Como Construir Um Ponto Comercial Pequeno? — Confira As Principais Dicas
Analisar quem é o seu público é um importante passo da arquitetura comercial. Veja como construir um ponto comercial pequeno e de sucesso!
O sucesso de um empreendimento não depende apenas do seu planejamento gerencial e estudos de mercado, mas também da arquitetura comercial do ambiente. Se você está se perguntando como construir um ponto comercial pequeno, mas que chame atenção e faça sucesso, continue lendo este artigo.
Nós, do portal Chaves na Mão, preparamos super dicas que vão te ajudar desde a etapa de escolha do local até a sua reforma.
Como escolher um ponto comercial?
O primeiro passo para construir uma loja física atraente é escolher o ponto comercial ideal. Essa decisão nem sempre é simples, porque não se trata de optar pelo mais barato ou o mais visível, mas, sim, analisar diversas questões em conjunto, como:
1. Quem é o seu público?
Essa deve ser a primeira pergunta feita na hora de determinar a localização do seu negócio. O ponto da sua loja precisa ser estratégico, considerando o perfil do seu público, os seus hábitos e momentos de compra.
Um exemplo simples para entender: caso você tenha uma loja de sorvete, pode ser muito interessante ficar perto de restaurantes. Quando os consumidores saem desses estabelecimentos, eles estão prontos para a sobremesa.
2. O local é visível e acessível?
Com certeza você já ouviu dizer que só é lembrado quem é visto. Pois é… É por este motivo que o seu ponto comercial precisa estar bem visível para quem passa por perto. Mas, além disso, também é necessário considerar a acessibilidade do local.
Afinal, de nada adianta ser memorável, se as pessoas não conseguem chegar até você. Sendo assim, vale analisar:
3. Como é a movimentação na região?
Quanto mais pessoas passam pela região, mais gente vê a sua loja e maiores são as suas chances de realizar uma venda, certo? Por isso, faça uma pesquisa de campo e entenda quais são os horários de maior movimento e quem passa por ali nessas horas.
Além disso, vale estudar o potencial de crescimento da região.
Uma vez que recebe investimentos em infraestrutura, a tendência é que o local passe a ser mais frequentado. Então entenda se existem planos para a construção de instituições de ensino, estações de metrô, pracinhas, entre outros.
4. Onde está a sua concorrência?
Essa é uma questão polêmica: mais vale ficar perto dos concorrentes ou longe? Isso vai depender muito do seu nicho e do seu momento de negócio.
Ficar perto da concorrência pode ser muito vantajoso para atrair pessoas que já estão interessadas em realizar compras no seu setor. Por exemplo, ao escolher um móvel, o consumidor provavelmente vai fazer uma pesquisa de campo.
Se você tiver por perto, tem chances de se tornar uma opção. Por outro lado, pode ser interessante ser a única opção em uma região. Então, realmente vale entender como é o processo de compra do seu público.
Geralmente, produtos e serviços mais caros exigem mais pesquisas. Em contramão, os mais baratos geram mais compras por impulso. Isso pode te ajudar na decisão.
5. É possível arcar com todos os custos do ponto?
Por fim, mas não menos importante, você deve entender se consegue arcar com os custos do aluguel ou da compra dos pontos comerciais previamente selecionados. A escolha deve ter um bom custo-benefício, atendendo os pontos acima e cabendo no seu bolso.
Para isso, você deve considerar não só o falar do aluguel ou da entrada e das parcelas no caso de compra, mas também de todas as despesas envolvidas na adequação do ponto.
Como construir um ponto comercial pequeno?
A escolha do local do negócio é só o início do processo.
Se você está se perguntando como construir um ponto comercial pequeno, atrativo e que faça sucesso, é importante realizar algumas reformas e ajustes para que ele fique com a cara da sua marca, além de ser confortável para o consumidor.
Para isso, é interessante recorrer a alguns conceitos da arquitetura comercial, uma vertente desse ramo que tem o foco em criar espaços que melhorem a experiência do usuário.
A fim de te ajudar nisso, conversamos com a arquiteta Marina Debasa, sócia do escritório Arquitetude e especialista em arquitetura comercial. A seguir, veja algumas das suas dicas.
1. Estrutura da loja
Inicialmente, é necessário verificar toda a edificação da loja, entendendo se o local vai precisar de:
Nesse momento, já vale pensar também no projeto de design interno, uma vez que ele influencia no processo de compra.
“Todo mundo gosta de entrar em lojas que estejam bem iluminadas, arrumadas e bem conservadas. Para tanto, além de servir produtos de boa qualidade, a loja precisa contar com uma ótima estrutura em móveis e acessórios para servir bem seu cliente”, conta Marina.
2. Fluxo de circulação
Entender como as pessoas interagem com o espaço — ou como você deseja que elas interajam — é fundamental para melhorar a experiência de compra dos seus clientes. Por isso, fazer esse planejamento é muito importante para deixar os consumidores à vontade no espaço, sem a sensação de sufocamento.
A arquiteta Marina ressalta que nada é pior do que entrar em uma loja e ter a sensação de que ela está bagunçada e que existem coisas em excesso. Isso espanta o cliente. Por isso, cada coisa deve ficar no seu lugar, priorizando a circulação e facilitando o acesso aos produtos.
3. Vitrines e fachadas
A vitrine de uma loja é o seu cartão de visitas, precisando ser chamativa ao consumidor, mas sem poluir e incomodar a vizinhança. Além disso, é imprescindível que ela esteja sempre atualizada.
“É a vitrine que anuncia os produtos e atrai o consumidor a entrar na loja, por isso ela deve ser coesa com o que a marca deseja passar e com o tipo de público que quer atrair. Mudanças na vitrine devem ser feitas depois que a loja fecha, para que o consumidor tenha a oportunidade de se surpreender com o que está exposto”, explica a arquiteta Debasa.
4. Experiência do consumidor
Geralmente, a experiência do consumidor trata muito da forma de atendimento, mas a maneira como ele interage com o espaço também é fundamental neste quesito.
Por isso, vale investir em ambientes interativos e temáticos, bem como na interação e experimentação do produto ou serviço oferecido.
5. Identidade visual
Tudo isso deve ser pensado conforme a identidade visual da sua marca a fim de criar uma ideia coesa e facilitar o reconhecimento do público. Então aposte em cores e elementos que condizem com o seu conceito.
Quanta custa construir um ponto comercial pequeno?
O valor vai depender muito do tamanho do local, das necessidades de reformas estruturais e também dos elementos que devem compor a loja. Entretanto, normalmente, uma construção simples para espaços comerciais de até 200m² fica em torno de 200 mil reais.
Agora que você já sabe tudo como construir um ponto comercial pequeno, pode começar a procurar pelo lugar ideal para o seu negócio.
Entre no portal Chaves na Mão e veja as opções de pontos comerciais que estão disponíveis na sua região!