Venda R$ 340.000 | |
Condomínio | R$ 550/mês |
IPTU | Não informado |
Apartamento a venda , Cambuci, São Paulo, SP. Lindo apartamento com um dormitório, sala cozinha ,
Rua Gama Cerqueira, Cambuci, São Paulo/SP
Area útil/total 45m² / 45m²
Quartos: 1
Garagens: --
Banheiros: 1
Descrição
Última atualização: | Ref: AP6484_VIEIRA
Apartamento a venda , Cambuci, São Paulo, SP. Lindo apartamento com um dormitório, sala cozinha , área de serviço e banheiro. apto repleto de armários
O nome do bairro, registrado pela Lei 1040 B, surgiu a partir de duas teorias: a partir da árvore do fruto azedinho Cambricique, que se tornou uma raridade na região e servia para produção de cachaça. O outro mito conta que cambuci é o mesmo que pote, em tupi-guarani, mesmo nome do córrego Cambuci. As águas fluíam até o Largo do Pote, que depois foi rebatizado como Largo do Cambuci.
A partir de meados de 1890, a população começou a se misturar com imigrantes, principalmente italianos, que chegavam à Hospedaria dos Imigrantes, na Mooca, transformada em Museu da Imigração, além de ocuparem vilas e pensões. No mesmo período surgiu o Museu do Ipiranga e logo as chácaras começaram a vender suas terras para criar vias de bondes elétricos e fábricas.
Cambuci e Museu do Ipiranga em 1919
Com a intensa industrialização da década de 20, o Cambuci se tornou pólo industrial e operário, fazendo com que famílias trabalhadoras de instalassem em suas inúmeras casas geminadas. Assim, foi também palco de mobilizações populares e até vítima da guerra de 1924, que destruiu uma parte de sua estrutura.
Hoje, o Cambuci com seus aproximados 30 mil habitantes vem atraindo incorporadoras com lançamentos de prédios em áreas antes ocupadas por galpões e fábricas. Também está previsto a construção de um shopping, que promete trazer mais movimento e investidores para a região.
O bairro possui uma parte com bastante opção de entretenimento e lazer, como se vê na extensão das ruas Lins de Vasconcelos e Av. Lacerda Franco, enquanto outras áreas formam vazios urbanos e estão em situação de abandono.
Curiosidade: é no Cambuci que fica, até hoje, o conjunto habitacional mais antigo da cidade. Erguido em 1942, o Conjunto Habitacional Várzea do Carmo foi erguido no antigo Caminho do Lavapés, na Rua Professor Demóstenes Batista Figueira Marques. São 22 blocos residenciais de quatro pavimentos.
Moradoras do Conjunto Habitacional Várzea do Carmo, em 1970
Moradoras do Conjunto Habitacional Várzea do Carmo, em 1970
Moradoras do Conjunto Habitacional Várzea do Carmo, em 1970
Hospital Cruz Azul, em 1935
As histórias do Morro do Piolho
Existem ruas icônicas na formação do bairro. Antes chamada de Caminho do Cambuci, a rua Espírita esquina com rua dos Lavapés foi parte de inúmeras gerações. Era avistada do alto do Morro do Piolho, descrito por moradores mais antigos como lugar de malandro, permeado por músicos e desocupados, enquanto outros contam que o desciam a bordo de um pedaço de papelão, típica brincadeira de rua num tempo sem telas digitais.
A rua formada por casas de pau-a-pique tinha entre seus moradores um homem identificado como Preto Badaró, um tipo de andarilho que cultuava ritos africanos. Sua sabedoria pode ter sido apropriada pelo português Antonio Gonçalves, conhecido como Batuíra, que em sua chácara f...
Área privativa
Armário(s) embutido(s)
Cozinha
Lavanderia
Piso porcelanato
Quarto(s) com armário(s)
Sala de jantar
Piso taco de madeira
Circuito Interno TV
Área comum
Circuito Interno de TV
Elevador(es)
Portaria 24h
Área para pets
Cozinha com armário(s)
Piso de madeira
Perguntas rápidas para o anunciante
Faça perguntas rápidas ao anunciante ou simplesmente escreva a sua própria pergunta.
Informações do endereço
Não pedimos PINs, senhas, protocolos ou códigos de confirmação. Desconfie se alguém entrar em contato em nome do Chaves na Mão.
- Desconfie de preços abaixo do mercado
- Na dúvida ligue para o anunciante
- Verifique bem toda a documentação
- Nunca efetue pagamento antecipado
*Importante: Os anúncios listados em nosso site são publicados por terceiros. Logo, não nos responsabilizamos pelos dados apresentados.