3 tipos de coisas que devem fazer parte da decoração de todo quarto de casal
Entre um casal é preciso amor. Mas, em seu quarto é necessário mais - móveis e complementos. O que não pode faltar na decoração? Saiba tudo!
O que não pode faltar entre casais? A resposta provável: o amor.
Agora, e no seu quarto? Quais os itens indispensáveis para a ambientação e personalização da decoração desse tipo de ambiente?
Bem, esta questão é bem mais complexa.
Se quiser algumas sugestões, basta continuar acompanhando este texto!
A seguir, algumas dicas de tudo que precisará comprar caso esteja montando pela primeira vez um quarto de casal.
#1 Quanto aos itens mobiliários obrigatórios
Cama
As pessoas podem muito bem dormir em colchões diretos no chão.
Agora, não há saúde – muito menos romance – que aguente tanto tempo numa situação assim. Todo quarto de casal precisa de uma cama.
E não pode ser qualquer cama, mas uma resistente para todos os movimentos dos parceiros; grande o suficiente para os seus corpos; e com a melhor densidade possível – compatível com a soma de seu peso.
Roupeiro
Se uma pessoa já guarda muitos pertences ao longo da vida, imagina duas.
É possível que o casal necessite de um roupeiro bem amplo, com mais de duas postas. Talvez seja preciso que o móvel tenha lados com subdivisões internas distintas.
Afinal, cada pessoa pode ter itens diferentes a serem guardados no armário. Homens e mulheres costumam somar as mais variadas peças de vestuário.
É interessante ter duas áreas de cabideiro no armário – uma mais curta, com cerca de 80 cm de altura; e uma mais comprida, para peças longas, com 1,10 m ou mais de altura.
Também será preciso uma área de gaveteiro e de prateleiras. Nichos superiores, onde ficarão as malas e roupas de cama, com uns 30 cm de altura – no mínimo. E inferiores, onde se pode colocar os sapatos, talvez entre 12 e 18 cm de altura.
#2 Quanto aos itens mobiliários não obrigatórios
Cabeceira e criados-mudos
Existem pessoas que não sentem a menor falta de certas peças nas decorações de quartos, como cabeceira ou criado-mudo.
Acontece que estes móveis são capazes de oferecer certa proteção e conforto muito válidos.
Tudo bem que são itens caros. Mas, isso não quer dizer que devam ser cortados da lista de comprar. Há formas bem simples e baratas de contornar este problema.
Uma ideia é substituir o modelo tradicional de cabeceira por uma placa comum, em MDF, revestida com espuma e tecido. Quanto aos criados, tudo é possível! Uma simples mesinha já seria a solução perfeita nesse caso.
Uma ideia é substituir o modelo tradicional de cabeceira por uma placa comum, em MDF, revestida com espuma e tecido. Quanto aos criados, tudo é possível! Uma simples mesinha já seria a solução perfeita nesse caso.
Agora, é preciso lembrar que numa relação a dois, cada membro pode ter suas preferências e necessidades. Quer dizer que os criados de cada um pode ter características distintas.
Cômoda e sapateira
Bem, se o casal possuir muitos objetos que precisem ser guardados, é provável que haja, portanto, a necessidade de mais móveis no quarto.
Muitos itens pessoais, poderiam ser remanejados, sem problemas, de um guarda-roupa para uma cômoda – dependendo da situação, seria bom ter até duas cômodas. Entram na lista blusas, shorts, lingeries e mais.
Outras peças não só poderiam como deveriam sair do armário – sobretudo por questões de higiene -, como os sapatos. Para isso, existe um móvel especial para guardá-los, este chamado de sapateira.
A única desvantagem disso é que muitas sapateiras não são adequadas para certos modelos de sapatos, como os de saltos e as botas. Daí abre-se uma exceção e eles acabam ficando jogados por aí ou em caixas.
Poltrona, escrivaninha e penteadeira
Outros móveis que são dispensáveis, mas que deveriam estar na lista de itens para quarto de casal são estes três do título.
Pode-se ter, em algum canto vago e sem utilidade, uma pequena mesa – servindo ora de escrivaninha ou bancada para notebook e ora de penteadeira, para montagem de maquiagens e penteados.
Quem gosta de ler no quarto também deve querer ter uma poltrona e mesinha auxiliar.
Painel para TV
Existem casais que não só descansam e namoram no quarto, mas – assim como suposto antes – também leem, trabalham e desempenham muitas outras atividades.
Algumas pessoas não abrem mão, por exemplo, de ter no ambiente uma TV – pensando em assistir, da cama, os seus filmes prediletos. Por um lado, isso pode comprometer a relação do casal; por outro, pode estimular o romance.
#3 Quanto aos itens de decoração
Luminárias, espelhos, arranjos e bibelôs
Agora, o toque final! Para deixar um quarto de casal mais convidativo e charmoso, seria preciso acrescentar algumas peças a mais na decoração. Uma coisa que se deve observar sempre é a iluminação.
Nesse caso, um sistema de luz misto é o ideal – ter a fonte de luz no centro do teto mais as complementares. Não esquecendo dos abajures nos criados, luminária articulada no canto de leitura e direcionais frente ao roupeiro.
Seria ótimo ter no quarto também alguns espelhos. Existem muitas boas razões para isso – para melhorar a iluminação do cômodo, refletir pontos estratégicos do ambiente, entre outras.
Acontece que a principal delas seria mesmo permitir que o casal possa ter sempre onde conferir seus looks diários.
E por fim, os bibelôs, responsáveis pela personalização do cômodo. Eles teriam poder de deixar o ambiente mais atraente, estimulando os bons sentimentos e a paixão entre os parceiros.
São exemplos vasos de flores, porta-retratos, quadros, e mais.
Todas essas coisas até podem ser dispensáveis, mas, por certo, é melhor que façam parte da decoração do quarto do casal.
Já decidiu o que vai colocar no seu?
Estas dicas de decoração de quarto de casal foram criadas pela equipe Viva Decora.
Gostou do artigo? Continue com a gente e confira nosso blog de quartos decorados.