7 Dicas Para Comprar Apartamento Na Planta
Estudar o projeto e entender o memorial descritivo são dicas essenciais para não errar ao comprar um apartamento na planta. Saiba mais!
Comprar um apartamento na planta tem muitas vantagens se comparado à aquisição de um imóvel pronto: ele chega a ser 20 a 25% mais barato, valoriza com o tempo, e tem menos burocracias. Entretanto, por outro lado, com este é um bem que você ainda não pode ver ou visitar, às vezes pode parecer um tiro no escuro fazer essa negociação, não é?
Como garantir que você, de fato, vai receber o que comprou?
Para isso, existem algumas dicas essenciais na hora de adquirir um apartamento na planta. Confira!
7 dicas para comprar apartamento na planta
Se a ideia de comprar um apartamento na planta te traz insegurança, então você precisa ver as recomendações a seguir. Tomar esses cuidados vai te dar muito mais confiança na hora de realizar o seu sonho de ter a sua casa do jeitinho que sempre sonhou!
1. Entenda o que você está comprando
Antes de mais nada, é fundamental que você entenda exatamente o que significa comprar um imóvel na planta.
Esse é um investimento a longo prazo, para quem não tem pressa de fazer a mudança. Nesse caso, você estará financiando a construção do seu futuro lar. Ou seja: o apartamento ainda não está pronto e você irá pagar para a construtora realizar as obras.
Normalmente, o prazo de entrega varia entre 18 a 36 meses, dependendo do tipo do imóvel e das áreas de lazer que ele terá.
2. Verifique as suas opções de pagamento
Ao decidir comprar um imóvel, são poucas as pessoas que têm o dinheiro necessário para o fazer à vista. Por este motivo, a maioria recorre aos financiamentos e, com o apartamento na planta não é diferente. Entretanto, ele tem algumas particularidades.
Primeiramente, o financiamento de imóveis na planta é dividido em duas fases:
- pré-chaves: este é a etapa de construção do apartamento. Nesse período, o comprador paga os valores de entrada — que costumam ser mais altos em imóveis na planta, uma vez que corresponde ao valor necessário para tocar as obras — e as parcelas iniciais. Esse pagamento é feito diretamente para a construtora;
- pós-chaves: este é o momento depois da entrega do imóvel, quando ele já está pronto. Normalmente, ainda resta algum montante a ser pago, que o proprietário pode escolher quitar à vista ou parcelar. Na segunda opção, que é a mais comum, recorre-se ao banco para financiar o que falta.
Além disso, outro ponto que merece atenção na hora de calcular o financiamento é o INPC (Índice de Preços ao Consumidor), indicativo que mede a variação dos preços de materiais e mão de obra da construção civil.
Ele incide sobre as parcelas que são pagas no período pré-chaves, o que pode alterar bastante o valor inicial. Logo, o montante final do apartamento pode não ser o mesmo do momento da compra e isso precisa estar no seu radar.
Por esse motivo, faça simulações de financiamento e procure a melhor para você, considerando:
- percentual a ser pago como entrada;
- valor das parcelas;
- prazo de financiamento;
- taxa de juros.
3. Escolha uma construtora de confiança
A compra de um apartamento na planta é, em grande parte, uma questão de confiança na construtora contratada. Isso porque você, enquanto comprador, está financiando uma obra que ainda será feita e entregue futuramente.
Portanto, para sair do jeitinho exato que você sonhou e no tempo certo, a empresa precisa ser séria e ter credibilidade no mercado. Por este motivo, vale fazer uma investigação antes de assinar qualquer contrato.
Nossa dica é que você faça um levantamento histórico, avaliando:
- a opinião de outros clientes;
- a qualidade de obras já entregues (se possível, faça visitas a esses lugares);
- a reputação da organização no mercado;
- a saúde financeira do negócio (para entender se eles podem cumprir com o prometido).
4. Veja o projeto e os materiais de divulgação
Depois de analisar essas informações mais macro, é hora de olhar no micro do seu projeto.
A compra de um apartamento na planta exige um pouco de imaginação e, hoje, existem diversos recursos para ajudar nisso, como os projetos em 3D e até mesmo os apartamentos decorados, que servem como um protótipo.
Para que você tenha uma ideia exata do que vai receber ao fim do período de obras, estude esses materiais com atenção: visite o decorado, peça metragens, veja a posição do sol, entre outras coisas que forem importantes para você.
5. Leia o memorial descritivo
Além de analisar o projeto gráfico e visual, também é importante avaliar o planejamento de execução da construtora. O memorial descritivo é esse documento obrigatório que detalhe cada etapa da realização da obra, entre eles:
- as fases de construção;
- os prazos de entrega;
- as descrições das áreas do impovel;
- a listagem de materiais que serão utilizados;
- a autorização da prefeitura para a empreitada;
- entre outras informações que comprovam a regularidade do negócio.
6. Visite a região do imóvel em diferentes dias e horários
Ao contrário de um imóvel pronto, no qual você pode entrar e fazer diversas visitas, um imóvel da planta ainda não existe.
Mas isso não impede que você visite a região do empreendimento, ou mesmo o estande de vendas e o apartamento decorado, quantas vezes você quiser, em diferentes ocasiões, horários e dias da semana.
Isso ajudará você a conhecer a rotina da região, o que é fundamental para o processo de definição do negócio a ser fechado.
7. Registre toda a negociação
Atitudes simples podem evitar dores de cabeça futuras enormes, e uma delas é manter todo o processo de negociação registrado.
Tudo o que for definido oralmente, confirme posteriormente via e-mail. Além disso, guarde todos os folders e folhetos do empreendimento e tire fotos da maquete. Dessa forma, você ficará mais tranquilo e resguardado.
Outra dica, importantíssima, e que muita gente não segue é: leia o contrato, nos mínimos detalhes. Entenda as cláusulas que falam sobre:
- tolerância de atraso;
- consequências em caso de desistência;
- garantia de segurança estrutural;
- multas e penalidades em caso de descumprimento do estabelecido.
Esse documento é a sua maior segurança e você deve se agarrar nele, tendo consciência de todos os seus direitos como comprador.
Um apartamento é, possivelmente, o maior investimento da sua vida. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de tomar essa decisão de compra. E, seguindo essas dicas acima, você vai garantir que tudo ocorra da melhor forma possível.
Agora, se você está procurando oportunidade de imóveis em fase de lançamento para comprar, confira as opções disponíveis no portal Chaves na Mão!