Motivos para ter uma Casa Gatificada – Seu gato vai amar!
Ter uma casa gatificada é pensar na saúde dos seus gatos, veja como transformar um cômodo no ambiente perfeito para eles.
Entenda aqui o que é e qual a importância de ter uma casa gatificada.
Sem dúvida, os donos de pet querem ver seus animais felizes e saudáveis.
Sabemos que uma das maiores preocupações dos pais e mães de gato que querem comprar uma casa é ter o espaço ideal para o seu pet curtir.
Por isso, uma das grandes tendências atuais é a chamada “casa gatificada”, onde basicamente, você torna o seu imóvel no lugar ideal para seu pet se divertir.
Mas afinal, o que é uma casa gatificada?
Se você tem interesse em descobrir o que é e como transformar seu ambiente em um paraíso para os gatos, acompanhe este artigo!
O que é uma casa gatificada?
Primeiramente, a gatificação não significa o número de gatos que você tem em sua casa, e sim uma casa adaptada para o lazer dos seus felinos.
Este processo consiste em adicionar ao imóvel objetos que ajudem seus gatos a saciar seus instintos, como subir ou escalar, arranhar e até mesmo dormir.
Apesar de parecer complexo, gatificar o ambiente não é uma tarefa difícil, tendo em vista que a parte mais importante é saber como transformar seu ambiente com objetos que estimulem o seu pet.
Ter uma quantidade grande de itens muitas vezes não é necessário, pois, se colocado no lugar certo, apenas 1 objeto já é suficiente para fazer a gatificação da sua casa.
Importância e benefícios da gatificação
Além de saciar os instintos naturais do seu felino, gatificar o ambiente também tornará o espaço muito mais seguro para seus pets.
Muitos deles adoram subir em móveis e eletrodomésticos, e certamente estes objetos não são feitos para isso.
Desta forma, a gatificação do ambiente é importante para que seu pet possa escalar, brincar ou até mesmo se esconder com segurança.
Além disso, a casa gatificada pode reduzir o nível de estresse e ansiedade do seu animal.
Fernanda Santiago, médica veterinária com mais de 14 anos de experiência e proprietária do Pet Center Avenida em Curitiba, ressalta a importância da gatificação do lar.
“A gatificação faz com que os felinos sintam-se mais confortáveis, seguros e estimulados dentro de casa, além de mantê-los ativos, evitando o sobrepeso” afirma a doutora.
Sem contar que, ao ter uma casa gatificada, as chances do seu gato arranhar e derrubar móveis, eletrodomésticos e a decoração em geral diminui muito.
Como ter uma casa gatificada
Como já dito acima, a casa gatificada não depende do número de pets e de objetos disponíveis no ambiente, e sim de criar um espaço com inteligência, para que seus gatos possam se desenvolver dentro do próprio domicílio.
Lembrando que, da mesma maneira que cada ser humano é diferente, os gatos também possuem suas particularidades, alguns são mais apegados aos seus tutores, outros não.
Por isso, observe os gostos do seu gato, como, por exemplo, em qual direção ele gosta de arranhar, se gosta de subir em lugares altos, entre outros.
Qual cômodo é o melhor?
O primeiro passo para gatificar a casa é pensar em qual cômodo terá mais objetos (ou o objeto, se for usado apenas 1).
Tente sempre dar foco no lugar em que você passa mais tempo dentro da sua casa, como por exemplo, no quarto, escritório ou sala de TV.
Assim, os gatos que são mais grudados com seus donos, passarão mais tempo no mesmo ambiente que você, o que fará muito bem para ele.
Esta ação também é boa para gatos que são mais desligados de seus tutores, pois eles passarão mais tempo no mesmo ambiente que seu dono.
Mesmo não demonstrando muito apego, os gatos gostam de estar perto de humanos.
Objetos para gatificar a casa
Arranhadores para gatos
Arranhar objetos é quase uma necessidade básica para seu gatinho.
Esta ação serve para afiar suas unhas, alongar, exercitar, aliviar o estresse e principalmente marcar território.
Por isso, se seu gato costuma arranhar muitos móveis, espalhe arranhadores em vários cômodos da casa, principalmente nos cômodos em que mais arranha objetos.
Observe se seu felino prefere arranhar na horizontal ou na vertical e busque objetos que se enquadrem com o comportamento dele.
Prateleiras e nichos para gatos
As prateleiras para gatos geralmente são colocadas nas paredes da casa.
Obviamente, se está gatificando seu imóvel, não adicione nenhum objeto nelas.
O ideal é criar um caminho com as prateleiras e nichos, posicionando umas próximas as outras e de preferência em lugares altos.
Os nichos são quase iguais às prateleiras, porém possuem “tetos e paredes” e por isso, os gatos usam como esconderijo e até mesmo como cama.
Circuitos
Se o seu objetivo é fazer seu gato se exercitar dentro de casa, o circuito é uma das melhores opções.
Eles são feitos com nichos, prateleiras, pontes, escadas, tocas, entre outros objetos.
São ideais para seu pet escalar, pular, se esconder, andar e até mesmo correr dentro de um imóvel.
Tocas
Existem tocas de diferentes materiais, como, por exemplo, acolchoadas, de tecido, entre outras.
Estes itens são perfeitos tanto para seu pet descansar quanto para se divertir.
Redes
Muitos felinos adoram dormir em redes, sendo assim, se seu gato é um deles, invista nela para dar mais conforto para seu pet.
Se seu gato gosta de dormir em lugares altos, coloque ela entre os nichos, prateleiras ou circuitos.
Agora, se ele prefere dormir mais perto do chão, o ideal é amarrá-la embaixo de cadeiras ou mesas.
Porém, não serão todas as noites em que o gato dormirá na rede, pois eles também gostam de tirar uma soneca em outros lugares.
Por isso, procure transformar alguns nichos e tocas em lugares confortáveis para o descanso do seu pet.
Outros itens
Lembrando que gatificar a casa não depende apenas destes itens.
Se, por exemplo, o seu gato gosta muito de um móvel, e você pensa em trocá-lo, por que não mudar ele de local na casa e deixar para seu gato aproveitar?
E até se você possuir outros móveis na casa, é interessante mesclar a mobília atual com os novos itens adquiridos para a gatificação.
Lembre-se que estes móveis não podem, de maneira algum, gerar qualquer tipo de risco para seus gatos.
Por isso, esteja sempre ciente do estado de conservação em que eles se encontram e se a peça está bem equilibrada ao chão.
Cuidados
Obviamente, ninguém quer ver seu felino machucado ou fugindo de casa, por isso, esteja sempre atento a alguns itens na hora de gatificar sua casa.
Outros pontos importantes
Apesar da quantidade de itens citados acima, gatificar o ambiente nem sempre é sinônimo de gastar muito dinheiro.
Atualmente, existe uma variedade grande de produtos, e muitos estão com ótimos preços.
Mas lembre-se de pesquisar a qualidade e procedência do produto, para que seu felino não sofra nenhum risco.
Quanto ao espaço do imóvel, existem objetos dos mais diferentes tamanhos, para qualquer tipo de propriedade.
Obviamente, quanto maior for o espaço, mais itens podem ser usados para gatificar uma casa.
Mas se você mora em um apartamento, por exemplo, não se preocupe, pois um dos pontos mais importantes é saber gatificar o ambiente, e não usar todos os itens possíveis.
Por fim, agora que você já sabe qual a importância e como ter uma casa gatificada, que tal começar a procurar por boas opções de produtos para alegrar seu pet?