Jardim Zen: O Ambiente Perfeito para Relaxar em Casa
Confira aqui como você pode criar um jardim zen na sua casa para ter um ambiente relaxante e perfeito para meditar!
Se você gosta de meditar e aproveitar bons momentos de relaxamento em sua casa, uma ótima opção para você é criar um jardim zen.
Também conhecido como jardim japonês, esse espaço surpreende pela versatilidade e pode ser adicionado em qualquer tipo de imóvel, desde apartamentos pequenos até casas grandes.
Aliás, existem diversas cidades ao redor do mundo que oferecem jardins japonêses em praças e parques como forma de aumentar o relaxamente dos habitantes da região.
Outro ponto positivo do jardim zen é o preço, que é considerado bem abaixo de outros jardins mais convencionais.
Além disso, o jardim japonês te ajuda a criar uma boa conexão com a natureza, o que aumenta ainda mais a sensação de relaxamento.
Quer saber como criar um jardim zen? Então continue acompanhando este artigo, pois aqui, vamos mostrar para você como criar o jardim zen perfeito para a sua casa!
O que é um jardim zen?
Como falamos acima, o jardim zen é um espaço criado para aumentar o relaxamento, seja em casa ou em ambientes maiores, como parques, praças, etc.
Além de poder meditar nele, você também pode descansar, aproveitar a companhia dos seus amigos ou apenas curtir a sua própria companhia enquanto observa a natureza.
Este ambiente também é chamado de jardim japonês, pelo fato que eles começaram a aparecer na época do Japão medieval, principalmente nos templos e centros budistas.
É possível decorar esse jardim zen de diversas formas, seja com plantas, estatuas grandes e médias, conchas e outros materiais decorativos.
Alguns dos itens essenciais de um jardim japonês são a terra, pedreas e areia, usadas para aumentar o contato com a natureza.
Além disso, também é possível adicionar elementos de feng shui para aumentar ainda mais a harmonia do seu ambiente.
Porque tem um jardim zen em casa?
O jardim zen é o lugar perfeito para quem procura harmonia e contato com a natureza em casa.
Hoje em dia, com a rotina pesada, o trânsito caótico em algumas cidades e o estresse constante, ter um espaço em casa para relaxar é essencial.
Obviamente, você não precisa ter um jardim zen para recarregar as energias, e algumas opções são uma sala de jogos, uma sala de TV, entre outras.
Apesar disso, o jardim japonês é uma das melhores opções para quem busca esvaziar a mente, tendo em vista o seu alto potencial de relaxamento.
Além disso, o jardim zen tende a agregar muito na decoração, tanto em grandes espaços ou em ambientes menores.
Portanto, se você quer criar um espaço para relaxar mas que também possua um ótimo design, o jardim japonês é a opção perfeita para você!
Espaço
Em primeiro lugar, vamos falar sobre o espaço, que é o primeiro ponto a ser observado na hora de criar o seu jardim zen.
Vale ressaltar que você pode criar um ambiente como esse na área externa da sua casa ou até mesmo em cima de uma mesa.
É isso mesmo que você leu, para quem tem problemas com espaço dentro de casa, um mini jardim zen pode ser a melhor opção.
Além disso, se você tem um espaço menor na parte de fora da sua casa, ainda sim é possível criar o seu jardim zen, tendo em vista que ele é ideal para espaços menores.
Nas áreas externas, o interessante é criar um ambiente maior, usando muitas plantas, pedras, estatuas, bastante terra e, se possível, fontes de água.
Quanto ao mini jardim zen, falaremos mais sobre ele no decorrer do texto.
Elementos essenciais
Como em todo tipo de decoração, o jardim japonês também possui elementos quase que obrigatórios para complementar seu design.
Elementos naturais, como terra, pedras areia, plantas e pedras são essenciais na hora da decoração, e todos eles podem ser usados juntos.
Por exemplo, se você for fazer um jardim grande, é possível usar areia em uma boa parte, criar um solo só com pedras, usar terra com grama e plantas em outro espaço e plantas por todo o espaço.
Agora, se você for criar um mini jardim zen, o ideal é usar um pouco de areia ou terra com algumas plantas menores.
Outro item bastante usado são as estátuas, principalmente as relacionadas ao budismo.
Pelo fato do jardim zen ser algo inspirado na cultura japonesa e, principalmente, na meditação, o budismo acaba entrando em cena neste tipo de ambiente.
Com isso, as estátuas budistas são usadas tanto em um jardim zen grande quanto nas miniaturas.
Mini jardim zen
Como havíamos falado antes, o mini jardim zen é a opção ideal para quem não tem uma área externa mas ainda sim quer criar um ambiente como esse em casa.
Você pode deixá-lo em cima da mesa, de algum armário pequeno ou da onde achar melhor!
Para criar, é possível usar criando uma base de madeira, areia, incensos, algumas pedras e plantas pequenas, além de criar as linhas com o ancinho.
Mas não é necessário se prender só nesses itens, você também pode usar a imaginação e criar o mini jardim zen da maneira que preferir!
Jardim zen em espaços grandes
Agora, se você quer criar um jardim zen em um espaço maior é interessante saber que as possibilidades são bem grandes.
Você pode usar diversas pedras maiores, criando linhas e círculos, fontes de água e estátuas para enfeitar o seu jardim.
Lembre-se: pelo espaço ser maior, é possível usar uma quantidade maior de plantas por todo o ambiente, aumentando assim o contato com a natureza.
Aliás, você também pode criar uma espécie de deck no seu jardim, colocando bancos, sofás e puffs para aumentar o conforto oferecido no ambiente.
Linhas e ondulações
Um jardim japonês conta com diversas linhas e ondulações feitas na terra, nas pedras ou na areia do ambiente.
Elas servem para causar a impressão de movimento da água, que faz referência a fluidez dos acontecimentos da nossa vida.
Outra função destas ondulações, talvez a mais importante, é transmitir uma sensação de calma, que só ajuda a aumentar a tranquilidade do ambiente.
Essas linhas podem ser feitas de forma bem simples, basta usar um ancinho e criar linhas, círculos e outras formas que possam te ajudar a trazer paz para o ambiente.
Conclusão
Como você pode ver acima, um jardim zen pode aumentar muito o conforto do seu lar, principalmente por oferecer muito relaxamento.
E não para por aí: um jardim japonês também também tem um grande potencial quando falamos sobre decoração.
Ele embeleza muito o ambiente, além de deixá-lo de uma forma bem diferente dos jardins convencionais.
Por isso, se você quer um espaço para meditar e relaxar na sua casa, com toda a certeza, um jardim zen é a opção perfeita para você!
Por fim, se esse artigo foi útil para você, acesse o nosso site e confira mais conteúdos interessantíssimos sobre decoração para a sua casa!