Avaliação do Toyota Etios
Na nossa avaliação do Toyota Etios, encontre os modelos, detalhes técnicos e tudo o que você precisa para fazer o melhor negócio!
Bem vindo a nossa avaliação do Toyota Etios!
O Etios oferece um ótimo conjunto mecânico, mesmo que no motor com menor cilindrada.
O design do carro não chega a ser impressionante, mas as linhas externas harmonizam entre si, tanto no hatch quanto no sedã.
Seu câmbio manual de cinco marchas oferece engates que compensam e assim deixam a dirigibilidade mais prazerosa.
Do mesmo modo a suspensão é ajustada sob medida, sendo um dos pontos positivos do carro.
O espaço interno do Etios é surpreendente. Sendo assim o condutor encontra posição perfeita para dirigir sem muita dificuldade.
O Etios é o primeiro modelo compacto da marca japonesa no mercado brasileiro.
No Brasil, foi lançado em setembro de 2012.
Atualmente é fabricado na planta da Toyota em Sorocaba – SP, então o Etios foi criado para servir países emergentes, como Índia e Brasil, e gerar volume de venda para a fabricante.
Ainda assim no modelo 2015, ele recebeu uma pequena repaginada no painel.
Etios Versão 2016
Em 2016, conforme o novo modelo do Etios trouxe uma nova central multimídia, com tela de sete polegadas sensível ao toque, entradas para cabo HDMI, cartão SD, USB e conexão Bluetooth.
Assim como conta com o sistema Mirror Link, que permite fazer o espelhamento da tela do smartphone na central multimídia.
Sendo assim os itens são oferecidos nas configurações mais caras do Etios Hatch e do Etios Sedã e é de série no Etios Cross, a versão “aventureira”.
Na versão hatch, o Etios mede 3,7 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de altura e 2,5 m de entre-eixos.
Portanto no bagageiro, ele carrega 270 litros.
O hatch é oferecido em cinco versões, incluindo a Cross, que exibe visual com apelo mais aventureiro.
Nesse sentido o que o diferencia é a grade frontal estilo quebra-mato, o para-choque mais largo, faróis com máscara negra, retrovisores com luzes de seta integradas, as rodas de liga leve com acabamento preto e pelas barras no teto que levam até 50 kg de carga.
Os motores são 1.3 (única para o hatch) e 1.5 (opção para o sedã e a única do Cross), ambos flex.
Dessa forma o primeiro desenvolve 90 cavalos (com etanol) e tem 12,8 kgfm de torque a 3.100 rotações por minuto. O 1.5 tem 96,5 cv e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
Além disso ambos são combinados com transmissão manual de 5 marchas.
Ficha técnica doToyota Etios
Itens principais de série do Toyota Etios
Itens secundários de série do Toyota Etios
Motor
O Toyota Etios possui motor 1.3 na versão de entrada, capaz de render 90 cv quando abastecido com etanol e 84 cv com gasolina. Mas as demais configurações trazem o propulsor 1.5 flex de 96 cv com etanol e 92 cv com gasolina.
O câmbio é sempre manual de cinco marchas.
Conforme avaliação do Inmetro, as médias de consumo de combustível do Toyota Etios, rodando na cidade e na estrada, são:
Sendo assim o Etios 1.5 é o mais econômico.
O Toyota Etios também está muito bem posicionado quando se trata de manutenção.
O modelo Etios sedã apresentou o menor custo sugerido de manutenção mecânica, de acordo com o Índice de Manutenção Veicular (IMV) do CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e segurança Viária).
Em uma avaliação com outros 45 veículos, como resultado o Etios sedã conquistou o primeiro lugar em um empate múltiplo e é considerado o veículo que, atualmente, possui a manutenção mais barata do mercado.
A versão Etios hatch 1.5 também participou da avaliação mas ficou em segundo, com um dos menores custos de manutenção.
Atualmente vendido no mercado brasileiro nas versões X 1.3, XS 1.5, XLS 1.5, sedan X 1.5, sedan XS 1.5, sedan XLS 1.5, sedan Platinum 1.5 e Cross 1.5, o modelo tem preço básico de R$ 41.890 na versão de entrada e, R$ 56.490 na versão mais completa top de linha.
Esperamos que você tenha gostado da nossa avaliação do Toyota Etios.