Como fazer uma preparação financeira para comprar uma moto?
A aquisição de bens de alto valor agregado, como uma moto, exige um bom planejamento. Saiba como fazer uma preparação financeira para comprar uma moto.
A aquisição de bens de alto valor agregado, como uma moto, exige um bom e detalhado planejamento. Evidentemente, essa preparação financeira varia de acordo com o modo de pagamento pretendido.
Via de regra, as compras efetuadas na base do impulso costumam gerar profundos prejuízos. Você não vai querer ser a próxima vítima, vai?
Pensando nisso, nós elaboramos os principais aspectos que envolvem o processo de compra de uma moto. Continue a leitura e saiba como comprar uma moto sem sustos e com a certeza de ter feito o melhor negócio!
Defina a moto desejada e o seu valor no mercado
Definitivamente, a primeira etapa consiste na escolha da moto. Trata-se de uma parte delicada do processo, afinal, essa definição está diretamente ligada ao total de dinheiro necessário para concretizar a compra.
Como você já deve saber, há mais de uma montadora e existem diversos modelos de motocicletas disponíveis no mercado.
Diante disso, não adianta tomar decisões apressadas e emocionais, pautadas no calor do momento. Por mais que você se apaixone por uma determinada moto, saiba que essa paixão material tem um preço. Além disso, vale a pena se atentar às suas reais necessidades.
Por sinal, você precisa se decidir entre uma moto nova ou usada. As opções usadas possibilitam a aquisição de um veículo teoricamente melhor e por um preço mais acessível.
Por outro lado, jamais desconsidere as vantagens de uma moto nova — recém-saída da fábrica e com a parte mecânica intacta.
Durante esse processo de escolha da moto é recomendável conversar com amigos e mecânicos (preferencialmente de confiança ou indicados por familiares ou outras pessoas próximas).
A internet também é um bom lugar para descobrir quais são os detalhes técnicos e referências de várias motos.
Por fim, você deve observar o valor de mercado da moto escolhida. Repare que o mesmo modelo pode apresentar preços diferentes, conforme o local de venda ou revenda. Saber negociar é fundamental.
Conheça as formas de pagamento disponíveis
Você também precisa determinar qual é a forma de pagamento mais atrativa para aquele negócio. Dentre as alternativas de pagamento mais comuns, três delas ganham destaque e são normalmente praticadas:
Pagamento à vista
Não há dúvida de que a melhor opção é o pagamento à vista. Nessa modalidade de negócio você já quita a moto e, como de praxe, pode obter ótimos descontos.
Em contrapartida, é bem possível que você ainda não tenha o dinheiro necessário para comprar uma moto à vista. Nesse caso, é imprescindível iniciar um planejamento financeiro eficaz.
Financiamento
O financiamento é um modo de pagamento concluído a médio ou longo prazo. Porém, a entrada de boa parte do valor total da moto diminui consideravelmente o tempo de financiamento. Essa é, inclusive, uma boa prática — muito utilizada.
Consórcio
O consórcio também é um pagamento realizado a médio ou longo prazo. As vantagens dessa modalidade em comparação ao financiamento são as taxas reduzidas, o que diminui o preço final da moto.
Por outro lado, essa só é uma opção viável para quem não precisa ter a moto imediatamente. Vale lembrar que, pelo consórcio, você só terá sua moto caso seja sorteado, efetue um lance por ela ou quando finalizar o pagamento de todas as parcelas.
Saiba como economizar para comprar sua moto
Se o pagamento for a prazo (via financiamento ou consórcio), será preciso reservar certa quantia mensal para esse fim.
Diante disso, é fundamental efetuar um levantamento de todo o gasto mensal e compará-lo com a remuneração acessível no mesmo período. Com isso, você enxergará o que sobra.
Nesse momento, muitas pessoas se deparam com a triste realidade de não ter dinheiro suficiente para adquirir um carro, moto ou qualquer outro veículo.
A compra da moto está condicionada à capacidade de poupar o dinheiro necessário. A solução mais eficiente depende de uma organização financeira exemplar e da adoção de algumas medidas.
Renegocie o valor do aluguel
Partindo do princípio de que a maioria das pessoas não mora em uma residência própria, o aluguel é uma realidade.
Assim, sempre vale a pena tentar obter alguma redução da mensalidade. Em alguns casos, esse desconto está condicionado à extensão do tempo de locação.
Como última possibilidade, deve-se avaliar a possível mudança temporária para uma região mais afastada do centro urbano. Poupar envolve um ou mais sacrifícios.
Tenha em mente que as metas precisam ser cumpridas para que o objetivo final seja alcançado.
Renegocie a mensalidade escolar
A mensalidade escolar também costuma pesar no orçamento. Caso você tenha mais de um filho matriculado na mesma escola, é aconselhável solicitar algum desconto.
Vale frisar que um número razoável de unidades concede abatimentos para os pais que nunca atrasam o pagamento das mensalidades.
Reveja os gastos com pacotes de TV fechada e de celulares
Desde que seja acordado com a família, é perfeitamente possível rever aquele pacote completo da TV fechada.
Para fazer isso, basta analisar quais são, de fato, os canais assistidos. Você pode até se surpreender com a quantidade de canais que nunca viu, mas paga por ela.
Os planos pós-pagos de telefones celulares também merecem uma revisão minuciosa. Embora sejam bem práticos, esses planos podem afetar bastante o orçamento.
Além disso, existe o risco de você estar com um plano totalmente inapropriado com o seu perfil de uso. Evite qualquer desperdício que possa comprometer seu planejamento de compra da moto dos seus sonhos.
Em relação ao planejamento financeiro para comprar uma moto, a expressão de ordem é: revisão de gastos. Depois de uma readequação bem conduzida, muitas pessoas se surpreendem com a facilidade de se preparar para comprar uma moto.
Uma boa preparação financeira é essencial para que você consiga comprar aquela moto realmente desejada. Siga todos os passos descritos e tenha a certeza de efetuar o processo de forma tranquila e no ritmo certo!
Agora que você já sabe como se preparar financeiramente para comprar sua moto, siga-nos no Facebook e Instagram!