos tupis paka 35;039;mu (pacamão) e 35;039;y (rio).
Segundo o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro, no entanto, quot;Pacaembu quot; é oriundo da língua tupi antiga, com o significado de quot;córrego das pacas quot;, através da junção de paka (paca) e 35;039;yemby (córrego).
Como a maioria dos bairros paulistanos, formou-se do loteamento de diversas propriedades rurais originadas com os jesuítas. Uma delas era o Sítio do Pacaembu. Com o passar dos anos, o sítio isolado coberto por vegetação foi subdividido em pequenas chácaras majoritariamente cultivadoras de chá.
Entre o bairro de Pinheiros e do futuro Pacaembu, foi criado, em 1887, o Cemitério do Araçá, importante necrópole do município, que abriga os mausoléus da elite paulistana.
No ano de 1912, a empresa inglesa City of São Paulo Improvements and Freehold Company Limited adquiriu terrenos na cidade. Uma dessas áreas seria o futuro bairro do Pacaembu. A empresa anunciava a criação de bairros baseados nos princípios básicos da garden-city, causando alvoroço entre os paulistanos. Pelo fato de o bairro se situar em um vale, a City enfrentou diversos desafios, como o terreno acidentado e dificuldades de logística e transportes, onde eram utilizados burros de carga.
Pelo fato de ser um plano arquitetônico ambicioso, nunca visto na cidade e bem maior do que o pioneiro Jardim América, foi embargado de início pela Câmara Municipal. Com a aprovação dos ...
Informações do endereço
Área privativa
- Armário(s) embutido(s)
- Cozinha
- Lavanderia
- Piso porcelanato
- Quarto(s) com armário(s)
- Sala de estar
- Sala de jantar
- Banheiro(s) com armário(s)
- Piso taco de madeira
Área comum
- Elevador(es)
- Portão eletrônico
- Área para pets
- Cozinha com armário(s)
- Banheiro(s)
- Piso de madeira