Avaliação do Chevrolet Prisma
Na nossa avaliação do Chevrolet Prisma, encontre os modelos, detalhes técnicos e tudo o que você precisa para fazer o melhor negócio!
Bem vindo a nossa avaliação do Chevrolet Prisma.
O Prisma surgiu em 2006 como um sedã popular derivado do Celta, com o propósito de despertar a curiosidade do mercado nacional, que dispunha de poucas opções de sedã populares, em torno do Prisma.
1ª geração
A primeira geração foi fabricada entre 2006 e 2009 e contava com motor 1.4l EconoFlex que desenvolvia 89 cv com gasolina e 97 cv com álcool.
Ainda que o modelo de motor em si não tenha sido alterado, essa geração sofreu atualizações em 2009.
Mudanças na tecnologia e na taxa de compressão do EconoFlex permitiram que o Prisma ganhasse mais potência quando abastecido com gasolina.
2ª geração
A segunda geração, lançada em 2010, aumentou o tamanho do Prisma, deixando-o mais estável e melhorando a dirigibilidade.
A mudança teve como origem a Plataforma Global para Veículos Pequenos da Chevrolet (GSV- Global Small Vehicle), compartilhada com Onix, Cobalt, Sonic, e Spin.
Além das alterações de tamanho e design, novos motores e a opção por transmissão automática colocaram o Prisma em um patamar de conforto mais alto.
Além disso, a nova estrutura também ofereceu mais segurança, que recebeu uma quantidade maior de opcionais, de acordo com as possibilidades e vontades do comprador.
Em termos de mercado, o Prisma concorre diretamente com o HB20S (Hyundai), o Siena (Fiat) e o Voyage (Volkswagen).
A segunda geração do Prisma tem 4,2 m de comprimento, com distância entre eixos de 2,5 m e mede 2 m de largura (incluindo os espelhos retrovisores externos) por 1,5 m de altura.
No porta malas cabem até 500 litros de bagagem e o tanque de combustível comporta 54 litros de etanol ou gasolina.
Motor
O motor 1.0l SPE/4 entrega até 80 cv no etanol e 78 cv com gasolina e o motor 1.4l SPE/4 – com potência de 106 cv alimentado por álcool e 98 cv com gasolina.
A sigla se refere às alterações nos 4 cilindros do motor, que passam a ter injeção sequencial com ignição independente e bobinas individuais.
Ambos os motores são transversais e localizados na frente do veículo e contam com injeção eletrônica multiponto MPFI.
A transmissão é manual com 5 velocidades de série ou, como opcional, pode-se instalar câmbio automático de 6 marchas CVT.
O câmbio automático disponível no Prisma é o GF6, mais moderno do que o encontrado em modelos como Cobalt, Spin e Cruze.
Em termos de segurança, o Prisma tem freios ABS, imobilizador de motor, alarme antifurto e airbag duplo como itens de série em todas as versões.
Já acerca de conforto, a regulagem de altura do banco, encostos de cabeça nos bancos dianteiros, sensor de estacionamento e chave tipo canivete são os principais destaques.
Versões do Chevrolet Prisma
A Chevrolet disponibiliza o Prisma em três versões diferentes, sendo a LT a mais básica, a LTZ no topo de linha e a versão Advantage praticamente no mesmo nível da LTZ.
Versão Primsa LT
A versão LT do Prisma pode ser equipada com qualquer um dos dois motores existentes e é equipado com direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos e ar quente.
Além disso, conta com porta malas elétrico, painel de instrumentos em dois tons, velocímetro com display digital, iluminação LED e acabamento interno cromado.
Versão Primsa 1.0l SPE/4
Na versão 1.0l SPE/4 o carro fica restrito ao câmbio manual. Portanto, só pode receber a transmissão automática com a motorização mais potente.
O Prisma LT 1.4 também oferece rodas de aço de aro 15 polegadas, faróis com máscara negra, lanternas traseiras escurecidas e um aplique preto na coluna central.
Versão Prisma LTZ
O modelo Prisma LTZ não apenas oferece todos os itens da versão LT como também com ar condicionado – sendo que o filtro de partículas é opcional.
Conta também com vidros elétricos nas portas traseiras, computador de bordo com 5 funções e roda de alumínio de 15 polegadas com acabamento diamantado.
Além disso, contam com sistema multimídia MyLink com rádio AM/FM, entradas USB, função Áudio Streaming, bluetooth e uma tela sensível a toques de 7”.
Versão Prisma Advantage
A versão Advantage difere muito pouco do Prisma LTZ, não dispondo do computador de bordo.
A principal diferença entre as duas é o visual.
Portanto, a versão Advantage apresenta um aplique brilhante na coluna central, aerofólio e detalhes cromados nas saídas de ar.
Tanto a versão LTZ quanto a Advantage são equipadas exclusivamente com o motor 1.4l SPE/4 e podem receber, como opcional, o câmbio automático de 6 velocidades CVT GF6.
O motor 1.0l SPE/4 tem rendimento dentro do esperado para a categoria, percorrendo até 7,6 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com etanol, ou 10,7 km/l em ruas e 14,8 km/l rodoviários com gasolina no tanque.
Já a versão 1.4 deixa um pouco a desejar, pois quando abastecida com etanol, faz apenas 5,5 km/l em vias urbanas e 9 km/l na estrada.
Já com com gasolina, chega até 10 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.
O reparo e as revisões do Prisma são fáceis de executar em virtude da semelhança mecânica do modelo com outros veículos da Chevrolet.
Assim, peças de reposição e serviços são encontrados com frequência, e em virtude da demanda, a preços acessíveis.
Desvalorização
A desvalorização do Prisma ao sair da concessionária é menor do que a encontrada em seus concorrentes.
Assim, dependendo da versão em questão, o decréscimo no valor de revenda chega a ser aproximadamente 15% do valor do carro 0 quilômetros.
Essa é uma margem interessante para quem vende seu usado, uma vez que, em média, calcula-se de 20 a 25% de desvalorização.
Esperamos que você tenha gostado da nossa avaliação do Chevrolet Prisma.
Aproveite a visita ao nosso blog e confira as ofertas do Chevrolet Prisma.