- 63m² Área
- 2 Quartos
- 1 Suíte
- 2 Banheiros
- 1 Garagens
Lindo apartamento com 2 dormitórios, 1 suite, 1 vaga de garagem, armários de dormitórios cozinha e
Rua Assungui,
Vila Gumercindo, São Paulo
Apartamento Referência: AP6139_VIEIRA
2 dormitórios, 1 suite, 1 vaga, em perfeito estado de conservação planta muito bem distribuída, prédio relativamente novo,, condomínio baixo, Um dos bairros mais tradicionais da zona sul de São Paulo possui uma história um tanto quanto diferente. A região cresceu junto com o Matadouro Municipal do bairro de Vila Mariana. Esse negócio, digamos assim, foi criado para tirar o matadouro do Centro de São Paulo, já que o trabalho não era limpo e deixava rastros que prejudicavam as pessoas que moravam por lá.
Em resumo: quiseram colocar o trabalho sujo na periferia que era a Vila Mariana da época. Para registro, diz a lenda que o antigo matadouro municipal, que ficava no Rio Itororó, hoje avenida 23 de maio, chegava a ficar vermelho de sangue e contaminado com os restos dos animais mortos.
O problema do centro era tão grande que um médico chamado Alfredo Elis fez um estudo e, desse estudo, enviou um ofício para o poder público sobre os riscos da contaminação dos rios do centro de São Paulo.
Importante relembrar que o matadouro teve grande contribuição de Alberto Kuhlmann, que o proprietário de uma empresa chamada Cia. Carris de Ferro. Esse engenheiro, além de trabalhar no edifício, ainda ajudou na modernização de uma estrada de ferro que levasse os animais até o local.
Essa linha, inaugurada em 1886, foi colocada sobre o antigo Caminho do Carro para Santo Amaro, no trecho então conhecido como Estrada do Fagundes e com isso ocorreu o fracionamento das chácaras existentes na região. Segundo registros históricos, o gado ficava pastando no que hoje é o Parque Ibirapuera e não incomodava os ricos do centro.
A parada do matadouro ficou conhecida como Mariana Mato Grosso, nome de sua esposa. Essa é uma das teorias do nome do bairro. Vila Mariana seria, portanto, em homenagem à esposa do engenheiro.
Inaugurado e começando suas atividades em 1887, o matadouro ficava no largo Senador Raul Cardoso e produzia 14 mil quilos diários de carne bovina para as 70 mil pessoas de São Paulo. O matadouro desempenhou sua função até o ano de 1927.
Depois, o edifício teria várias outras utilidades. Décadas depois o prédio acabaria se tornando um grande acervo cinematográfico do Brasil. O local, que acabou tombado como patrimônio histórico da cidade e se tornou a Cinemateca Brasileira, fruto de intensos debates entre os poderes estadual e federal.
Informações do endereço
Área privativa
- Alarme
- Aquecimento a gás
- Armário(s) embutido(s)
- Churrasqueira
- Cozinha
- Piso de cerâmica
- Piso porcelanato
- Varanda
- Piscina
- Salão de festas
- Quarto(s) com armário(s)
- Sala de estar
- Sacada
- Banheiro(s) com armário(s)
- Playground
- Piscina infantil
- Entrada lateral independente
- Brinquedoteca
- Suíte com armário(s) planejado
- Academia
- Área de serviço com armários
- Circuito Interno TV
Área comum
- Alarme
- Aquecimento à gás
- Brinquedoteca
- Churrasqueira(s) coletiva(s)
- Circuito Interno de TV
- Piscina
- Playground
- Portão eletrônico
- Portaria 24h
- Salão de festas
- Varanda / Terraço
- Academia
- Área para pets
- Piscina infantil
- Cozinha com armário(s)
- Guarita blindada
- Entrada lateral
- Banheiro(s)
- Área de serviço