- 80m² Área
- 3 Quartos
- 1 Banheiros
- 1 Garagens
Ótimo apartamento à venda com 3 dormitórios e 1 vaga de garagem, Jardim Patente, São Paulo, SP
Avenida Patente,
Jardim Patente, São Paulo
Apartamento Referência: AP5951_VIEIRA
Apartamento 3 Dormitórios Amplos, Sala, Sala de Jantar, Cozinha, Lavanderia, banheiro e 1 vaga de garagem. Apartamento em porcelanato, com portas e janelas novas, muito amplo, iluminado e pronto pra morar! Próximo ao Park Shopping São Caetano, fácil acesso ao Sacomã e Anchieta.
O Jardim Patente é um dos bairros que compõe o distrito do Ipiranga.
A biblioteca fica no Jardim Patente Novo, um ponto de referência é a proximidade com a Estrada das Lágrimas. É um bairro residencial que fica no distrito do Sacomã, na Subprefeitura do Ipiranga.
Esta região tem este nome porque em 1886 os irmãos Sacoman vieram da França e se estabeleceram com uma fábrica de telhas denominada Cerâmica Sacoman Frères, na paragem intitulada Moinho Velho, próximo à Estrada das Lágrimas, no Caminho do Mar, bairro do Ipiranga.
No Sacomã está a histórica árvore das lágrimas, debaixo dela aconteciam as despedidas das pessoas que iam para Santos. Durante a Guerra do Paraguai a árvore era um lugar de choros, era o marco oficial de até onde as famílias poderiam acompanhar os soldados, chamados de quot;voluntários da pátria quot;.
A história do Ipiranga, desde o início, está associada aos deslocamentos entre a capital e o litoral paulista. Devido ao posicionamento geográfico, a região era passagem obrigatória daqueles que, vindo do núcleo central da cidade, se dirigiam aos caminhos que permitiriam cruzar a serra do mar em direção à baixada santista.
Isso fez com que o bairro entrasse para a História do Brasil ao se tornar cenário do evento em que Dom Pedro I, vindo de uma de suas andanças pela cidade de Santos, decide proclamar a independência do Brasil em uma de suas paradas às margens do riacho do Ipiranga. O episódio ficou registrado no famoso quadro de Pedro Américo e na letra do Hino Nacional Brasileiro.
Posteriormente, a inauguração da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, em 1867, permitiu que a região, até então um lugarejo nos arrabaldes da cidade de São Paulo, se integrasse definitivamente à malha da cidade.
Também por causa da ferrovia o Ipiranga começou a ser caracterizado como um bairro industrial, já que muitas fábricas aproveitavam as facilidades proporcionadas pela proximidade com os trilhos que ligavam a cidade tanto com o litoral como com o interior para se estabelecerem na região.
A região próxima ao Rio Tamanduateí era tão caracterizada pelas indústrias, que os bondes e ônibus que para lá se dirigiam tinham no letreiro o título Fábrica.
Em 1947, a inauguração da Rodovia Anchieta só viria reforçar essa vocação, trazendo uma nova leva de indústrias para a região.
Paralelamente, a Rua Bom Pastor e Avenida Dom Pedro I, ficaram caracterizadas por casarões de famílias abastadas e pela classe média que trabalhava nas fábricas ou em outros bairros de São Paulo. Enquanto isso, na Avenida Nazaré, que corria ao longo do topo da colina do Ipiranga, instituições de ensino ou caridade ligadas à igreja católica, despontavam ocupando parte do espaço.
A partir dos anos 70...
Informações do endereço
Área privativa
- Armário(s) embutido(s)
- Cozinha
- Piso porcelanato
- Salão de festas
- Sala de estar
- Sala de jantar
Área comum
- Portaria 24h
- Salão de festas
- Área para pets
- Cozinha com armário(s)