Cobertura Na Área Externa: Qual é o Melhor Revestimento?
Preço, resistência, estilo…São muitos aspectos a considerar na hora de escolher a melhor cobertura para a área externa do seu lar. Veja como tomar essa decisão!
Coberturas na área externa têm sido um destaque em projetos inspiradores e luxuosos. Afinal, este é o ambiente ideal para organizar reuniões, relaxar enquanto admira a paisagem, conversar e manter um espaço gourmet.
Mas, para que ele seja bem aproveitado em todas essas ocasiões, na hora da reforma ou da construção de um imóvel que conte com esse espaço de lazer, é importante buscar por um encobrimento que proteja o local dos dias chuvosos, mas que também ajude a valorizá-lo.
Para isso, muitos materiais podem ser utilizados, como:
Não sabe qual é o melhor revestimento para o seu imóvel e para o seu bolso? Separamos algumas dicas para te ajudar nessa escolha. Confira!
Qual é o melhor tipo de cobertura para área externa?
Afinal, qual é o melhor tipo de cobertura para área externa? A verdade é que não existe uma resposta definitiva para essa pergunta, tudo vai depender do tipo de espaço que você possui no seu lar, dentre outros aspectos, como:
Tratando especificamente de temperatura, por exemplo, existem coberturas mais adequadas do que outras a depender do quão quente é a sua cidade. Em locais em que faz mais calor, as telhas de cerâmica e concreto são melhores opções, já que esses materiais têm um índice de condutividade térmica menor.
Outro ponto importante a considerar é a experiência que você deseja ter nesse ambiente. Talvez um dos seus objetivos seja aproveitar mais a luz natural, pegar um solzinho nos dias livres. Nesse sentido, uma alternativa interessante são as coberturas de policarbonato e vidro, que protegem o espaço, mas sem bloquear a passagem de luz.
Veja a seguir mais sobre esses e outros tipos de cobertura para área externa e se inspire para escolher a mais adequada aos seus objetivos!
1. Cobertura de vidro
Dentre os três materiais que selecionamos, o vidro é o mais caro, porém é o que tem maior capacidade de isolamento acústico.
Mas é preciso ter atenção ao tipo de vidro quando for escolher esse revestimento. O mais indicado é que ele seja temperado, que costuma ser mais resistente à quebra e às variações de temperatura.
Se você quer um ambiente bem iluminado, aposte nesse tipo de cobertura para área externa. Desta forma, é garantido que a luz natural entre no ambiente.
Se você quer a luz natural, mas não deseja um ambiente superaquecido, utilize os chamados vidros seletivos, pois eles controlam a temperatura e até são capazes de barrar os raios infravermelhos.
Esse tipo de cobertura é ideal para ambientes com incidência direta de raios de sol e locais com maior volume de ruídos.
2. Cobertura de policarbonato
Este material não é capaz de isolar o barulho ou a temperatura e sua visibilidade é a menor entre os três materiais aqui citados. Porém, ele é o mais resistente, pois os riscos de quebrar ou pegar fogo são bem baixos.
É ideal para ambientes com crianças ou que precise de mais segurança e resistência.
3. Cobertura de acrílico
Assim como o policarbonato, o seu ponto forte não é o bom isolamento acústico e térmico, e sim, a sua visibilidade, tendo 92% da luz visível.
Outro ponto forte do acrílico é o preço, sendo o mais barato entre os materiais, em média 60% mais barato do que o vidro e 30% mais barato do que o policarbonato.
O acrílico é ideal para quem quer economizar em ambientes onde há pouca ou nenhuma incidência direta dos raios solares.
Como proteger o telhado da chuva?
Então, já se decidiu sobre qual o tipo de cobertura para externa ideal para o seu lar? Aposto que a sua mente está fervilhando de ideias!
Mas, além de escolher o material ideal para proteger esse cantinho da casa daqueles dias não muito favoráveis, é importante saber como evitar que o seu telhado sofra com a ação da chuva.
Sim! Ainda que seja feito para evitar que os ambientes da sua casa fiquem molhados toda vez que chover, esse produto também precisa de alguns cuidados — até para manter a sua beleza!
Para isso, você pode instalar uma manta para vedar as telhas, que podem ser do tipo:
Além disso, é recomendado fazer a aplicação de silicone nos cantos das telhas para reforçar a vedação desse encobrimento. Esse procedimento é bem-vindo, em especial, se esse revestimento for de vidro ou de acrílico transparente.
Qual parede que se protege da chuva?
Ao escolher a cobertura da área externa da sua casa também é importante ter atenção às paredes! Todas elas precisam estar devidamente protegidas. Isso porque o reboco costuma absorver a água, principalmente em períodos de chuvas mais intensas, e toda essa umidade pode ocasionar diversos problemas, como infiltrações.
É indicado também que você invista na impermeabilização das paredes e muros desse ambiente, principalmente se não houver possibilidade de encobrir todos esses cantinhos. Isso certamente contribuirá para que você tenha uma pintura bonita por mais tempo, evitando o aparecimento de:
Aqui você viu como escolher o melhor tipo de cobertura para área externa, como proteger as paredes e o próprio telhado desse ambiente. Que tal continuar aprendendo a tornar esse espaço da casa mais agradável, bonito e funcional? Fique no blog da Chaves na Mão e veja dicas de móveis de palete para varanda!