Como Fazer Um Home Office Pequeno?
Boa iluminação e objetos de decoração são duas apostas necessárias para um home office pequeno e funcional. Saiba mais no artigo!
Você também precisou improvisar um cantinho para trabalhar de casa nos últimos anos? Se sim, ele deve ter servido por um tempo, mas, agora, esse espaço, provavelmente, já não te atende tão bem mais, não é? Por isso, vale repensar e replanejar o seu lugar de home office pequeno.
Para te ajudar nessa missão, preparamos esse guia com dicas importantes para tornar esse ambiente mais confortável e funcional.
Confira!
Como fazer um home office pequeno?
Se a sua casa ou apartamento não tem muito espaço sobrando, fazer um home office pequeno pode parecer um desafio, mas com um pouco de criatividade e algumas dicas importantes, é possível estruturar um cantinho que te atenda perfeitamente.
Porém, antes de planejar ou começar a comprar móveis, você precisa ter em mente quais são as suas principais necessidades para esse espaço. Lembre-se que, antes de qualquer coisa, o seu ambiente de trabalho precisa ser calmo, quieto, organizado e funcional.
1. Escolha o ambiente
Para decidir onde colocar o seu home office pequeno, pense nos espaços que têm disponíveis no seu lar e que sejam silenciosos, confortáveis e distantes de distrações.
Normalmente, o quarto é o cômodo que primeiro se encaixa nesses requisitos. Mas tente pensar além. Por exemplo, se você trabalha em casa e fica sozinho durante o dia, um espacinho na sala pode ser uma excelente ideia.
2. Preze pela iluminação
Outra coisa muito importante de se atentar ao escolher o seu espaço de trabalho é a iluminação do local.
Preferencialmente, ele deve estar exposto à luz natural, de maneira que o sol não te atrapalhe também — claro!
Mas, ainda que isso não seja possível, invista em lâmpadas e luminárias de mesa para home office com luz branca. Elas causam uma sensação de alerta no cérebro — diferente das amarelas, que geram conforto. Isso vai ser fundamental para te manter produtivo e longe daquela preguicinha.
3. Mantenha a organização
Mesas bagunçadas, com muitas coisas em cima, são inimigas da sua produtividade. Não adianta você encontrar um lugar isolado, longe de distrações exteriores, e encher o seu espaço de coisas que dispersem a sua atenção.
Então, ainda que o minimalismo não seja o seu estilo, quando se trata de home office pequeno, ele é uma necessidade. Sendo assim, evite encher o espaço de objetos decorativos e procure manter cada coisa no seu devido lugar.
Por este motivo, invista em acessórios de organização, como nichos, prateleiras, porta-canetas, pastas, e tudo mais o que precisar.
4. Compre móveis funcionais
Os móveis para o escritório de casa precisam ser multifuncionais, ou seja, ter mais de uma utilidade e ajudar a otimizar o seu espaço.
No home office pequeno, isso é excelente porque durante o dia você tem um espaço para trabalhar e, em outros momentos, pode transformar completamente o ambiente, sem perder a praticidade.
Um ótimo exemplo de móvel multifuncional são as mesas retráteis e as prateleiras. Aliás, é uma boa ideia utilizar as paredes para ajudar na organização, porque assim você deixa o espaço no chão vazio para circulação.
5. Deixe com a sua cara
Todas essas dicas anteriores são estritamente funcionais, mas para o seu espaço ficar realmente confortável, você precisa deixar ele com a sua cara. Então, opte por alguns itens decorativos práticos que vão te ajudar no trabalho ou, pelo menos, dar um alívio no tom sério do espaço, ajudando na criatividade.
Boas ideias são os calendários de parede, quadros de anotações e paredes de giz.
Gostou dessas dicas e inspirações para fazer o seu home office pequeno? Então continue no blog e confira mais recomendações para deixar o seu espaço de trabalho em casa funcional!