Vivendo no Futuro: Como Funcionam as Cidades Sustentáveis?
Conheça mais sobre cidades sustentáveis e como estão moldando o futuro com mobilidade urbana e qualidade de vida exemplares.
Você sabe o que são as cidades sustentáveis?
A cada ano, tanto o estado quanto a população de diversas cidades ao redor do mundo estão se preocupando cada vez mais com o meio ambiente e qualidade de vida.
Como todos sabem, existem muitas ações e práticas dentro das cidades que são prejudiciais para a natureza e para a nossa saúde.
Alguns exemplos são os gases de efeito estufa dos carros, o péssimo tratamento de esgoto de algumas cidades, péssima mobilidade urbana, poluição sonora, entre outros.
Sem contar que muitos problemas começam a surgir junto o crescimento desenfreado das cidades ao redor do mundo, , desde o aumento da poluição até a escassez de recursos naturais.
Por esse motivo, as cidades sustentáveis aparecem como alternativa para construir um espaço funcional e positivo ao meio ambiente.
Quer entender mais sobre o assunto? Então continue acompanhando este artigo, pois aqui, vamos explicar para você o que são as cidades sustentáveis e como elas funcionam!
Afinal, o que são cidades sustentáveis?
Cidades sustentáveis nada mais são municípios que adotam medidas e práticas que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e, principalmente, preservar o meio ambiente.
O planejamento dessas cidades busca garantir um equilíbrio entre o crescimento econômico, meio ambiente e desenvolvimento social.
Pelo fato dos recursos naturais estarem ficando cada vez mais escassos, é necessário criar alternativas e métodos para preservar o que nos resta do meio ambiente.
Aliás, um dos objetivos das cidades sustentáveis é criar um ambiente que seja “eco-friendly” e funcional para a população.
Como você deve imaginar, o grande problema das metrópoles ao redor do mundo é o crescimento desenfreado.
Com ele, vem também diversas outras barreiras, como a fome, poluição, falta de infraestrutura (trabalho, estudo, lazer, etc), esgotamento de recursos naturais entre outros.
Apesar desse crescimento ser inevitável, ainda é possível preservar o meio ambiente e promover uma vida melhor aos habitantes da cidade.
Isso é feito desde com diversas práticas socioeconômicas e ambientais, que visam criar medidas que impactam positivamente a cidade.
Algumas delas são a diminuição dos agentes de efeito estufa nas cidades, melhorias no trânsito, recolhimento e reciclagem de lixo, entre outros.
Abaixo, vamos explicar para você como esses modelos de cidade funcionam.
Como funcionam as cidades sustentáveis?
Agora que você entende o que é uma cidade sustentável e qual é a sua importância, chegou a hora de entender como elas funcionam.
Para que a cidade possa promover a melhor qualidade de vida possível para os seus moradores, é necessário tomar algumas medidas.
Por exemplo, uma cidade com muitos habitantes precisa de alimentação para todos, soluções inteligentes de recolhimento de lixo, distribuição de água potável, consumo de energia, disponibilidade de hospitais e escolas, entre outros.
Além disso, a forma como ela é construída também tem muita importância no assunto sustentabilidade.
Um exemplo é a Stockholm Wood City, que é um bairro sustentável feito totalmente de madeira, onde suas obras começarão em 2025.
Para que tudo esteja em ordem e dentro do planejado, as cidades devem levar em conta os “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
Esses pontos tem como objetivo criar estratégias de longo, médio e curto prazo que visam promover projetos e ações para tornar as cidades mais sustentáveis.
Além disso, existem 5 pontos em que as cidades sustentáveis devem pensar, que são:
Pessoas: Criar um ambiente igual e digno para todos e usar os métodos possíveis e necessários para acabar com a fome.
Planeta: Proteger o meio ambiente crianda estratégias de consumo e produção sustentáveis, gestão inteligente de recursos.
Prosperidade: Garantir que todos os habitantes da cidade tenham uma boa vida dentro da cidade, com uma boa harmonia entre economia, tecnologia e sociedade.
Paz: Desenvolver uma sociedade justa e pacífica, diminuindo os níveis de violência com diversos tipos de projetos sociais e .
Parceria: Criar uma parceria com todos os países interessados em criar um mundo mais sustentável.
Esses tópicos, também conhecidos como 5Ps, devem ser pensados e tidos como prioridade para que as cidades sustentáveis cumpram seus papéis.
Afinal, quando os 5Ps estiverem alinhados e “funcionando”, é um sinal que a cidade é realmente sustentável!
Do que uma cidade precisa para ser sustentável?
Apesar de não existirem regras exatas para uma cidade ser sustentável, é necessário que vários serviços e projetos de desenvolvimento social estejam em funcionamento.
Abaixo, mostraremos alguns dos pontos que podem tornar uma cidade sustentável.
Acessibilidade e mobilidade urbana
Se você costuma ou já costuma encarar longas horas no trânsito sabe como isso pode ser prejudicial para a sua qualidade de vida.
Além de aumentar o seu estresse, isso também pode ter efeitos na sua saúde física.
Por isso, é necessário que a cidade ofereça uma boa mobilidade urbana, com boas alternativas para evitar engarrafamentos e até mesmo acidentes.
Além disso, a cidade ter um transporte público de qualidade é algo essencial para a mobilidade urbana e para a sustentabilidade da mesma.
Afinal, não são todas as pessoas que têm condições de comprar um carro, e com isso, precisam se locomover sem maiores problemas, seja com ônibus, bicicletas ou a pé.
