Banheira Para Banheiro Pequeno — É Possível Instalar?
Quer instalar uma banheira para banheiro pequeno mas não sabe se tem como? Veja algumas dicas neste artigo!
Existe coisa melhor do que chegar em casa depois de um dia super cansativo e preparar um banho de imersão para relaxar? Parece até coisa de filme, né? Mas não é! Mesmo que seu espaço seja escasso, com alguns truques, é possível ter uma banheira para banheiro pequeno.
Saiba como pode fazer isso a seguir!
Como ter uma banheira em um banheiro pequeno?
O primeiro passo para começar o projeto de instalação de uma banheira para banheiro pequeno é observar o ambiente e mapear os espaços e móveis já existentes.
Desde essa primeira etapa — que pode parecer simples — já é recomendado contar com a ajuda de um arquiteto, pois cada lavabo tem suas particularidades.
Ele poderá indicar os melhores cantinhos para valorizar ainda mais o seu espaço, além de garantir a segurança e a qualidade da instalação, que precisa ser feita no lugar certo.
Em qual espaço instalar uma banheira?
O espaço ideal para instalar a banheira no seu banheiro pequeno deve:
Além disso, é necessário fazer inspeções estruturais para verificar se o piso aguenta o peso da banheira cheia — especialmente em apartamentos. Por fim, também é preciso avaliar o tamanho do local de instalação, uma vez que é indicado deixar uma distância de 10 a 15 cm entre a banheira e as paredes.
O mais comum na instalação de banheira para banheiro pequeno é colocá-la dentro do box, dividido o espaço com o chuveiro ou embaixo dele.
Após definir o local de instalação, é hora de escolher o modelo ideal.
Tipos de banheira
Os modelos de banheira mais comuns no mercado são:
As banheiras de canto são muito recomendadas para banheiros pequenos porque elas podem ser instaladas em quinas que não seriam aproveitadas, otimizando o espaço disponível.
As redondas, diferentes das triangulares, não aproveitam os cantinhos, o que pode não ser tão interessante para espaços pequenos, dependendo do layout do banheiro.
As quadradas e retangulares são particularmente indicadas para colocar dentro do box, dividindo espaço com a ducha.
Todos esses modelos podem ser embutidos, ou seja, encaixados em uma estrutura de alvenaria, madeira ou pastilhas. Para isso, é preciso:
Neste modelo de instalação, você ainda pode apostar na funcionalidade e colocar a banheira embaixo de uma bancada que poderá armazenar vários objetos de uso cotidiano, otimizando o espaço. Assim, quando quiser usufruir da sua banheira, basta levantar a chapa de MDF!
Entretanto, apesar de comum, esse é o jeito mais caro e mais complexo de colocar banheira para banheiro pequeno. Uma opção mais barata e simples é optar por modelos freestanding.
Qual banheira não precisa embutir?
Entre os modelos de banheiro disponíveis no mercado existem as freestanding, ou de apoio, que ficam em pé sem precisar de uma base de alvenaria.
O estilo mais comum é o vitoriano.
Uma dica final para dar a sensação de amplitude ao banheiro é apostar na instalação de espelhos. Este será um investimento com um bom custo-benefício.
Neste outro artigo, veja mais dicas de como organizar e valorizar o seu banheiro.