Avaliação do Ford Fiesta
Na nossa avaliação do Ford Fiesta, encontre os modelos, detalhes técnicos e tudo o que você precisa para fazer o melhor negócio!
Bem vindo a nossa avaliação do Ford Fiesta.
O compacto da Ford lançado no Brasil da década de 1990 já era produzido na Europa desde 1978 e se destacava do concorrente 147 (Fiat) por seu maior comprimento.
É o terceiro modelo da Ford com maior número de unidades vendidas, ultrapassando a marca de 16 milhões de veículos, atrás apenas do Escort e das picapes da série F.
No Brasil, o Fiesta foi apresentado pela primeira vez na sua terceira versão, o MK3. Todavia essa edição do modelo foi a de produção mais duradoura da fabricante americana, e desde 1995 circula nas ruas brasileiras com bastante sucesso de vendas.
Competindo diretamente contra Coras (Chevrolet), Uno (Fiat), e Gol (Volkswagen), o Fiesta chegou por aqui importado da Espanha.
Utiizando carrocerias com 2 ou 4 portas e motor Endura-E 1.3l, injeção eletrônica monoponto e acabamento no mesmo nível dos outros modelos do segmento.
Portanto, no ano seguinte a Ford iniciou a produção da geração MK4 do Fiesta no país substituindo o Escort na linha de compactos da marca.
Quarta geração
A quarta geração do modelo contava com motores Endura 1.3l EFI ou Zetec-SE 1.4 16V EFI. O acabamento interno – superior ao dos concorrentes – era uma compensação justa pelo exterior sem grandes atrativos.
Todavia em 1998 o Fiesta recebe a opção para airbags em todas as suas versões, que já vinham com direção hidráulica de série.
Em 1999 viu o fim da linha popular do Fiesta, substituída pela versão Class com motor 1.0l.
Portanto neste ano o Fiesta também recebeu nova motorização Zetec RoCam com 1.0l ou 1.6l.
A Ford lançou a quinta geração do Fiesta em 2002 e, até hoje, foi a de maior sucesso de vendas da linha.
O design seguindo o conceito New-Edge da Ford agradou ao público brasileiro em 2003, quando a nova encarnação chegou às concessionárias do país.
A MK5 sofreu uma pequena alteração visual em 2007, que deixou a frente ainda mais robusta e trocou as lentes da lanterna traseira.
Mas por aqui esta versão foi vendida pela Ford como Fiesta RoCam.
Mas em 2007 a fabricante americana apresentou o conceito Verve na Alemanha.
No ano seguinte este entrou em produção como a sexta geração do modelo, chamada New Fiesta. Ele passou a ser importado para o Brasil na versão sedã.
Enquanto isso a configuração hatch começa a ser produzida em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo.
Em 2013 o New Fiesta hatch passa por mais uma reestilização na Fábrica paulista e a versão sedan continua vindo do México.
New Fiesta Ecoboost
A família EcoBoost conta com cinco motores, dentre eles está o 1.0, o segundo que chegou há pouco tempo no mercado brasileiro.
O primeiro EcoBoost brasileiro é o 2.0, presente no Ford Fusion.
O EcoBoost 1.0 é um motor muito famoso e bem reconhecido na Europa.
Contudo, com a crise financeira no Brasil, este motor chegou por aqui apenas para a versão topo de linha do Fiesta, a Titanium Plus.
Mas a Ford não esqueceu dos motoristas mais conservadores e manteve a versão 1.6 de 16 válvulas, aspirado e de 4 cilindros.
Já o motor 1.5 aspirado, que equipava a versão de entrada do Fiesta, saiu de linha juntamente com a versão S, de entrada do modelo.
Sobretudo, o modelo é mais conservador devido a sua troca de marchas.
Muitas vezes não é possível reduzir quando está acima de 4.000 giros, o que acaba prejudicando uma condução mais esportiva do modelo.
Tecnologia
Por conta da quantidade de giros e velocidade da troca de marchas, é possível perceber que a Ford escolheu ter um carro mais esperto do que econômico.
Tecnologia é a palavra chave para descrever o motor EcoBoost.
Equipado com injeção direta, é capaz de eliminar o desperdício. Além disso, possui duplo comando variável de válvulas.
O coração do motor é o turbo compressor quase sem nenhum turbo lag.
Quanto ao desempenho do motor EcoBoost 1.0, é possível comparar ao 1.6 tradicional, sendo igual ou superior.
As duas únicas mudanças no visual para o restante das versões são:
1. Sensor de presença localizado na maçaneta da porta
2. Etiqueta EcoBoost presente na traseira do Fiesta.
O New Fiesta Hatch mede 4 m de comprimento com distância entre os eixos de 2,5 m, 2 m de largura incluindo espelhos retrovisores externos e 1,5 m de altura.