Além disso, vale ressaltar que a mobilidade urbana não fala apenas sobre meios de transporte e as formas de evitar longas filas no trânsito.
Ela também tem muito a ver com a emissão de gases que são prejudiciais à natureza.
Muitas cidades estão procurando alternativas de ônibus elétricos para reduzir esses químicos e até mesmo oferecendo incentivos para quem quer adquirir carros que não funcionam a combustão.
Arquitetura e urbanismo
Sem dúvida, a arquitetura e o urbanismo são partes extremamente importantes em qualquer cidade.
Além de dar a cara e a personalidade que o município terá, elas podem ajudar em diversos pontos, seja com lazer, esporte, mobilidade urbana, e até prevenção de desastres naturais!
Nesse quesito, é pensado como os prédios devem ser construídos, em que áreas ficarão os parques, as árvores, os gramados, entre outros pontos.
Isso serve para que a cidade não tenha apenas uma cor, forma ou elementos iguais e repetitivos.
Além disso, o projeto arquitetônico também deve pensar nos pontos negativos e até mesmo nos desastres que podem acontecer na cidade.
Por exemplo, no Japão, existem prédios construídos com materiais mais flexíveis, que diminuem os impactos e danos da construção caso ocorra um terremoto.
Aliás, já existem diversos projetos de arquitetura sustentável ao redor do mundo, que vão desde a contrução de casas até a criação de cidades.
Com a distribuição de estilos de design, plantação de árvores, gramados e outras áreas verdes, a cidade fica mais bonita e mais sustentável!
Áreas verdes
Com toda a certeza, não existe uma cidade sustentável sem áreas verdes.
Esses espaços podem ser desde parques, bosques até espaços que preservam a vegetação da cidade.
Aliás, também vale ressaltar que essas áreas devem ser preservadas e tanto a população quanto o estado devem tomar medidas para manter os cuidados com o ambiente.
Além de deixar a cidade mais bonita, essas áreas verdes ajudam com a constância das chuvas e com a captação da água, o que também diminui os riscos de enchentes e secas.
Alguns desses ambientes também são ótimos para que as pessoas passem um tempo de qualidade com a família e amigos, desfrutando de um bom dia de sol em um ambiente natural.
Políticas públicas
Para que uma cidade seja sustentável, é necessário que o governo em parceria com as empresas privadas ofereçam políticas públicas de qualidade.
Essas políticas podem ser leis, ideias ou programas para que os habitantes de uma cidade possam ajudar e ser ajudados com a sustentabilidade.
Por exemplo, incentivar e oferecer práticas de preservação ambiental é algo bem comum nas maiores cidades sustentáveis do mundo.
Além disso, explicar a importância dessas ações também é algo fundamental, para que as pessoas possam estar inteiradas com o projeto que a cidade tem a oferecer e entender como isso afetará suas vidas positivamente.
Exemplos de cidades sustentáveis
Agora que você já sabe o que é, chegou a hora de ver alguns exemplos de cidades sustentáveis.
Quando tocamos no assunto, certamente, muitas pessoas imaginam cidades da europa, estados unidos ou de outros países de terceiro mundo.
Mas já adiantamos para você que esses tipos de cidade existem em todo o mundo, inclusive no Brasil!
Confira abaixo alguns exemplos de cidades sustentáveis.
Curitiba (Brasil)
A capital do Paraná foi eleita em 2022 como a cidade mais sustentável da América Latina e a 14ª mais sustentável do mundo.
Curitiba oferece soluções de energia solar, linhas de ônibus elétricos, hortas comunitárias, um ótimo serviço de recolhimento de lixo, diversas áreas verdes preservadas por toda a cidade e um transporte público elogiadíssimo.
Zurique (Suíça)
Considerada a cidade mais sustentável do mundo, Zurique é exemplo quando o assunto é reciclagem e reaproveitamento de lixo, renovação de espaços urbanos e, principalmente, mobilidade urbana.
Só pra ter noção, cerca de 75% dos habitantes da cidade se locomovem a pé, com transporte público ou bicicletas.
Munique (Alemanha)
Localizada na região da Bavária, na Alemanha, Munique é uma das cidades mais sustentáveis do mundo e ainda quer mais!
Seu objetivo até 2025 é fazer com que toda a fonte de eletricidade da cidade seja totalmente renovável.
Seul (Coreia do Sul)
Outra cidade exemplo quando o assunto é mobilidade urbana é Seul, capital da Coreia do Sul, onde cerca de 70% dos deslocamentos na cidade são feitos com metrôs e ônibus.
Além disso, a cidade também está em uma busca para ter mais áreas verdes, com o intuito de diminuir as enchentes e até mesmo a poluição.
Abaixo, você pode conferir o ranking com as cidades mais sustentáveis do Brasil e do mundo!
Conclusão
O desmatamento para a construção de cidades causou muitos danos à natureza, porém, nos dias de hoje, as preocupação de diversos municípios é tornar a cidade mais sustentável.
Essas práticas criar cidades sustentáveis vão desde a criação de áreas verdes, melhora na mobilidade urbana, adoção de políticas públicas e projetos de arquitetura.
Além disso, também é necessário que a população fique por dentro e pratique um estilo de vida mais sustentável.
Para isso, é necessário mostrar a importância dessas práticas e, principalmente, explicar o que é uma cidade sustentável!
Por fim, se você gostou desse artigo, acesse o nosso blog e confira diversos conteúdos como esse!