Como Fazer uma Ilha na Cozinha Gastando Pouco
Com uma ilha na cozinha se cria um espaço funcional na hora de cozinhar e com as nossas dicas você pode fazer a sua gastando pouco!
Atualmente, grande parte das pessoas que possuem um imóvel próprio procuram decorar e embelezar sua cozinha e por conta disso, muitos querem saber como fazer uma ilha na cozinha gastando pouco.
Apesar de parecer caro, é possível economizar na hora de criar um ambiente como esse em sua casa, seja na hora da compra dos materiais, dos itens, na escolha da mão de obra, entre outros pontos.
Mesmo com esses pontos, lembre-se de contar com a ajuda de profissionais especializados, tanto para o desenvolvimento do projeto quanto para a execução do mesmo.
Afinal, de nada adianta economizar muito na hora de criar esse ambiente, comprando materiais de baixa qualidade, pois no futuro os gastos com reformas e manutenções será alto.
Portanto, nós do Chaves na Mão criamos esse artigo com o intuito de ensinar você como fazer uma ilha na cozinha gastando pouco.
Acompanhe!
O que é uma ilha de cozinha?
O conceito de uma cozinha com ilha é bem simples.
Basicamente, ela consiste em um móvel isolado do resto da cozinha.
Só para exemplificar, esses móveis podem ser bancadas com cooktop, pias, armários para guardar utensílios, entre outros itens.
Com uma ilha de cozinha, o seu ambiente terá mais espaço e as pessoas podem circular com mais liberdade pelo espaço.
Além disso, por conta dessa economia de espaço, é possível planejar outros móveis para colocar na cozinha.
Como economizar na hora de fazer uma ilha de cozinha
Sem dúvida, todas as pessoas que constroem uma casa ou fazem uma reforma não querem extrapolar o orçamento.
Por isso, é importante ter alguns pontos em mente na hora de economizar para montar uma cozinha com ilha.
Planejamento e medidas
Com toda a certeza, ter um bom planejamento, seja na criação ou na reforma de um espaço da casa, é ideal para economizar dinheiro e até mesmo materiais.
Um planejamento eficiente ajuda muito na hora de controlar os gastos, como, por exemplo, com mão de obra, materiais e móveis.
Outro ponto importante é saber as medidas exatas da sua cozinha e já ter uma noção do tamanho da ilha que você pretende montar.
Afinal, se você não tiver uma noção de tamanho do espaço e das medidas que a ilha terá, será muito difícil saber a quantidade certa de itens para comprar.
Leia também: Cozinha na casa de praia: itens essenciais.
Função da ilha
Ainda na fase de planejamento, anote algumas opções de funções de ilha para cozinha e veja qual será mais vantajosa para criar.
Como já citado acima, você pode fazer uma opção com armários para guardar utensílio, com forno, com cooktop, bancada, entre outros tipos.
Após escolher o modelo certo, já será possível ter ideia de quais materiais serão necessários para começar a construir uma ilha de cozinha.
Só para exemplificar, imagine que alguém não fez um planejamento para a ilha e comprou um cooktop.
Depois de um tempo, essa mesma pessoa decidiu que naquele espaço só seria construída uma bancada.
Dessa forma, o dinheiro do cooktop foi mal investido e acabou gerando um gasto maior durante a obra.
Materiais
Certamente, se você quer aprender como fazer uma ilha na cozinha gastando pouco, é necessário ter cuidado na hora de escolher e comprar os materiais de construção.
Até porque, ao adquirir materiais de baixa qualidade, é muito provável que em pouco tempo seja preciso reformar o ambiente.
Por isso, procure por itens que ofereçam um bom custo-benefício para garantir a qualidade da sua obra.
Além disso, atualmente, muitos sites de materiais de construção fazem promoções na internet, então fique sempre ligado nos sites desses estabelecimentos.
Apesar de ser contraditório, também é importante comprar um pouco mais de material do que o necessário.
Imprevistos podem acontecer durante a construção e por isso, ao ter um pouco de “matéria-prima” reserva, alguns desses empecilhos podem ser ajustados com facilidade.
Leia também: Cerâmica para cozinha: dicas para deixar o ambiente mais moderno.
Ajuda de profissionais
Com toda a certeza, contar com os serviços de um profissional evita que problemas futuros ocorram com a sua ilha de cozinha.
Este profissional sabe como montar o ambiente da maneira correta, além de garantir a qualidade do serviço.
Por vezes, essa mão de obra especializada pode custar um pouco a mais, porém, vale muito a pena, pois você está contando com os serviços de alguém que entende do assunto.
Além da mão de obra, você também pode contratar um designer de interiores, afinal, esse profissional saberá como fazer uma ilha na cozinha gastando pouco.
E lembre-se: faça uma lista dos profissionais que você procurou ou que foram indicados e veja qual delas oferece o melhor custo-benefício.
Reciclagem de móveis
Também é possível usar móveis que você já têm em sua casa para criar um ambiente legal.
Por isso, se você tem algum móvel parado em casa, como uma mesa grande ou um armarinho de altura média, pense em maneiras de reformá-lo.
Sem dúvida, a reutilização de móveis ajuda muito na hora de economizar para criar uma ilha de cozinha.
Negocie!
Por último, não tenha medo de negociar, principalmente na hora de comprar a ilha ou os materiais de construção.
Com toda a certeza, um desconto sempre é bem-vindo e não custa nada tentar!
Você também pode negociar com os profissionais, mas não seja inconveniente e procure por descontos pequenos, afinal, o trabalho dele deve ser valorizado!
Por fim, agora que você já tem uma noção de como montar uma ilha de cozinha, não perca tempo e comece a fazer planejar o seu ambiente!