Já a configuração sedã mede 4,4 m de comprimento e tem as outras medidas iguais à versão mais curta.
São duas opções de motor, sendo o mais básico o 1.5l Sigma, que entrega até 112 cv com etanol ou 107 cv com gasolina, e o mais potente Sigma 1.6l TiVCT, gerando 128 cv no etanol ou 125 cv na gasolina.
A transmissão pode ser manual com 5 velocidades ou automática de 6 marchas sequenciais.
Todas as versões – hatch ou sedã – contam com direção elétrica, freios ABS e airbag duplo frontal.
Versões do Ford Fiesta
Assim como outras linhas da Ford, o New Fiesta (Hatch e Sedã) é dividido em linhas que vão do mais básico ao mais completo.
Em ordem, para a configuração curta as versões são batizadas como S, SE, Sport e Titanium, enquanto para a carroceria sedã estão disponíveis apenas as linhas SE e Titanium, porém com a possibilidade de complementar o veículo com o pacote Plus, que aumenta a segurança com a inclusão de 5 outros airbags (lateral, cortina e para os joelhos do motorista) na linha SE e adiciona teto solar elétrico ao Titanium.
A linha básica S do New Fiesta Hatch vem equipada com ar condicionado, alarme antifurto, ajuste de altura e profundidade do volante, faróis com temporizador, ajuste elétrico dos retrovisores externos, travamento elétrico e automático das portas, computador de bordo, sistema My Connection com rádio AM/FM, bluetooth e entradas auxiliar e USB.
Características
Já a sequência SE é a primeira a poder receber o motor 1.6l TiVCT e a transmissão automática e conta com faróis com máscara negra em todos os veículos, além de ar condicionado digital e automático, controle de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampas HLA, chave programável My Key, sensor de estacionamento traseiro, SYNC Media System com rádio AM/FM, CD player, bluetooth e entradas USB e auxiliar, com suporte a comandos de voz para áudio e telefonia, tela multifunção de 3,5”, AppLink e volante com controles de áudio nas versões de motorização mais potente.
O New Fiesta Sedan pode receber o pacote Plus de segurança, com 7 airbags no total.
A linha Sport do New Fiesta Hatch vem equipada com câmbio manual de 5 marchas e motor 1.6 TiVCT, faróis escurecidos, AdvanceTrac, farol de neblina dianteiro, brake-light, retrovisores externos com indicador de direção, SYNC Media System, e possibilidade de ler e enviar mensagens SMS pela central multimídia quando há celular conectado e o Kit Sport, com aerofólio traseiro, saias laterais, dianteiras e traseiras e rodas de liga leve aro 16”.
No topo da linha está a versão Titanium, tanto no hatch quanto no sedã, que além dos itens das outras versões, oferece sistema de partida sem chave, bancos revestidos em couro, 7 airbags frontais, laterais, cortina, e para o joelho do motorista, sensor de chuva para ativação automática dos limpadores de para-brisa, acendimento automático dos faróis, piloto automático, e rodas de liga leve aro 16”.
Com pacote Plus, a versão sedã também inclui luz ambiente personalizável, sistema MyFord Touch adicional ao SYNC Media System com navegação e tela de 6,5” sensível a toques e câmera de ré.
Ford Fiesta Titanium Plus EcoBoost 2017
Todos os itens do Titanium Plus 1.6 e mais o motor 1.0 turbo a gasolina, de 125 cv e 17,3 kgfm, entregues entre 1.400 e 4.000 rpm.
O motor 1.5l da Ford percorre até 7,6 km/l urbanos e 9,4 km/l rodoviários com etanol no tanque ou 10,7 km/l na cidade e 13,4 km/l em rodovias com gasolina.
Já o motor 1.6l TiVCT chega até 7,5 km/l em ruas e 9,5 km/l em estradas com etanol ou 10,6 km/l em ambiente urbano e 13,8 km/l fora da cidade quando abastecido com gasolina.
A longa historia da Ford no mercado nacional garante ao New Fiesta uma rede de amparo excelente, com facilidade para encontrar serviço autorizado ou oficial e peças de reposição.
A construção do carro também favorece o acesso às partes que eventualmente precisam de manutenção, diminuindo o custo de serviços.
Ainda assim, manter um desses carros com o equipamento em ordem não é tão barato quanto se espera, em parte devido às peças importadas, em parte por causa da tecnologia envolvida no reparo do veículo.
Ao menos em termos de manutenção, portanto, o New Fiesta perde para alguns de seus concorrentes no segmento de compactos premium, como o HB20 (Hyundai).
Perdendo até 13,4% do valor do novo após passar um ano rodando pelas vias brasileiras, o New Fiesta não consegue segurar seu valor tão bem quanto outros compactos da mesma categoria.
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