Construção De Casa Simples — Veja Dicas Para Evitar Dores De Cabeça Com A Sua Obra
Fazer um bom planejamento e investir no conceito de casa ampla são excelentes dicas para economizar no sua obra. Veja mais no artigo!
Ter o próprio lugar para viver e se desprender do aluguel é o sonho de muitos brasileiros. Ao mesmo tempo, porém, para a maior parte deles, a compra ou a construção de casas simples já é sinônimo de estresse com gastos excessivos. Mas não precisa ser assim.
Se você quer realizar o seu desejo e está se perguntando qual é o jeito mais econômico de construir uma casa, esse artigo vai te ajudar!
Continue lendo e entenda tudo sobre o assunto.
Passo a passo para construir uma casa
Antes de qualquer dica sobre como economizar na construção de casas simples, você precisa entender o que vem pela frente quando decide fazer uma obra. As principais etapas são:
1. Planejamento
A etapa de planejamento é a primeira e mais importante para economizar na sua obra e evitar outras dores de cabeça comuns.
Nessa fase, é preciso ter muita atenção a todas as burocracias envolvidas na construção, como a obtenção de permissão pela prefeitura e o registro do terreno. Também será necessário contratar um engenheiro e um arquiteto já nesse primeiro momento para avaliar o espaço e a sua capacidade de receber a casa, bem como assinar a planta do projeto.
É nesse ponto que serão definidos aspectos como o tamanho da moradia, a quantidade de cômodos e a disposição de cada um deles. A partir disso, já será possível estimar a necessidade de materiais e tempo.
2. Fundação
A fundação da casa é a primeira parte “prática” da construção. É a hora de, literalmente, colocar a mão na massa.
Aqui, há a preparação e a marcação da planta da casa no terreno. Ou seja, é basicamente passar o desenho do projeto para o solo e fazer a fundação, o que é essencial para o imóvel ter sustentação e não enfrentar problemas para se manter em pé.
O jeito mais comum de fazer isso nas residências atuais é o baldrame com sapatas. Neste processo, joga-se britas no solo, para aumentar a resistência, e é feita a concretagem e a impermeabilização do espaço.
3. Estrutura
Após feita a fundação da casa, dá-se início a construção da casa em si, levantando as primeiras paredes. Nessa etapa, os muros são erguidos a partir dos tijolos e da formação dos pilares concretados.
Depois disso, em alguns dias, o espaço estará pronto para receber a laje e, então, o telhado.
4. Instalações
Com a estrutura da casa pronta, é hora de fazer as instalações hidráulicas e elétricas.
Essa etapa exige a presença de um arquiteto e um engenheiro para fazê-las da melhor forma possível, de maneira que não prejudique a estrutura da casa, já que será necessário quebrar algumas paredes para passar com os fios e as tubulações.
5. Acabamentos
Aqui, toda a parte estrutural da casa já está feita e faltam apenas a finalização, colocando revestimentos decorativos nos pisos, nas paredes e fazendo as pinturas.
Lendo dessa forma, parece um processo fácil e até rápido, mas, na prática, a gente sabe que nem sempre é. Contudo, seguir algumas recomendações para a construção de casas simples pode deixar o seu projeto mais barato, com a entrega mais eficiente e com um resultado final muito mais satisfatório.
Dicas essenciais para economizar na construção de casas simples
As recomendações para economizar na construção de casas simples são relativas não só ao momento da obra, mas também pensando no dia a dia dos moradores, a fim de otimizar a rotina e diminuir despesas comuns como energia, por exemplo.
Veja as dicas a seguir e entenda melhor.
1. Aproveite a luz natural
A incidência da luz solar é um ponto chave para valorizar uma casa simples e pequena e ainda economizar na conta de luz. Por isso, na sua planta e no seu projeto de iluminação, a disposição dos cômodos deve levar isso em consideração.
No hemisfério sul do globo, a face norte é a que recebe mais incidência solar; a face leste recebe sol apenas pela manhã, a oeste pela tarde e a sul é a que pega menos sol.
Para aproveitar o sol da manhã, uma boa dica é posicionar os quartos para a face leste. Já na face oeste, devem estar os cômodos que não são tão frequentados, como área de serviço, garagem e depósito.
A parte sul não é tão privilegiada, pois no inverno não recebe sol e no verão apenas as primeiras e últimas horas do dia são iluminadas.
2. Aposte na ventilação cruzada
O conceito de ventilação cruzada define que as portas e as janelas da casa precisam estar dispostas em paredes opostas ou adjacentes e na orientação dos ventos locais. Assim, você coloca os lugares para entrada e saída do vento na direção do fluxo deles, garantindo um imóvel arejado e mais confortável — o que, a longo prazo, vai te dar mais conforto e uma grande economia nas despesas com ventilador e ar condicionado.
3. Coloque as “áreas molhadas” em lugares próximos
As instalações hidráulicas correspondem de 7% a 11% do valor total da construção de uma casa simples. Mas, usando alguns truques, esses gastos podem ser reduzidos.
O truque principal é deixar as áreas molhadas próximas — ou seja, banheiros, cozinhas e áreas de serviço —, aproveitando as mesmas instalações.
Posicionar a caixa d’água em um ponto estratégico também contribui para a redução dos custos. De preferência, faça essa instalação próxima a esses ambientes, pois a pressão da água nos equipamentos será maior e você gastará menos com as tubulações para a distribuição.
4. Invista em cômodos conjugados
Utilizar alguns móveis ou objetos para separar os cômodos tornou-se tendência nas novas arquiteturas brasileiras, isso porque, além de não precisar se preocupar em erguer paredes e posicioná-las de forma correta, ter cômodos conjugados ainda ajuda a economizar na hora da construção e a dar a sensação de que o imóvel é maior.
Uma forma muito simples de organizar e dividir esses ambientes posteriormente é utilizando um mobiliário. Essa separação pode ser feita com aparadores, estantes, poltronas ou TV.
Com esses truques, você não precisará ter um terreno enorme para erguer o seu lar. Uma obra bem feita garante a construção de casas simples e pequenas, mas ainda assim amplas e arejadas.
Vantagens da construção de casas simples e pequenas
Por incrível que pareça, a casa pequena está entre as preferidas pois é perfeita para quem quer economizar e não precisa de muito espaço. Algumas das vantagens de optar por um espaço menor são:
Está convencido de encarar uma construção da casa simples depois desse artigo? Então veja também como preparar um projeto de reforma.