- 29m² Área
- 1 Quartos
- 1 Suíte
- 1 Banheiros
Studio para venda e locação 1 dormitório, Próximo do hospital Cruz verde Jardim da Glória, São Pa
Rua Doutor Clemente Jobim,
Jardim da Glória, São Paulo
Apartamento Referência: AP4673_VIEIRA
Studio no Jardim da Gloria.
1 dormitório com suíte, sacada. Lazer :Salão de Festas, Play Ground, Pet Place, Pet Agility, Home Office, Fitness, Churrasqueira e Bicicletário.
Você sabia que existe um livro publicado sobre o bairro da Vila Mariana?
Com o objetivo de registrar a memória dos bairros da capital paulista, o arquivo histórico municipal lançou em 1968 um concurso para eleger as melhores monografias sobre os bairros de São Paulo.
Qualquer cidadão interessado pela história da cidade pode participar do concurso e inscrever sua monografia, os premiados são publicados pelo departamento.
Desde o início do concurso já foram publicados 33 títulos sobre diversos bairros da cidade. Entre eles, quatro são de bairros do distrito; Moema, Vila Clementino, Ibirapuera e Vila Mariana, além de publicações sobre a história de bairros próximos, como Aclimação e Ipiranga.
Alguns desses livros podem ser encontrados em sebos, escolas e bibliotecas públicas e também estão disponíveis em versão digital no site da secretária municipal de cultura.
O livro O Bairro de Vila Mariana, participou da terceira edição do concurso e foi publicado em 1971. Nele o autor Pedro Domingos Masarolo conta diversas histórias e curiosidades sobre lugares e personagens da região.
Um dos mais relevantes para o desenvolvimento da Vila Mariana e por consequência bastante citado no livro, foi Carlos Petit. Filho de europeus que moravam na Consolação Petit, chegou à Vila por volta de 1855 e permaneceu até seus últimos dias. Foi o primeiro administrador do cemitério da Vila Mariana, vereador e tenente coronel da guarda nacional.
Apesar de algumas versões que contam a história de outra forma, a versão mais aceita sobre a origem do nome Vila Mariana, aponta que foi Carlos Petit o responsável pelo nome do bairro, em homenagem a sua mãe Ana e sua esposa Maria.
Antes de ser denominado como Vila Mariana, o bairro já foi informalmente chamado por outros nomes como apenas Vila e Cruz das Almas, segundo o autor, o nome Cruz das Almas foi dado por conta de duas cruzes que haviam na rua Afonso Celso, local onde supostamente havia ocorrido o homicídio de dois irmãos. Ainda segundo o livro, no local onde haviam essas cruzes servia como ponto de referência para um atalho à quem tinha como destino a rua Santa Cruz. Justificando assim, a popularidade das cruzes, que por um período deram nome ao bairro.
Outro fato muito curioso apresentado no livro é de que algumas importantes vias da Vila Mariana mudaram de nome. Confira alguns exemplos:
Rua Carlos Petit A rua que até o ano de 1903 era conhecida como Humberto I, teve seu nome modificado para homenagear Carlos Petit que vivia com sua família nessa rua. E então, outra rua do bairro foi nomeada como Humberto I.
Ambas permanecem com esses nomes até os dias atuais.
Rua Domingos de Morais Uma das mais famosas ruas da região, até por volta de 1910 era conhecida como Estrada do Carro.
Rua Santa Cruz A via que começa no cruzamento com a...
Informações do endereço
Área privativa
- Armário(s) embutido(s)
- Churrasqueira
- Cozinha
- Lavanderia
- Piso de cerâmica
- Varanda
- Salão de festas
- Sala de estar
- Sala de jantar
- Sacada
- Banheiro(s) com armário(s)
- Semimobiliado
- Elevador(es)
- Pé direito duplo
Área comum
- Churrasqueira(s) coletiva(s)
- Gerador de energia
- Portaria 24h
- Salão de festas
- Varanda / Terraço
- Área para pets
- Armário(s) planejados
- Cozinha com armário(s)
- Banheiro(s)
- Pé direito duplo